Ormeño amplia linha de ônibus e agora vai fazer a ligação Lima – Rio de Janeiro

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

Ormeno Rio
Expresso Ormeño tem 15 destinos internacionais. Viagem é uma verdadeira atração, mas requer disposição e paciência.
Serviços começaram a ser prestados a partir deste domingo
ADAMO BAZANI
A empresa de ônibus Expresso Internacional Ormeño S.A. anunciou que a partir deste domingo, 24 de janeiro de 2016, começa a operar uma linha entre Rio de Janeiro e Lima, no Peru, com percurso curso de aproximadamente seis mil quilômetros. A viagem deve durar em torno de cinco dias.
No Peru, devem ser atendidas as cidades de Lima, Ica, Nazca, Abancay, Cuzco, Puerto Maldonado e Iñapari. Já no Brasil, há paradas em Assis Brasil, próximo à fronteira peruana, Rio Branco, Porto Velho, Cuiabá, Campo Grande, São Paulo e Rio de Janeiro.
Parte do trajeto vai ser feito pela Estrada Interoceânica do Sul, que liga a costa peruana do oceano Pacífico ao à costa brasileira do oceano Atlântico.
A empresa já operava a linha entre São Paulo e Lima desde 2010.
O fato de o Rio de Janeiro sediar as Olimpíadas neste ano foi um dos fatores que fez o empresário Julio César Ormeño decidir pela extensão da linha.
Segundo a empresa, a linha vai ser uma opção para brasileiros a partir do Rio conhecerem Cuzco sem precisarem ir até Lima e depois seguirem até este destino. A linha deve também beneficiar turistas da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Venezuela.
A rota Rio – Lima é o 15º trajeto internacional da Ormeño, que a partir de Lima, tem destinos como Mendoza (Argentina), Santiago do Chile, Guayaquil e Quito (Equador), Cali, Medellín, Cartagena, Santa Marta, Cúcuta e Bogotá (Colômbia), Caracas (Venezuela), La Paz (Bolívia).
Mas será que uma linha tão grande tem sentido diante do avanço da aviação civil, cujos preços estão mais em conta? Se não houvesse o retorno certamente, a Ormeño não faria mais a linha e não a prolongaria até o Rio. Além de as passagens mais em conta do que as os bilhetes das aéreas, o trajeto para quem tem disposição e paciência, é uma verdadeira atração para ser lembrada por toda a vida, passando por paisagens diferentes e tendo acesso às várias culturas no Brasil e Peru.
Abaixo uma reportagem da Rede Record que acompanhou umas das viagens completas:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes