A Auto Viação Jabour atua principalmente na ligação da Zona Oeste à Barra e ao Centro do Rio de Janeiro. Tendo o Bairro de Campo Grande como predominante.
Sua história começa no início dos anos 60, explorando as distantes e remotas regiões dos Bairros de Campo Grande,J. Monteiro e Santa Clara). Ainda nesta década, há indícios que Jabour se expandiu absorvendo (áreas/ou) empresas-lotações das regiões de Santa Cruz, Paciência, (Pedra/Praia do Cardo), tais como, extinta Viação Sepetiba (e/ou) Transp. Coletivos Santa Cruz, além de absorver a concessão das linhas 850, 866 e 867 da extinta Viação Garcia. Existem relatos que indicam que a Jabour adquiriu a linha 918 da Viação Três Amigos nesta ocasião.
Em 1969 a empresa alcançou o topo de 87 carros, divididos nas seguintes linhas:836 - Cpo. Grande x Monteiro (via Comari); 838 - Campo Grande x Santa Clara; 850 - Campo Grande x Mendanha; 854 - Campo Grande x Barra da Tijuca; 866 - Campo Grande x Pedra; 867 - Campo Grande x Barra de Guaratiba; 870 - Bangu x Sepetiba; 882 - Jesuítas x Pedra (via Santa Cruz); 886 - Santa Cruz x Pedra; 887 - Sta. Cruz x Praia do Cardo (via Dona Luiza); 888 - Santa Cruz x Praia do Cardo (via São Tarciso); e 918 - Bonsucesso x Bangu.Em 2003 a empresa operou a linha 882 Santa Cruz - Barra da Tijuca em pool com a Transportes Zona Oeste e Algarve.
Em 2009 a empresa operou as linhas 786; 846 ;847 ;848 e S27 devido a intervenção judicial imposta a empresa oeste Ocidental
A partir daí a AVJ foi crescendo em frota, serviços e qualidade mesmo com a cirrada concorrência da emergente Expresso Pégaso que a partir de 1975 passou operar linhas modais e a união temporária (anos 80) da transportes (antes viação) Campo Grande e Viação Santa Sofia que juntas tornaram-se uma "gigante". Com o passar do tempo houve algumas negociações de linhas e carros com as concorrentes, idas e vindas de sócios em comum, encampação no governo Brizola, a cisão da empresa com a criação da Empresa de Viação Algarve (EVA). Entretanto, a Jabour sempre superou as adversidades, mantendo-se íntegra.
Hoje em dia a Auto Viação Jabour é uma das maiores e melhores empresas de ônibus da cidade do Rio de Janeiro (vide frota abaixo), inclusive, com linhas de integração com o Metrô à Barra da Tijuca.
A Auto Viação Jabour passou a atuar dentro do Consórcio Santa Cruz.
Locais: Bangu, Mendanha, Vila Kennedy e Barra da Tijuca
Linhas Que Mudaram de Número:
- S022 . Atual 802
- 1132 . Atual 2332
- 1134 . Atual 2334
- 1134 . Atual 2338
- 381 . Atual 2381
Locais: Bangu e Nova Iguaçu
AUTORES: André Neves e Vitor Otávio do Carmo
Curiosidades
- A Linha 542 já foi extinta, reativada, estendida até Vaz Lobo (seguia até Madureira, pegava o Viaduto Negrão de Lima, seguia a av min. Edgar Romero até Vaz lobo) e encurtada novamente até Cascadura. Atualmente a linha é operada por Microônibus e é circular em Nilópolis.
- A Linha 432L originalmente era Nilópolis x Realengo, inicialmente operada pela Feital. Em 1993 a linha foi repassada a N.S. da Penha e ficou desativada, sendo reativada em 1994 como "541L - Bangu x Nova Iguaçu". em 1999 a N.S. Penha reativou a linha original até o final deste mesmo ano. Após isso o código da linha de Bangu foi alterado para 432L.
- A linha 546L - N. Iguaçu x Praça Seca (Via Paraquedista), originalmente era uma variante da linha 542L - Nilópolis x Praça Seca. A linha foi criada em 1991 e desativada em 1992. Em 1995 a linha foi reativada já com o atual percurso, porém com o número 541L (apenas em 1999 o código foi alterado para 546L)
- A linha 540L sofreu pelo menos 3 extensões desde a sua criação: Originalmente a linha era 540I Nova Iguaçu x Olinda (Distrito de Nilópolis), sendo estendida até a praça da Mariópolis (onde hoje fica o ponto final da linha 624), tendo o seu código alterado para 540L Nova Iguaçu x Mariópolis . Posteriormente a linha foi estendida até o inicio da rua Otacílio Pedro Vasco, no Parque Anchieta, porém a linha continuou sendo "Mariópolis". No final dos anos 80 a linha foi estendida até a praça de Ricardo de Albuquerque, sendo que até o ano de 1995 a vista dos ônibus ainda ostentavam o nome "Mariópolis". entre 2003 e 2005 a linha teve uma parcial criada, a "Nilópolis x Mariópolis".
- em 2004 a N.S.Penha entrou com uma ação contra a linha 428L, então Mariópolis x Austin da Nilopolitana, alegando concorrência com a linha 540L.
- Originalmente a linha 737L era operada pela empresa São João Batista e o seu percurso original era Belford Roxo x Engenho de Dentro. Com a falência da empresa nos meados dos anos 80 a Expresso Pégaso assumiu a linha e o código "RJ 198000" da São joão Batista, porém esta linha era administrada pela N.S Penha - inclusive com seus motoristas e cobradores operando os carros com bandeira Pégaso. No final do mesmo ano a linha foi encurtada até Deodoro e a linha 543L teve a variante "Via Engenho de Dentro" criada. No final de 1992 a Pégaso ganhou a concessão da linha 460S - Itaguaí x Barra da Tijuca, transferindo a 737L e seus carros para a N.S.Penha e ficando apenas com a linha de Itaguaí.