Volvo lança no Brasil o B270F, seu chassi de ônibus com motor dianteiro
A
Volvo do Brasil está lançando um chassi de ônibus com motor dianteiro, o
primeiro da companhia, desde que a começou a produzir ônibus no País em
1979. O modelo, batizado de B270F, é voltado para o segmento de ônibus
semipesados com configuração de eixos 4x2. “O mercado pediu, nós
atendemos”, resume Luis Carlos Pimenta, presidente
da Volvo Bus Latin America, acrescentando que o novo veículo inaugura
uma nova fase na história da marca no Brasil. Até então, a Volvo só
produzia no Brasil ônibus pesados com motor traseiro ou central.
Equipado com um motor de 7 litros, molas parabólicas, volante ajustável
e chassi em aço especial que fazem dele o mais leve de sua categoria, o
novo veículo teve seu projeto inteiramente desenvolvido no Brasil,
atendendo aos mais rigorosos padrões de qualidade, segurança, e respeito
ao meio ambiente que constituem os valores essenciais da marca.
Atualmente a Volvo comercializa no Brasil e países da América Latina
uma gama de ônibus que atende aos segmentos de ônibus pesados, cujas
vendas totais são de 4 mil unidades ao ano. Ao ingressar neste mercado, a
marca passará a competir também em um segmento com volumes da ordem de
12 mil unidades anuais.
“A decisão de produzir este novo chassi
é uma resposta a um anseio antigo de nossos clientes que já utilizam os
ônibus da marca em outros segmentos, mas não dispunham de modelos da
Volvo para esta faixa de aplicação, cuja demanda tem crescido
significativamente”, afirma Pimenta.
O segmento de mercado dos
ônibus 4x2 com motor frontal é composto por 60% de ônibus urbanos e 40%
de rodoviários, sendo estes últimos em operações de médias e curtas
distâncias, de aproximadamente 200 quilômetros, e também fretamento.
Trata-se do segmento imediatamente abaixo dos pesados (acima de 16
toneladas), e logo acima dos médios, situando-se na faixa entre 16 e 17
toneladas.
“Para a Volvo este lançamento representa um grande
salto, pois passaremos a competir em segmentos que juntos somarão
aproximadamente 16 mil unidades anuais, ou seja, quatro vezes superior
aos segmentos que atendemos até então”, avalia o presidente.
Um
dos principais trunfos do novo veículo está no fato de ser inspirado na
plataforma dos caminhões Volvo VM, já consagrados pelo mercado de
caminhões semipesados principalmente devido à sua robustez e economia de
combustível. “O projeto para o ônibus, contudo, priorizou as
necessidades específicas do transporte de passageiros, com atenção
especial a itens de conforto, segurança, e cuidado ambiental, até porque
o veículo terá uma parte expressiva das vendas destinadas ao mercado de
urbanos”, explica Gilcarlo Prosdocimo, líder comercial do projeto de
introdução do novo chassi.