Sistema de Transportes no Rio

O sistema de ônibus da Cidade do Rio de Janeiro está passando pela maior transformação em 50 anos. E aqui vamos explicar o porquê das trocas dos números das linhas.

O COMEÇO
O sistema de ônibus que vigorou até o final de 2010 foi criado em 1963 pelo então governador do Estado da Guanabara, Carlos Lacerda.
O sistema criado em 1963 foi feito para que o Rio de Janeiro saísse da bagunça do sistema de lotações, e para aumentar a área de atuação do transporte por ônibus. Para isso, foram dadas permissões para operar linhas.

A LICITAÇÃO DE 2010
E chegamos em 2010.
Com o Rio sendo cidade sede de copa do Mundo e das olimpíadas, o defasado sistema de ônibus do Rio de Janeiro, criado em 1963, precisava de reformas urgentes. Para começar, foi feita uma licitação. Com a licitação já feita, as empresas deixaram de ser permissonárias e passaram a ser concessionárias.
A licitação exigia que as empresas operassem em sistema de consórcios, e com isso foram criados 4 consórcios de empresas:


OS PROBLEMAS
Só que ao longo dos anos novas linhas, esticamentos, variantes e gambiarras totalmente diferentes das linhas originais foram criadas. Um exemplo disso eram as linhas 234 e 268.
A linha 234 possuía 3 trajetos totalmente diferentes e a linha a 268 possuia 4.
 

Para acabar com as variantes e gambiarras foi estabelecido um critério de numerar as linhas pela área de atuação, conforme mostra a ilustração abaixo:
Sendo assim, as variantes cujo os trajetos tinham diferenças superiores á 20% dos trajetos originais, passaram a ser linhas com numerações próprias.
As variantes cujo os trajetos tinham diferenças inferiores á 20% dos trajetos originais, passaram a adotar o SV antes do numero da linha.
Outros serviços passaram a ter siglas próprias para diferenciação, conforme ilustração abaixo:
As linhas que estavam fora de sua área de numeração foram renumeradas. É o caso das duas citadas anteriormente. Sendo assim, as duas linhas citadas anteriormente, ficaram assim após a reformulação.