Empresas de transporte podem apoiar projetos de formação do Sest Senat

O Sest Senat está convidando empresas, federações e sindicatos do setor de transportes a apoiarem os dois projetos da instituição que buscam a formação, a qualificação e a inserção de novos profissionais no mercado de trabalho: o “Primeira Habilitação para o Transporte” e o “Habilitação Profissional para o Transporte”. O primeiro tem o objetivo de conceder, gratuitamente, a carteira nacional de habilitação a 50 mil jovens de baixa renda e estimulá-los para que atuem no setor; o segundo está voltado à concessão da mudança de categoria da CNH para 50 mil motoristas, para as categorias C, D ou E.
A parceria funciona da seguinte forma: o Sest Senat faz a pré-seleção dos candidatos inscritos, a partir dos requisitos exigidos para a classificação. Depois, os parceiros ajudarão na escolha dos beneficiários dos programas. A empresa não terá a obrigação de contratar essas pessoas ou qualquer custo decorrente da participação nas iniciativas. 
Para se tornar um parceiro, a empresa, sindicato ou federação deve fazer um cadastro pela internet. Com a formalização do apoio, os parceiros têm acesso a um sistema informatizado, em que podem visualizar o perfil de cada um dos candidatos inscritos. A partir disso, poderão avaliar e selecionar aqueles que considerem mais adequados a e se tornarem motoristas profissionais.
Com a definição dos escolhidos, o Sest Senat dará continuidade às demais ações dos projetos.
Durante esse processo, os parceiros poderão acompanhar pelo sistema informatizado o desempenho dos candidatos e, caso considerem satisfatórios e haja interesse, envidar esforços para contratá-los ou inseri-los no mercado de trabalho. 
Clique aqui para realizar o cadastro da empresa, federação ou sindicato. 
Dúvidas podem ser esclarecidas junto à unidade do Sest Senat mais próxima. Clique aqui para ver endereço e telefone de contato.

FONTE: Sest Senat 

BRT's tocos da Pégaso já estão em circulação

Ontem começaram rodar os novos BRT's tocos da Expresso Pégaso no trecho Campo Grande - Santa Cruz junto com as empresas Bangu, Campo Grande e Algarve. Os BRT's toco são modelos Neobus Mega BRT montados sobre os chassis Mercedes Benz O-500M Blue Tec 5.




Produção de ônibus tem queda de 11,1% no primeiro semestre

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

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Ônibus rodoviário. Produção de ônibus neste semestre foi 11,1 por cento menor em comparação ao mesmo período de 2013. Foto: Adamo Bazani.
Produção de ônibus acumula queda de 11,1 % no primeiro semestre.
Em relação ao mês passado, a queda foi de 25,2 %
ADAMO BAZANI – CBN
A produção de ônibus neste ano acumula queda de 11,1 por cento.
No primeiro semestre, entre janeiro e junho, foram feitos 19 mil199 ônibus, entre micros, urbanos, rodoviários e articulados.
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, dia 07 de julho de 2014, pela Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.
Já no mesmo período do ano passado, a produção de ônibus atingiu 21 mil 596 unidades.
Na comparação entre junho e maio, a queda foi de 25,2%.
Em maio, a indústria brasileira fez 3.388 ônibus e no mês de junho foram 2.535 unidades.
No acumulado do ano, foram fabricados 16 mil 161 ônibus urbanos, queda de 10,2% na comparação com os 18 mil urbanos em período semelhante do ano passado.
Já em relação aos ônibus rodoviários, foram 3 mil e 038 veículos no acumulado do primeiro semestre deste ano. Número 15,5% menor que as 3 mil 596 dos seis primeiros meses do ano passado.
Mesmo com o prolongamento do PSI – Programa de Sustentação do Investimento e com Medida Provisória assinada pela presidente Dilma Rousseff que pode ser uma alternativa para a travada licitação das linhas rodoviárias interestaduais e internacionais pela ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, os números refletem as incertezas do início do ano.
O desempenho poderia ser melhor.
MARCAS E MODELOS:
Em relação a marcas e modelos, a liderança e a vice continuam com Mercedes-Benz e Volkswagen/MAN, respectivamente , em relação aos licenciamentos.
1º) Mercedes-Benz: 5.710
2º) Volkswagen/MAN: 3.499
3º) Agrale: 2.550
4º) Volvo: 797
5º) Scania: 448
6º) Iveco: 371
CAMINHÕES:
A produção de caminhões no primeiro semestre soma 75.995 unidades. O número é 18,8 % menor que os 93.606 caminhões fabricados no período semelhante do ano passado.
Já na comparação entre os meses de maio e junho, a produção de caminhões teve queda de 35,5 %
TOTAL DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA:
A indústria de veículos, contando com carros de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus, registrou neste semestre queda de 16,8% na produção, com 1 milhão 566 mil 049.
No período semelhante do ano passado, a indústria produziu 1 milhão 882 mil 823 veículos.
Foram feitos de janeiro a junho deste ano 1 milhão 470 mil 855 carros de passeio e comerciais leves. A queda é de 16,8 por cento.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Comil Versatile Gold recebe certificação internacional de segurança para situações de tombamentos

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

ônibus Comil Versatile God
Ônibus Comil Versatile Gold recebeu certificação internacional de segurança veicular em casos de tombamento. Selo representa mais uma garantia de segurança para motoristas e passageiros e abertura de portas no mercado externo. Foto: Divulgação Comil
Versatile Gold conquista selo internacional de segurança para casos de tombamento
Selo E 2/R 66 é comprovação de que veículo atende às normas europeias de segurança nos transportes, aceitas no mundo todo
ADAMO BAZANI – CBN
O modelo de ônibus Versatile Gold, da Comil, para linhas rodoviárias, seletivas e serviços de fretamento, conquistou o selo E 2/R 66, para situações de tombamento.
Isso significa que o veículo neste quesito cumpre as normas europeias de segurança veicular ECE-R66 para evitar os acidentes deste tipo ou minimizar os danos aos ocupantes em caso que o ônibus efetivamente tombar.
O título foi concedido pela empresa francesa de auditoria UTAC e homologado pelo Governo da França, país cuja legislação é referência internacional para o setor de transportes de passageiros.
Para conseguir esta certificação, foram realizados testes por computador e físicos da carroceria. O objetivo foi verificar o nível de segurança para o motorista e passageiros em caso de tombamento do veículo.
Um programa de computador fez uma análise completa da estrutura da carroceria do Versatile Gold para verificar eventuais fragilidades e qualidade dos materiais usados na produção do ônibus.
Se forem verificados defeitos, pode ser alterada até mesmo a forma como é produzido o ônibus.
Na segunda etapa da avaliação, o ônibus foi tomado de verdade. Novamente, foram seguidos os métodos da União Europeia.
Foram demarcadas as “células de sobrevivência” dentro do veículo, como as regiões das poltronas e o posto do motorista. Para estas áreas foram direcionadas câmeras de vídeo e de fotografia. Sensores de deformidade também foram colocados no ônibus.
O objetivo dos aparelhos é verificar como a carroceria se deforma quando há tombamento e a invasão de peças e objetos externos nas áreas onde ficam as pessoas dentro do ônibus.
O veículo então é colocado numa plataforma que tomba o ônibus.
Os dados deste teste prático são cruzados com os resultados das análises da primeira fase de avaliação e com as normas.
Toda a linha de ônibus rodoviários da Comil, as versões do modelo Campione, desde 2012 já seguia as normas europeias.
Além de garantir a segurança de passageiros de motorista, a certificação serve para ampliar as vendas do ônibus.
O Versatile Gold para ser comercializado teve de já seguir todas as normas brasileiras. Mas agora se enquadrando nos padrões europeus, que são aceitos internacionalmente, o modelo de ônibus está apto para ser exportado para qualquer país.
Em nota à imprensa, o engenheiro de vendas da Comil, Luciano Cesar Tedesco, diz que a conquista do selo pode fidelizar e atrair frotistas.
“A certificação também será um grande atrativo do Versatile na conquista e fidelização dos clientes, seja dentro ou fora do país. É o resultado do nosso esforço como diferencial no mercado” – disse na nota.
O coordenador de Engenharia da Comil, Marcio Oliboni Paviani, diz na mesma nota que a certificação é um diferencial para garantir tranquilidade aos passageiros, motoristas e donos dos ônibus.
“Esta é uma importante conquista para a empresa e reflete os expressivos investimentos feitos nas áreas de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), que atualmente conta com equipes dedicadas às questões como segurança veicular, durabilidade, ergonomia, homologações, entre outras. Sob o ponto de vista da engenharia, este é um diferencial da nossa maneira de pensar e desenvolver produtos” – afirmou o profissional.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Ônibus articulados do BRT Move podem passar por recall

