Ônibus e bicicleta no combate à obesidade

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

combate à obesidade
Ônibus em faixa exclusiva em Londres. Estudo na Inglaterra com mais de 7 mil 400 pessoas revela que o uso do transporte público ou deslocamentos não motorizados podem ajudar no combate a um dos grandes males da atualidade: a obesidade. Pesquisa serve de parâmetro para diversos países, inclusive o Brasil que sofre com o problema.
Ônibus e bicicletas no combate à obesidade
Estudo britânico com 7 mil 400 pessoas mostra que pessoas que deixam o carro em casa podem perder até 3 quilos no dia a dia. Levantamento serve de base para diversos países
ADAMO BAZANI – CBN
Que o uso do transporte coletivo e de meios não motorizados de deslocamento trazem benefícios como a redução do trânsito e de problemas de saúde relacionados à poluição é um fato que não traz nenhuma dívida e mostra a necessidade de investimentos em vias para bicicletas e na priorização de ônibus, trens e metrô no espaço urbano e nas políticas públicas de mobilidade.
Mas o transporte público, andar a pé e as bicicletas como rotina de deslocamento também ajudam a combater um grave problema que ocorre em diversos países, inclusive no Brasil: a obesidade.
Estudo com 7 mil 400 pessoas realizado pela London School of Hygiene & Tropical Medicine, na Inglaterra, que traz dados que podem ser usados em diferentes países, comprova que as pessoas que andam de ônibus, trem e metrô, além de bicicletas, podem reduzir em um ponto o IMC – Índice de Massa Corpórea, o que significa perda de 3 quilos nos homens.
Já nas mulheres, as que optam por descolamentos a pé, de bicicleta ou transporte público podem perder 0,7 de IMC, ou 2,5 quilos.
Entre estas 7 mil e 400 pessoas que tiveram a rotina acompanhada pelos médicos-pesquisadores, 76% dos homens se deslocavam somente de carro, 10% de transporte público e 15% andavam a pé ou de bicicleta. Já entre as mulheres, 72% usavam carro habitualmente, 11% usavam transporte público e 17% faziam os deslocamentos não motorizados.
O IMC é calculado pela divisão do peso pela altura ao quadrado.
Quem apresenta índice menor que 18,5 está abaixo do peso. Entre 18,5 e 24,9 , significa que em relação ao peso, a pessoa está com condições perfeitas de saúde. Entre 25 e 30 é sobrepeso e acima deste número, o IMC – Índice de Massa Corpórea indica obesidade.
As 7 mil 400 pessoas tinham idades, situação de saúde, hábitos alimentares renda mensal, esforço físico realizado no trabalho e alimentação diferentes, mas os resultados não se alteraram mesmo levando em consideração estes fatores.
Os pesquisadores disseram que os resultados mostram que a redução da dependência do carro é mais eficiente que muitas programações de dietas alimentares, mas afirmam que a relação entre causa e efeito no emagrecimento pelo uso do transporte público precisa de mais estudos.
No entanto, os profissionais de saúde envolvidos no estudo não têm dúvidas de que pedalar e andar até uma estação de trem e metrô ou até um ponto de ônibus já traz benefícios e estimula a atividade física mais eficiente e com quase nenhuma contra-indicação: caminhada.
Mas vai um alerta básico. O uso do transporte público ajuda e muito. No entanto, também não é porque a pessoa não vai usar o carro constantemente que ela pode deixar de praticar alguma atividade esportiva ou física e não ter uma alimentação saudável.
Ande de ônibus, mas também não abuse da coxinha ou do bolinho de ovo na rodoviária.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes