Secretaria de Transportes apreende nove ônibus e Feital chega ao fim da linha no Rio Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/secretaria-de-transportes-apreende-nove-onibus-feital-chega-ao-fim-da-linha-no-rio-7918239.html#ixzz2ObUfnvl2


Reboques da Secretaria de Transportes tiram de circulação sete ônibus da antiga Feital em Cascadura
Reboques da Secretaria de Transportes tiram de circulação sete ônibus da antiga Feital em Cascadura Foto: Roberto Moreyra / Agência O Globo
Marcelo Dias
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Única empresa pirata oficialmente reconhecida no Rio de Janeiro, a Viação Padre Miguel, antiga Feital, parece ter chegado ao fim da linha hoje de manhã. A Secretaria Municipal de Transportes apreendeu nove ônibus da linha 875 (Campo Grande-Cascadura), a única da velha Feital, em uma operação montada em três pontos da cidade: Marechal Hermes, Cascadura e Campo Grande. Dentre os veículos recolhidos, havia dois trafegando sem serem submetidos a vistorias há mais de uma década.
As blitzes foram organizadas a partir de denúncias publicadas pelo Extra Online mostrando que a companhia operava coletivos sem concessão - e nem vistoria há, pelo menos, dois anos. A barreira montada em Cascadura foi chefiada pelo próprio secretário Carlos Roberto Osório. De acordo com ele, a operação apreendeu 90% da frota da Feital/Padre Miguel.
Carlos Roberto Osório examina um dos ônibus apreendidos em Cascadura
Carlos Roberto Osório examina um dos ônibus apreendidos em Cascadura Foto: Roberto Moreyra / Agência O Globo
A empresa era a única a não participar dos quatro consórcios que venceram a licitação realizada em 2010 para exploração das linhas de ônibus e, teoricamente, estaria excluída da operação. Entretanto, a viação trafegava graças a uma liminar da 3ª Vara da Fazenda Pública e ainda questiona o Detran na Justiça para que seus ônibus circulem sem vistoria, sem licenciamento e sem pagamento de IPVA.
Um dos veículos, de registro 99015 (placa LNC-7205), trafegava sem passar por uma vistoria há 12 anos. Segundo o Detran, o último licenciamento foi feito em 2000. Outro, o 99011 (LNU-4066), está na mesma condição desde 2001. E houve um, o 99001, que estava com a placa adulterada, sem uma das letras.
Rodoviários observam os veículos recolhidos da Feital/Padre Miguel
Rodoviários observam os veículos recolhidos da Feital/Padre Miguel Foto: Roberto Moreyra / Agência O Globo
Os fiscais ainda encontraram um dos ônibus com boa parte de um pneu comido pelo desgaste. Chamada de Fatal pelos passageiros, a Feital foi a responsável pela morte de um homem há três anos. No dia 16 de junho de 2010, um veículo da linha 875 perdeu duas rodas na Avenida Santa Cruz, em Santíssimo, e uma delas atingiu e matou o aposentado Antônio Pinto da Silva Filho, de 55.
- Esta operação foi um grande sucesso. Praticamente paramos a Feital - comemorou o secretário. - Antes de pararmos os ônibus, fomos atrás deles de carro para localizá-los. Paramos nove ônibus, todos irregulares no sentido de conservação, documentação, vistoria e péssimo estado de uso. Rebocamos todos. Decidimos não lacrarmos a frota porque a experiência mostra que as empresas cortavam os lacres e botavam os ônibus para rodar dez minutos depois.
Fiscal mostra um pneu dos ônibus apreendidos, com a borda comida pelo desgaste
Fiscal mostra um pneu dos ônibus apreendidos, com a borda comida pelo desgaste Foto: Roberto Moreyra / Agência O Globo
Para dar conta do recado, a secretaria utilizou todos os seus reboques superpesados.
- Usamos toda nossa frota de superpesados e estamos verificando se sobrou algum ônibus da Feital. Pegamos sete ônibus em Cascadura, dois em Campo Grande e um fugiu. Estamos verificando se sobrou mais algum - contou Carlos Roberto Osório.
De lambuja, ainda foram apreendidos cinco micro-ônibus da Andorinha, do Consórcio Santa Cruz. De acordo com Osório, funcionários da Feital teriam intimidado fiscais da secretaria na semana passada, em carros com película negra nas janelas. Para garantir a segurança da operação, o secretário requisitou o apoio da Polícia Militar:
- Não apareceu um diretor da empresa para se justificar, exceto um despachante, mas teve um carro descaracterizado rondando a nossa operação. Como estávamos com a PM porque isso já havia nos acontecido, não aconteceu nada e eles foram embora quando íamos pará-los.
Fiscal examina o ônibus 99007, cuja última vistoria foi feita em 2010. Logo atrás, o 99015 não é vistoriado desde 2000.
Fiscal examina o ônibus 99007, cuja última vistoria foi feita em 2010. Logo atrás, o 99015 não é vistoriado desde 2000. Foto: Roberto Moreyra / Agência O Globo
Para evitar que a Feital/Padre Miguel volte às ruas, Carlos Roberto Osório orientou que a secretaria seja informada caso haja uma tentativa de retirar os ônibus dos dois depósitos públicos para onde foram levados.
- Pedi que nos informem sobre se tentarem liberar esses ônibus para que a gente também vá ao Detran, para que não retornem às ruas da noite para o dia - disse Osório.
Hoje à tarde, os consórcios Santa Cruz e Internorte serão chamados para apoiar os trajetos cobertos pelo 875 e, na segunda-feira, a linha deverá ser substituída por itinerários dos dois grupos.
- A denúncia do Extra Online era pertinente porque eles prestavam um péssimo atendimento. Optamos por realizar a operação numa sexta-feira para termos o fim de semana para os ajustes necessários e para não prejudicar os usuários. Vamos ver quais linhas regulares da Santa Cruz e do Internorte correm ali para repôr o trecho sem cobertura. Outra opção e o trem, já que a 875 praticamente corria paralela à via férrea - afirmou o secretário de Transportes.


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