Uma perícia que vai apontar as causas do primeiro incêndio de um coletivo do Move pode motivar um pedido de recall às empresas Mercedes-Benz e Marcopolo, principais fornecedoras de ônibus do BRT em Belo Horizonte. A BHTrans e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) admitiram que, caso fique comprovado algum problema que pode se estender a outros veículos, irão requisitar um reparo preventivo em toda frota. Proprietário do BRT queimado, o grupo Saritur confirmou a perícia para determinar a causa do incêndio, iniciado na articulação – parte sanfonada que une as duas composições do ônibus –, na noite dessa segunda-feira, na Avenida Pedro I.
O exemplar de prefixo 10701 que pegou fogo tem carroceria Marcopolo Viale BRT, chassi Mercedes-Benz O-500 MA e estava nas ruas desde o primeiro dia de operação do Move, em 8 de março. Desde então, rodou em diversas linhas, como a 82 (Estação São Gabriel/Savassi via Hospitais), 83D (São Gabriel/Centro - Direta) e 83P (São Gabriel/Centro - Paradora), sendo utilizado, depois da inauguração das estações Pampulha e Vilarinho, na linha 51 (Estação Pampulha/Centro/Hospitais) e, por último, na 61 (Estação Venda Nova/Centro - Direta). Marcopolo e Mercedes-Benz disseram que só irão se posicionar a respeito depois da conclusão de laudo técnico.
Embora o incêndio tenha começado no centro da carroceria, o ônibus sofreu perda total, segundo a Saritur. A BHTrans apontou a obrigatoriedade de vistoria em toda a frota e a exigência de pelo menos um extintor de incêndio com fácil acesso a motorista e passageiros. O órgão ressaltou que aguarda a perícia para analisar se se tratar de uma ocorrência pontual, e, caso seja necessário, no papel de gestora e fiscalizadora do sistema, irá cobrar das concessionárias a realização do recall.
Fabricante do chassi do coletivo, a Mercedes-Benz informou que uma equipe técnica da fábrica foi enviada para Belo Horizonte para entender o ocorrido. “Uma análise já foi iniciada para ser apurado o que de fato ocorreu. Só iremos nos manifestar sobre o caso após a conclusão dessa análise técnica”, disse, em nota. Já a Marcopolo garantiu que não há histórico de casos semelhantes envolvendo BRTs da marca, sediada em Caxias do Sul (RS). 
O incêndio no BRT da Viação Jardins, empresa do Grupo Saritur, aconteceu por volta das 18h de segunda-feira, na Avenida Pedro I, próximo ao Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, Bairro Planalto, Região Norte da capital. O motorista Maurício Ferreira de Lima contou que percebeu uma fumaça estranha e parou o ônibus. Sete passageiros desceram e embarcaram em outro coletivo da linha 61. O motorista foi até a sanfona e observou que havia chamas na parte de baixo. Funcionários de um posto de gasolina ficaram assustados com o fogo. “Dava para sentir o calor aqui no posto, a 35 metros de distância. O fogo apagou antes que os bombeiros chegassem. Explodiu o que tinha que explodir e com cinco minutos o ônibus já estava todo queimado”, afirmou o frentista Flávio Vieira da Silva. 

TESTES 
Em 7 de março – um dia antes do início da operação do BRT da capital –, o Estado de Minas apontou a realização de testes de refrigeração em um ônibus articulado Mercedes-Benz O-500 MA do Move, ainda na fábrica da Marcopolo, para evitar casos de superaquecimento. A falha paralisou parte da frota do Transoeste, primeiro corredor do Rio de Janeiro. A explicação dada pelo fabricante de chassi na época foi de que o corte da grama ao longo da margem do BRT e o compressor do ar-condicionado levavam ao aquecimento do radiador e do compartimento do motor, respectivamente. 
Dos 428 ônibus previstos até a implantação total do novo sistema –192 articulados e 236 do tipo padron (com motor dianteiro e também usado em linhas mistas) –, 248 já estão em operação. A frota presente nas ruas é distribuída entre 145 ônibus articulados e 103 padrons. (colaborou Pedro Ferreira)

Calor garante adicional para motoristas em Manaus

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

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Ônibus em Manaus. Por causa de altas temperaturas, motoristas vão ganhar insalubridade.
Calor faz motorista de ônibus ter insalubridade em Manaus
Justiça estabelece 20% de adicional para os condutores
ADAMO BAZANI – CBN
Dirigir ônibus, principalmente urbano, é um trabalho desgastante.
Durante o calor então, em especial nos modelos de motor dianteiro, a situação é ainda pior.
Em Manaus, os motoristas vão ganhar 20% de adicional por insalubridade justamente por atuarem em altas temperaturas.
A segunda turma do TST – Tribunal Superior do Trabalho reconheceu este direito aos trabalhadores.
A categoria já tinha conquistado a insalubridade, mas as empresas de ônibus recorreram no Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT-AM/RR), que negou o pedido das transportadoras.
As empresas então recorreram ao TST que manteve a decisão do tribunal do Amazonas.
De acordo com o Tribunal Superior do Trabalho, laudos mostram que os motoristas de ônibus em Manaus trabalham em temperaturas que variam entre 32 e 33 graus, o que daria direito à insalubridade.
Segundo o Tribunal Regional do Trabalho, os motoristas devem receber a insalubridade, mesmo com as temperaturas não ficando nesta marca o tempo todo.
“pelo menos em parte dela as condições de temperatura são realmente muito elevadas, ainda mais considerando que a atividade se desenvolve no interior de ônibus urbano” – diz a decisão.
As empresas Transmanaus e Açaí Transportes argumentaram que não há previsão legal para que a insalubridade seja paga, mas o ministro José Roberto Freire Pimenta, relator do caso, disse que a Norma Regulamentadora nº 15 do Ministério do Trabalho e Emprego prevê sim o pagamento quando o calor ultrapassa o limite de tolerância, o que foi constatado nos ônibus de Manaus.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Argentina faz Airport Bus Service bater recorde de passageiros

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Ônibus executivo da Airport Bus Service. Empresa possui linha especial nos dias de jogos da Copa em São Paulo, entre o aeroporto em Guarulhos e a Arena Corinthians. Jogo entre Argentina e Suíça fez serviço bater recorde de demanda. Foto: Diogo Amorim.
Argentina faz Airport Bus Service bater recorde
Dados se referem à linha especial entre Aeroporto de Guarulhos e a Arena Corinthians
ADAMO BAZANI – CBN
A linha especial da Airport Bus Service entre o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na região metropolitana, e a Arena Corinthians, na zona Leste de São Paulo, bateu neste dia primeiro de julho recorde de demanda desde quando como começou a operar, em 12 de junho de 2014.
Esta linha só opera quando são realizadas partidas da Copa do Mundo no estádio em Itaquera.
De acordo com a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, gerenciadora dos serviços intermunicipais, foram transportados pelos ônibus executivos 1 mil 265 passageiros em 40 viagens. Partidas extras precisaram ser realizadas. Boa parte dos passageiros era formada por argentinos.
Neste dia, jogaram na Arena Corinthians Argentina e Suíça pela oitavas de final da Copa do Mundo de 2014. A seleção argentina venceu a Suíça na prorrogação por um a zero.
Ainda segundo a EMTU, das 40 viagens, 19 foram no sentido do estádio e atenderam 507 passageiros. Já no sentido Aeroporto foram 21 viagens que transportaram 758 passageiros.
O serviço é diferenciado.
Os ônibus são de modelo rodoviário, com poltronas reclináveis, TV a bordo, internet grátis, água mineral e ar condicionado.
A passagem custa R$ 36,50 e pode ser paga com dinheiro, cartão de débito e cartão de crédito.
No dia 9 de julho, um dos jogos da semifinal da Copa ocorre na Arena Corinthians, às 17 horas, e a linha volta a operar com partidas nos seguintes horários:
DO AEROPORTO PARA O ESTÁDIO: 10:00 – 10:30 – 11:00 – 11:30 – 12:00 – 12:30 – 13:00 – 13:30 – 14:00 – 14:30 – 15:00 – 15:30 – 16:00 – 16:30 – 17:00
DO ESTÁDIO PARA O AEROPORTO: 19:30 – 20:00 – 20:30 – 21:00 – 21:30 – 22:00 – 22:30 – 23:00 – 23:30
A frota vai ser de cinco ônibus, no entanto, dependendo da demanda, mais veículos podem ser colocados em circulação, assim como mais horários podem ser criados.
Os ônibus saem do aeroporto e vão direto, sem paradas, para o estádio. A volta também é expressa.
A viagem dura cerca de meia hora.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes