Prefeitura do Rio de Janeiro acredita que número da população que usa transporte público vai triplicar depois de obras de mobilidade
Após BRTs, VLT e ampliação do Metrô, pelo menos 63% dos moradores vão deixar o carro em casa, segundo estimativas do poder público
ADAMO BAZANI – CBN
A cidade do Rio de Janeiro anunciou que até as Olimpíadas em 2016 devem ser investidos R$ 37,6 bilhões, sendo 57% provenientes de verbas privadas e 43% de verbas públicas.
Deste total, segundo o poder público, R$ 24,1 bilhões serão para obras que podem ser consideradas legado, como revitalização da zona Portuária, despoluição da Baía de Guanabara e lagoas da BARRA DA TIJUCA e para MOBILIDADE URBANA.
Foram colocadas nesta “conta de benefícios” intervenções que já foram completamente ou parcialmente concluídas, como os corredores para trânsito rápido de ônibus – BRT, a exemplo do TransOeste e do Transcarioca, previstos para COPA do Mundo.
A prefeitura anunciou que espera, após a implantação dos novos sistemas de transportes, que a parcela de pessoas na cidade que usam o transporte público suba dos atuais 18% para 63%, mais que o triplo.
Entre as principais intervenções no setor estão:
– Corredor de Ônibus BRT TransOeste: Barra da Tijuca a SANTA CRUZ e Campo Grande
– Corredor de Ônibus BRT TransCarioca: Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional do Galeão
– Corredor de Ônibus BRT TransOlímpica: JACAREPAGUá a Deodoro.
– VLT Veículo Leve sobre Trilhos: região central do Rio à zona portuária
– Metrô: Nova linha de 16 quilômetros de Ipanema à Barra da Tijuca.
A prefeitura promete ainda integração física e tarifária destes diferentes meios de transporte.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Após BRTs, VLT e ampliação do Metrô, pelo menos 63% dos moradores vão deixar o carro em casa, segundo estimativas do poder público
ADAMO BAZANI – CBN
A cidade do Rio de Janeiro anunciou que até as Olimpíadas em 2016 devem ser investidos R$ 37,6 bilhões, sendo 57% provenientes de verbas privadas e 43% de verbas públicas.
Deste total, segundo o poder público, R$ 24,1 bilhões serão para obras que podem ser consideradas legado, como revitalização da zona Portuária, despoluição da Baía de Guanabara e lagoas da BARRA DA TIJUCA e para MOBILIDADE URBANA.
Foram colocadas nesta “conta de benefícios” intervenções que já foram completamente ou parcialmente concluídas, como os corredores para trânsito rápido de ônibus – BRT, a exemplo do TransOeste e do Transcarioca, previstos para COPA do Mundo.
A prefeitura anunciou que espera, após a implantação dos novos sistemas de transportes, que a parcela de pessoas na cidade que usam o transporte público suba dos atuais 18% para 63%, mais que o triplo.
Entre as principais intervenções no setor estão:
– Corredor de Ônibus BRT TransOeste: Barra da Tijuca a SANTA CRUZ e Campo Grande
– Corredor de Ônibus BRT TransCarioca: Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional do Galeão
– Corredor de Ônibus BRT TransOlímpica: JACAREPAGUá a Deodoro.
– VLT Veículo Leve sobre Trilhos: região central do Rio à zona portuária
– Metrô: Nova linha de 16 quilômetros de Ipanema à Barra da Tijuca.
A prefeitura promete ainda integração física e tarifária destes diferentes meios de transporte.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes