Os primeiros novos ônibus articulados no sistema de transporte coletivo da cidade de Fortaleza, capital do Ceará são Mercedes-Benz. Sete unidades do modelo O 500 MA de piso alto foram entregues pelo concessionário Ceará Diesel, na última semana para as empresas operadoras locais, que utilizarão os veículos no corredor exclusivo Antônio Bezerra/Centro já neste mês de novembro.
“Temos muito orgulho e satisfação de constatar que os primeiros ônibus articulados a circularem nessa nova fase do sistema de transporte coletivo de Fortaleza trazem a estrela de três pontas”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “A capital cearense segue assim a escolha de outras grandes regiões metropolitanas, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Brasília, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis, que juntaram articulados e super articulados da nossa marca a seus sistemas de transporte, tanto aqueles de corredores exclusivos, quanto de BRTs”.
Concessionário Center Bus, especializado no segmento de ônibus, a Ceará Diesel já ofereceu treinamento de operação e oficina para equipes das empresas operadoras. Dessa forma, contribui para a rápida familiarização dos motoristas e do pessoal de oficina quanto às características específicas dos veículos articulados, potencializando assim o uso da frota no que se refere a desempenho, economia operacional e manutenção.
Com capacidade para 100 passageiros, os articulados O 500 MA que começarão a operar em Fortaleza, também receberam a configuração de portas altas à esquerda, para acesso junto ao canteiro central no corredor Antônio Bezerra/Centro. Para maior conforto dos usuários, são equipados com ar condicionado e suspensão pneumática. Além disso, o motorista é beneficiado com as facilidades do câmbio automático.
“Os articulados O 500 da Mercedes-Benz, assim como os demais ônibus urbanos da marca, são reconhecidos no mercado pelo reduzido consumo de combustível, baixo custo operacional e de manutenção”, afirma Walter Barbosa. “Além disso, a robustez e a resistência dos nossos chassis asseguram um alto índice de disponibilidade na severa operação do transporte urbano. Ou seja, os ônibus Mercedes-Benz rodam mais, garantindo produtividade e rentabilidade para os clientes”.
As expressivas vendas de ônibus para grandes cidades e regiões metropolitanas contribuem para a consolidação da posição da Mercedes-Benz como líder absoluta de vendas de ônibus urbanos no Brasil. No acumulado de janeiro a setembro deste ano, essa liderança é de cerca de 67% de participação de mercado neste segmento.
Considerando as vendas totais de ônibus acima de 8 toneladas no Brasil, a Mercedes-Benz mantém sua tradicional e histórica liderança. No acumulado de janeiro a setembro de 2014, foram emplacados 8.918 ônibus da marca, o que significa mais de 47% de participação de mercado.
Mercedes-Benz oferece solução completa para os clientes
Com base em sua completa gama de chassis de ônibus, que formam a mais completa linha do mercado brasileiro, a Mercedes-Benz atende a todas as demandas do transporte coletivo urbano, incluindo sistema BRT e corredores exclusivos. A marca oferece desde micro-ônibus, ônibus convencionais e padrons para linhas alimentadoras e distribuidoras, até os ônibus articulados e os superarticulados para linhas troncais e corredores.
As soluções da marca envolvem também assessoria especializada em transporte de passageiros, com uma experiente equipe totalmente focada em sistemas como o BRT para apoio a clientes, órgãos gestores e consultorias de transporte.
Portfólio Mercedes-Benz inclui quatro versões de ônibus articulados
Entre os 20 modelos disponíveis na mais completa linha de ônibus urbanos e rodoviários do País, da marca Mercedes-Benz, se destacam quatro modelos de chassis para veículos articulados, solução eficaz para os corredores exclusivos dos sistemas integrados e do BRT, atendendo às demandas de alta capacidade do transporte coletivo urbano.
Além das conhecidas versões O 500 MA e UA “low entry” (piso baixo), a linha de articulados conta com os superarticulados O 500 MDA e UDA “low entry”. O grande destaque destes modelos são seus 4 eixos, sendo 2 eixos na parte traseira do veículo, o que possibilita a instalação de carroçarias até 23 metros, para mais de 200 passageiros, dependendo da configuração interna do ônibus.
Os chassis O 500 UA e UDA "low entry" são indicados para pontos de embarque ao nível da calçada. Já os O 500 MA e MDA, com piso normal, são mais adequados para corredores que utilizam plataformas de embarque elevadas. Todos os articulados Mercedes-Benz são indicados para corredores de ônibus, ficando a cargo dos gestores e dos operadores a escolha do que melhor atenda ao dimensionamento da capacidade do seu sistema de transporte.
FONTE: Mercedes-Benz