Volvo B270F

Desenvolvido no Brasil, chassi Volvo B270F é mais leve, econômico e fácil de encarroçar

O Volvo B270F, o novo chassi da marca com motor frontal, possui moderna tecnologia, com motor de 7 litros, seis cilindros em linha, injeção Common Rail, chassi com aço especial mais leve e resistente, suspensão com molas parabólicas, volante ajustável e outros atributos exclusivos.

O projeto do novo ônibus B270F foi inteiramente desenvolvido pela engenharia brasileira da Volvo Bus Latin America, que trabalhou para desenvolver uma solução apropriada para os mercados em que atua - Brasil e demais países da América Latina. “O novo chassi B270F reúne a melhor tecnologia da marca em uma solução de transporte eficaz e altamente competitiva”, observa o presidente da Volvo Bus Latin America, Luis Carlos Pimenta.
A utilização do aço especial LNE 60 na confecção do quadro do chassi, aliada a soluções mais avançadas como a suspensão com molas parabólicas, permitiu construir um chassi de ônibus até 400 quilos mais leve do que similares de sua categoria.
“A suspensão com molas parabólicas nos eixos traseiro e dianteiro é uma exclusividade da marca, neste segmento, e resulta em mais conforto para os passageiros, mais estabilidade, menor nível de ruído, menos manutenção”, explica Gilcarlo Prosdócimo, líder comercial do projeto de introdução do novo chassi.
Mais leve, menos custos
Pesando 150 kg menos que as convencionais, as molas parabólicas contribuem para a redução de custos de manutenção por ter menos componentes e por dispensar serviços como o arqueamento que periodicamente se faz necessário em suspensões com feixes de molas convencionais. Também tem a vantagem de manter o veículo praticamente no mesmo nível em relação ao solo, independente da carga.
O projeto do chassi, com estrutura de longarina e travessas em escada, foi concebido de forma a facilitar o trabalho dos encarroçadores. Os balanços dianteiro e traseiro são equilibrados, de forma a permitir a montagem de carrocerias de até 12,80 metros sem necessidade de alteração da distância entre-eixos original de 5,95 metros. O balanço dianteiro mais longo foi projetado para permitir portas mais largas para melhor acesso dos passageiros, especialmente em aplicações urbanas.