ESPECIAL BUSSCAR

Busscar é uma fabricante brasileira de carrocerias de ônibus, com sede na cidade de Joinville, estado de Santa Catarina. A marca Busscar nasceu da junção dos termos Buss (ônibus em alemão) e car (de carroceria), e substituiu a marca Nielson nos anos 90.

Em 17 de setembro de 1946, os descendentes de suecos Augusto Bruno Nielson e Eugênio Nielson abriram uma marcenaria em Joinville. Faziam móveis, esquadrias, balcões de madeira. Um ano depois, a Nielson & Irmão reformava a primeira carroceria de ônibus. Pouco depois, em 1949, eles montaram uma jardineira com estrutura totalmente de madeira, sobre um chassi Chevrolet Gigante. Era a semente de um negócio que em poucas décadas se transformaria em um importante fabricantes de ônibus no mercado mundial.
Com a entrada de Harold Nielson (filho mais velho de Augusto) em 1956, a empresa tomou novos rumos e se destacou no mercado, notadamente com os modelos Diplomata, em 1961, Urbanuss em 1987 e o Panorâmico DD em 1998.

Em 1990 a chamada Carrocerias Nielson lança uma nova família de rodoviários e troca a marca para BUSSCAR ÔNIBUS dando início a marca que hoje é conhecida no mercado brasileiro e internacional.
Em 1999 a Busscar ingressou no mercado de micro-ônibus com os modelos Micruss e Urbanuss Pluss.
Em 2001 lançou a nova família dos rodoviários, VisstaBuss e Jumbuss; 2002 o Urbanuss Pluss Tour; 2003 o primeiro Midi Ônibus com motor traseiro no Brasil chamado Miduss.
A Busscar Ônibus S.A. sempre buscou desenvolver tecnologia própria na concepção e fabricação de carrocerias. Empresas coligadas da Busscar atuam no ramo da industria automotiva. A Tecnofibras atua no setor de plásticos, com mais de 25 anos de atuação no mercado. A Climabuss, especializada em climatização para ônibus, iniciou suas atividades em 2002.

Após 2002 a fabricante passou por duas crises, a última em 2008, a partir da qual atrasou salários, o que paralisou sua produção. Apenas alguns carros são montados sob encomenda, quando trabalhadores são chamados para executar serviços temporários.
Em recuperação judicial, especula-se que a empresa ou a marca seja adquirida por um concorrente.
Em 27 de Setembro de 2012, O TJSC decretou a falência da empresa.


Fonte: Wikipédia