Veículos já estão circulando no Pará e no Paraná
ADAMO BAZANI
Diante de um cenário de crise econômica e de retração de vendas de veículos pesados, a Volvo aposta numa nova versão de ônibus que pode ajudar a minimizar o quadro atual. Trata-se do veículo de motor dianteiro B270F, de 14 metros de comprimento e dois eixos, que pode ser usado em serviços metropolitanos ou rodoviários intermunicipais de curtas e médias distâncias.
O B270F foi um dos responsáveis pelo aumento das vendas de ônibus da Volvo desde 2012 nas versões tradicionais e pelos ganhos de posições no ranking das montadoras de veículos de grande porte.
Com a nova versão do modelo, a Volvo quer atender a uma demanda de mercado que precisa de ônibus que tenham um custo inferior de aquisição e manutenção e uma maior capacidade de atendimento. O modelo pode receber carrocerias de ônibus com até quatro lugares a mais em versões com ou sem banheiro na comparação com os tradicionais veículos de dois eixos com 13,2 metros ou 13,6 metros.
“Somos a única montadora a oferecer esta opção para veículos com motor dianteiro. O aumento da capacidade de passageiros se traduz em aumento da rentabilidade para os nossos clientes” – afirmou em nota o presidente da Volvo Bus Latin America, Luis Carlos Pimenta.
Segundo a Volvo, as primeiras empresas que compraram o B270F de 14 metros foram a Sucesso Transportes, de Belém, no Pará; com 10 unidades; e a Princesa dos Campos, de Ponta Grossa, no Paraná com outros 10 ônibus.
A Sucesso Transporte destinou os veículo para transporte rodoviário intermunicipal de curta distância. A capacidade de cada ônibus é de 53 passageiros.
“Os novos veículos, com maior capacidade de transporte, trazem ganhos tanto para nossos clientes quanto para a empresa. Aumentamos a oferta de lugares aos passageiros e também a rentabilidade da operação”, disse na nota o presidente da empresa Sucesso Transporte, Luis Mendes.
Já ônibus da Princesa dos Campos oferecem 52 lugares cada e operam em viagens de curta distância entre cidades próximas e regiões metropolitanas.
A empresa decidiu substituir parte frota de ônibus metropolitanos com características urbanas pelo modelo rodoviário.
“Estamos oferecendo mais qualidade e segurança aos nossos clientes, com ônibus mais confortáveis e ar condicionado. Além disso, os passageiros podem programar suas viagens com antecedência, não ficando sujeitos a atrasos ou a viagens em pé”,informou na mesma nota, o presidente da Princesa dos Campos, Florisvaldo Hudinik.
O modelo tem suspensão a ar, o que segundo a Volvo amplia o conforto e a segurança.
“O chassi de motor dianteiro da Volvo é reconhecido no mercado pelo baixo custo operacional. O motor de 270 cv permite manter a velocidade mesmo em marchas mais altas, reduzindo o consumo de combustível. O motor de seis cilindros é ideal para o uso de ar condicionado, pois apresenta menor esforço e menores rotações, sem perdas para a operação. O modelo é ainda produzido com um tipo aço especial, o que o torna o mais leve e mais robusto do mercado no segmento de semipesados.” – complementa a Volvo.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes