Volvo Bus Rapid Transit. Soluções para os desafios, imediatos e futuros.

Para um passageiro de ônibus, o conceito de qualidade de vida se traduz em rapidez e conforto. O BRT da Volvo é cerca de 2 a 3 vezes mais rápido do que as soluções convencionais.
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Mobilidade é um fator-chave no transporte urbano, e isto requer espaço. O BRT ocupa um espaço viário acentuadamente menor. As cidades precisam de soluções ecológicas. O BRT reduz as emissões de gases poluentes em até 50% se comparado aos sistemas tradicionais. As soluções Bus Rapid Transit são respostas mais econômicas e viáveis para os crescentes desafios.
As principais características do Volvo BRT são ônibus de alta capacidade, linhas exclusivas, embarque ao nível do ônibus, sistemas de pré-pagamento de bilhetes, controle de tráfego, prioridade nas interseções e informação aos passageiros.
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O projeto de implementação de um sistema BRT leva apenas cerca de 18 meses e custa um vigésimo do que um sistema de metrô. Além disso, o sistema Volvo BRT pode ser implementado por módulos separados, possibilitando uma instalação gradativa em qualquer cidade. O BRT cresce com a cidade!
Comparativo entre articulados e biarticulados BRT
Articulados: 8 razões para você escolher o melhor para seu BRT!
A capacidade nominal do articulado Volvo alcança até 180 passageiros na configuração com 21m de comprimento.  Isto significa uma frota 20% menor quando comparado a um articulado com motor traseiro.
A configuração de 21m Volvo tem um preço apenas 3% maior que o articulado Volvo com 18,6m.
VOLVO B340M
Os chassis articulados Volvo foram concebidos desde o início para operarem em sistemas BRT. O B340M permite um articulado de até 21m com apenas 3 eixos.
O chassi articulado Volvo com 21m pesa cerca de 2 toneladas menos que um articulado concorrente com 23m. Isto significa menos consumo de combustível e menor desgaste de pneus e dos  freios.
No chassi articulado Volvo todas as portas podem ter 1100mm de vão livre, facilitando a entrada/saída dos passageiros. Isto resulta em menor tempo parado para embarque/ desembarque.
A rótula do articulado Volvo é simples e robusta, além de ter baixo custo de
manutenção. Ela não necessita todo o sistema de controle que outros articulados com motor traseiro exigem.
O articulado Volvo tem um eixo e dois pneus a menos que um concorrente com 23m. Assim não tem arraste nos pneus e como consequência um menor custo de operação.
O articulado Volvo tem mais agilidade e um raio de giro menor, podendo utilizar as estações de BRT já existentes sem necessidade de nenhuma mudança.
Biarticulado: 8 razões para entender porque uma articulação a mais faz grande diferença!
O biarticulado Volvo alcança uma capacidade nominal  de até 270  passageiros na sua configuração de 28m.
Essa capacidade de passageiros é 50% maior que a capacidade do articulado Volvo 21m, com diferença de 90 passageiros. E o dobro da capacidade de um articulado padrão com motor traseiro. Isto significa que 1 biarticulado Volvo substitui 2 articulados com motor traseiro.
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O impacto desta substituição é imenso. Menos motoristas, cobradores, combustível, pneus, manutenção e capital para realizar o mesmo trabalho de transporte.  Em geral o custo passageiro-km de um biarticulado é de 30% a 40% menor que o de um articulado motor traseiro.
O biarticulado pode utilizar 5 portas com vão livre de 1100mm garantindo total facilidade de acesso.
Nas estações de parada com menor demanda pode utilizar as mesmas portas dos articulados, sem exigir condição especial.
Nos terminais, o biarticulado demora apenas 20 segundos para que seus 270 passageiros desçam de suas 5 amplas portas. Isto significa maior velocidade operacional.
Os articulados e biarticulados Volvo estão há mais de 20 anos operando com sucesso nos maiores BRT´s da América Latina, México, Bogotá, São Paulo , Goiânia, Curitiba e agora também no Rio de Janeiro.
Agora você também já sabe porque a Volvo é líder mundial em BRT.
Fonte: VOLVO
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