O ônibus híbrido, até o momento, é uma das melhores
soluções para o transporte de passageiros sobre pneus. O seu maior
impeditivo é o seu algo custo, cerca de 60% mais caro do que um modelo
similar somente com motor diesel. Porém, com uma boa gestão do dinheiro
público e mais o barateametno do ônibus híbrido com o ganho de escala de produção,
ele poderá ser uma realidade nas cidades brasileiras.A Volvo é a
primeira e mais corajosa das fabricantes de ônibus a apostar nessa
moderna tecnologia e, por isso, acaba de receber o seu primeiro prêmio
no Brasil: "Inovação em Engenharia 2012" da Sociedade de Engenharia do
Rio Grande do Sul, na categoria Mecânica.
O
modelo da Volvo começou a ser montado, na fábrica de Curitiba (PR) em
junho deste ano. A carroceria do híbrido foi desenvolvida pela
Marcopolo.
Segundo a Volvo, a ônibus híbrido
consegue uma economia de combustível de 35% e reduz em 90% as emissões
de gases poluentes, em relação aos ônibus com tecnologia Euro 3, que
estão em circulação atualmente. Agora está na hora da Volvo refazer
essas contas comparando com ônibus Euro 5, pois já são uma realidade
também. Outra vantagem do híbrido é não emitir ruído em cerca de 30% a
40% do tempo de operação, fato que deve ser analisado com cuidado, pois o
ruído é um fator importante para alertar os pedestres e evitar
atropelamentos.
Segundo a Volvo, a sua solução
híbrida usada nos seus veículos é a mais avançada já desenvolvida no
mundo. Na última 9ª Fetransrio, a MAN disse que a do MAN Lions City
Hybrid que é a mais avançada no mundo e, a Mercedes-Benz, disse que não
irá trazer a sua tecnologia europeu para o Brasil, mas sim está
desenvolvendo, em parceria com a Eletra, um ônibus híbrido 100%
brasileiro, portanto, mais adequado para a realidade do país. Mas não
importa qual é o mais avançado, todos são melhores do que o ônibus
somente a combustão, portanto, devem ser incentivados.
O
Volvo Híbrido foi projetado com dois motores, um a diesel e outro
elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente. O motor
elétrico é utilizado para arrancar o ônibus e acelerá-lo até uma
velocidade de aproximadamente 20 km/h, e também é usado como gerador de
energia durante as frenagens. O motor diesel entre em funcionamento em
velocidades mais altas. Quando o veículo está parado, seja no trânsito,
em pontos de ônibus ou em semáforos, o motor diesel fica desligado.
Pesquisa: Ônibus Paraibanos / Transporte Mundial