Volvo híbrido é premiado

O ônibus híbrido, até o momento, é uma das melhores soluções para o transporte de passageiros sobre pneus. O seu maior impeditivo é o seu algo custo, cerca de 60% mais caro do que um modelo similar somente com motor diesel. Porém, com uma boa gestão do dinheiro público e mais o barateametno do ônibus híbrido com o ganho de escala de produção, ele poderá ser uma realidade nas cidades brasileiras.A Volvo é a primeira e mais corajosa das fabricantes de ônibus a apostar nessa moderna tecnologia e, por isso, acaba de receber o seu primeiro prêmio no Brasil: "Inovação em Engenharia 2012" da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul, na categoria Mecânica.
VOLVO
O modelo da Volvo começou a ser montado, na fábrica de Curitiba (PR) em junho deste ano. A carroceria do híbrido foi desenvolvida pela Marcopolo.
Segundo a Volvo, a ônibus híbrido consegue uma economia de combustível de 35% e reduz em 90% as emissões de gases poluentes, em relação aos ônibus com tecnologia Euro 3, que estão em circulação atualmente. Agora está na hora da Volvo refazer essas contas comparando com ônibus Euro 5, pois já são uma realidade também. Outra vantagem do híbrido é não emitir ruído em cerca de 30% a 40% do tempo de operação, fato que deve ser analisado com cuidado, pois o ruído é um fator importante para alertar os pedestres e evitar atropelamentos.
Segundo a Volvo, a sua solução híbrida usada nos seus veículos é a mais avançada já desenvolvida no mundo. Na última 9ª Fetransrio, a MAN disse que a do MAN Lions City Hybrid que é a mais avançada no mundo e, a Mercedes-Benz, disse que não irá trazer a sua tecnologia europeu para o Brasil, mas sim está desenvolvendo, em parceria com a Eletra, um ônibus híbrido 100% brasileiro, portanto, mais adequado para a realidade do país. Mas não importa qual é o mais avançado, todos são melhores do que o ônibus somente a combustão, portanto, devem ser incentivados.
O Volvo Híbrido foi projetado com dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente. O motor elétrico é utilizado para arrancar o ônibus e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 km/h, e também é usado como gerador de energia durante as frenagens. O motor diesel entre em funcionamento em velocidades mais altas. Quando o veículo está parado, seja no trânsito, em pontos de ônibus ou em semáforos, o motor diesel fica desligado.
Pesquisa: Ônibus Paraibanos / Transporte Mundial