Cai produção de ônibus no acumulado do ano

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

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Ônibus rodoviário. Produção registra queda acumulada nos quatro primeiros meses deste ano. A maior baixa foi do segmento rodoviário.
Cai produção de ônibus no acumulado do ano
Queda maior foi em relação aos veículos rodoviários
ADAMO BAZANI – CBN
A indústria de ônibus registrou queda de produção acumulada do ano de 2,1% no acumulado do ano entre janeiro e abril.
Foram produzidos neste período 13.336 chassis ante 13.624 unidades do mesmo período de 2013.
A maior queda foi do segmento rodoviário: 11%. Entre janeiro e abril de 2014 foram produzidos 2.122 ônibus deste tipo. No ano passado, nos quatro primeiros meses, foram feitos pela indústria brasileira 2.385 rodoviários.
A queda nas exportações para a Argentina e as incertezas sobre a realização da licitação de mais de 2 mil linhas da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres são alguns dos motivos para esta queda.
Já a produção de ônibus urbanos, no acumulado do ano ficou praticamente estável, com variação negativa de 0,2% no período. Entre janeiro e abril de 2013 foram feitos 11 239 urbanos ante 11.214 nos quatro primeiros meses de 2014.
Os dados são da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Auto Motores e foram divulgados nesta sexta-feira, dia 09 de maio de 2014.
No acumulado do ano, foram licenciados, segundo a Anfavea, 9 mil 189 ônibus.
A colocação das marcas é a seguinte:
Mercedes-Benz: 3.881
Volkswagen/MAN: 2.442
Agrale: 1.752
Volvo: 517
Iveco: 312
Scania: 217
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Greve de ônibus no Rio de Janeiro: Mais de 460 veículos depredados

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

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ônibus depredados no Rio de Janeiro. foram mais de 460 veículos danificados. Foto Daniel Silveira / G 1
Subiu para 467 o número de ônibus depredados por causa da greve dos motoristas e cobradores no Rio de Janeiro. Os passageiros encontram dificuldades na volta para casa. Apenas 24% da frota está em circulação e os pontos de ônibus estão lotados. A Polícia Militar reforçou a segurança na cidade. Dois milhões e seiscentas mil viagens foram canceladas durante o dia por causa da paralisação.

Caio fornece 262 ônibus para BRT MOVE BH

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

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Caio adaptou carroceria modelo Millennium BRT para chassi com motor dianteiro. A aplicação é para linhas alimentadoras. Divulgação Caio.
Caio fornece 262 ônibus para o BRT MOVE BH
De acordo com a encarroçadora, 163 veículos são do modelo Millennium BRT adaptado para chassis de motor dianteiro
ADAMO BAZANI – CBN
A encarroçadora de ônibus Caio Induscar divulgou nesta quarta-feira, dia 07 de maio de 2014, que a quantidade de veículos da marca fornecido para o sistema de corredores de ônibus BRT MOVE BH, de Belo Horizonte, em Minas Gerais, é de 262 unidades.
De acordo com a fabricante, deste total, 163 veículos são de carroceria Caio Millennium BRT que foi adaptada para chassis com motor dianteiro.
Os ônibus são para as linhas alimentadoras do sistema.
“Como o motor dianteiro é padrão em Belo Horizonte, devido ao relevo, a encarroçadora Caio Induscar desenvolveu o Millennium BRT alimentador para o motor dianteiro, especialmente para atender às necessidades da cidade, equiparando as tecnologias oferecidas pelas carrocerias com o sistema utilizado. Foram feitas as adaptações necessárias no projeto, sem alterar as características do produto como agilidade, design moderno, conforto e segurança.” – disse a Caio em nota à imprensa especializada em transportes.
Originalmente, o modelo Caio Millennium BRT foi projetado para plataformas com motor traseiro.
Os outros 99 ônibus são Caio Millennium BRT articulados. Os veículos possuem piso alto para atender às estações nas linhas principais dos corredores cujos embarques e desembarques são feitos no mesmo nível do assoalho dos ônibus, aumentando a acessibilidade não só para quem porta necessidades especiais, mas para todos os passageiros.
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Até agora, as empresas operadoras do sistema BRT MOVE BH encomendaram 99 unidades do Millennium BRT articuladas. Veículo possui configuração de embarque que atende ao modelo do sistema de corredores. Piso das estações é no mesmo nível do assoalho dos ônibus. Divulgação Caio
A Caio destaca na nota, os principais diferenciais dos modelos:
“Todas as unidades possuem ar condicionado, sistema multiplex (comando de todo o sistema elétrico da carroceria), poltronas dos passageiros estofadas e rampas para acessibilidade em locais de embarque misto. Algumas carrocerias contam também com elevador e chassi com suspensão pneumática. As portas são outro diferencial dos veículos, umas adequadas às linhas diretas, que são compostas apenas por corredores, e outras para linhas operadoras, que mesclam plataformas e guias normais:os ônibus possuem duas ou quatro portas envolventes no nível do piso no lado esquerdo e portas pantográficas ou foles no lado direito.”
Algumas unidades já estão circulando.
A prefeitura de Belo Horizonte promete a conclusão do sistema BRT MOVE BH para até o final deste mês, que no total deve contar com 22 linhas e atender a 700 mil passageiros por dia em 42 estações distribuídas ao longo de 23,1 quilômetros de corredores.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Postagem 500 - Linha 770 já está em operação

O Bus Elite apresenta a postagem n° 500 o início de operação da linha 770 Campo Grande - Coelho Neto (Via Mendanha) pela Expresso Pégaso como alternativa para os passageiros que descem no metrô de Coelho Neto e outros bairros.


