Marcopolo comemora 50 mil unidades do Torino só no Rio de Janeiro

Ele é um dos modelos mais duradouros ainda em produção e sem dúvida, um dos maiores sucessos de venda de ônibus urbanos no País. Trata-se do Marcopolo Torino.
Prova do sucesso é o número divulgado pela fabricante Marcopolo durante a Transpúblico 2013, feira de produtos de transportes e discussão sobre a mobilidade, que foi realizada entre os dias 3 e 5 de julho no Expo Transamerica, zona Sul da Capital Paulista.
Somente na unidade de Xerém, no Rio de Janeiro, instalações da antiga Ciferal, onde é produzido desde 1999 pela Marcopolo, o modelo chegou a 50 mil unidades comercializadas.
A unidade 50 mil segue o padrão da Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro – SMTR/RJ e vai servir a linhas alimentadoras do BRT TransOeste – Bus Rapid Transit, corredor que liga Santa Cruz a Barra da Tijuca.
torino_11
O carro número 50 mil é equipado com ar condicionado e é projetado para transportar 82 pessoas, entre em pé, sentadas e usuário com cadeira de rodas ou acompanhado de cão-guia para portador de deficiência visual.
Sobre chassi Mercedes Benz OF 1721 Euro V, de 208 cavalos de potência e um torque considerado bom para ônibus urbanos, 780 Nm, a carroceria do Torino número 50 mil tem 12,6 metros de comprimento, entre-eixo de 5,95 metros, e três portas de acesso com vão livre de 1,10 metro. A porta do meio possui elevador e as poltronas têm encosto alto. O assoalho é de alumínio liso revestido com Ecoflex.
Para o motorista, o console possui porta-objetos e um sistema chamado defroster com saídas direcionais de ar tanto para a região dos pés como painel. Com isso, segundo a Marcopolo, é possível oferecer melhor refrigeração para o motorista e desembaçamento do pára-brisa.
tornio_2
Hoje tanto as empresas de ônibus que possuem visão moderna como as fabricantes, que seguem e atendem às tendências do mercado, sabem que o condutor deve ser tratado dignamente. Primeiro pelo óbvio: é um ser humano trabalhador. Depois, pela própria saúde financeira da empresa. As viações que hoje sabem que operar ônibus é muito mais que colocar veículos nas ruas e ter práticas presentes numa minoria dos empresários, como fraudar editais e comprar prefeitos, que conforto do motorista representa rentabilidade. Motorista que trabalha em boas condições rende mais, fica menos cansado, o que diminui os atrasos e até acidentes, dirige melhor, o que influencia em menos gastos de manutenção e atende melhor aquele que deveria ser encarado como a principal razão de os transportes existirem: o passageiro. (Nem sempre o poder público e alguns empresários pensam assim, mas o mercado está cada vez mais consciente que sem passageiro, não há empresa de ônibus, não há motorista de ônibus e nem a máquina burocrática do poder público destinada aos transportes).
A unidade também possui cortinas nas janelas, luzes traseiras de LED e letreiros eletrônicos – dois frontais e um lateral.
Fonte: blog Ônibus Brasil
- See more at: http://www.paraibabus.com/2013/07/marcopolo-comemora-50-mil-unidades-do.html#sthash.h0mM5RkR.dpuf