BRT Rio de Janeiro - Novidades da Campo Grande e Três Amigos

Hoje no Bus Elite essa postagem apresenta as novidades no consórcio BRT Rio de Janeiro, com as aquisições das empresas Transportes Campo Grande e Auto Viação Três Amigos, empresas integrantes dos consórcios Santa Cruz e Transcarioca.

TRANSPORTES CAMPO GRANDE - CONSÓRCIO SANTA CRUZ
PREFIXO: D53688
CARROCERIA: Mascarello Gran Metro BRT
CHASSI: Mercedes Benz O-500 M BlueTec 5


AUTO VIAÇÃO TRÊS AMIGOS - CONSÓRCIO TRANSCARIOCA
PREFIXO: C44701
CARROCERIA: San Marino - Neobus Mega BRT
CHASSI: Mercedes Benz O-500 MA Blue Tec 5


Texto: Vitor Otávio do Carmo
Fotos: Grupo Mascarello e Diego Felix (Grupo BSG)

Redentor assume linhas da Expresso Pégaso

No início deste mês a Viação Redentor assume integralmente as linhas 360 Recreio - Carioca (Orla Zona Sul), 361 Recreio Carioca (Linha Amarela Direto), e as outras linhas 504 e 505 que foram operadas pela Expresso Pégaso que integra o consórcio Transcarioca. As duas linhas contam com os novos modelos Neobus Mega Plus montados sobre os chassis Mercedes Benz OF-1721 Blue Tec 5.


Texto: Vitor Otávio do Carmo
Fotos: Diego Felix e Renan Vieira

Volvo realiza caravana de manutenção

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

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Ônibus urbano que faz parte da Caravana de Manutenção da Volvo. Cada veículo terá uma oficina-escola destinada ao tipo e a aplicação do veículo. Foto: Volvo
Volvo realiza caravana para qualificar manutenção de ônibus
Dois veículos rodoviários e um urbano foram transformados em escolas-oficinas para ampliar capacitação de mecânicos nas concessionárias
ADAMO BAZANI – CBN
Se a compra de um carro de passeio, para uso da família e deslocamentos pessoais, exige atenção sobre como deve ser a manutenção deste veículo, imagine o caso de um ônibus, que é um bem de capital, um investimento para trazer retorno financeiro para o empresário e transporte digno para a população.
Mais consciente de suas obrigações e sendo mais cobrado pelo cidadão que exige mais qualidade de transportes, o empresário hoje não quer apenas comprar um ônibus e sim uma solução.
Com os custos mais altos para aquisição e manutenção, e com o objetivo de não gastar dinheiro à toa e se fortalecer economicamente, o empreendedor de transporte quer antecipadamente saber quanto vai gastar para ter seu ônibus e precisa de um serviço de assistência técnica e pós-venda.
Por outro lado, as fabricantes sabem que hoje os ônibus são dotados de mais equipamentos modernos, que os diferenciam dos caminhões e mesmo dos ônibus mais antigos.
Para não perderem clientes num mercado cada vez mais competitivo, apesar de poucas marcas, as fabricantes de ônibus investem cada vez mais em sua rede de concessionárias e na qualificação de seus funcionários.
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Ônibus rodoviário para aplicação em fretamento e em linhas regulares para médias e curtas distâncias com motor dianteiro também usado em caravana de manutenção. Foto: Volvo
A Volvo anunciou, nesta terça-feira, dia 29 de abril de 2014, que colocou em circulação três ônibus especiais para treinamento e qualificação de mecânicos de uma rede de 14 concessionárias.
Os veículos vão realizar uma espécie de caravana por três semanas. São dois modelos rodoviários, um Volvo B 270 F – motor dianteiro carroceria Mascarello ROMA 330 e um Volvo B 380 R – motor traseiro com carroceria Mascarello ROMA 370, além do urbano Volvo B 290 R – motor traseiro com carroceria Marcopolo Viale.
Os ônibus foram transformados em escolas-oficinas e os treinamentos em cada modelo vão ser diferentes com foco para as características do veículo e o tipo de aplicação.
Estes treinamentos serão realizados pelos próprios instrutores das concessionárias que terão supervisão dos técnicos da fábrica.
As aulas têm como objetivo aumentar a qualificação dos mecânicos frente à necessidade dos frotistas. Para isso, devem ser enfatizados pontos como o diagnóstico dos problemas e falhas, melhor conhecimento dos ônibus e a manutenção dos sistemas destes veículos.
De acordo com a Volvo, a caravana de manutenção faz parte do programa mundial da marca para qualificação de mecânicos, denominado BKT (Bus Key Tecnician ou Mecatrônico Espescializado em Ônibus).
Devem ser capacitados 150 mecânicos só para ônibus.
Mas os trabalhos de qualificação não terminam nas três semanas de caravana.
Estes profissionais vão passar por uma prova teórica, que vai selecionar os técnicos e mecânicos que participarão das provas práticas de certificação BKT, no início de 2015.
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Com motor traseiro, ônibus de treinamento Volvo B 380 R vai ser usado para qualificar mecânicos para veículos mais complexos da marca. Divulgação Volvo.
“A certificação BKT vai além da validação técnica. É uma ferramenta de valorização profissional, retenção de talentos e maior engajamento do funcionário”- disse em nota à imprensa especializada o gerente de desenvolvimento de competências do Grupo Volvo América Latina, Rogério Roa.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes