Volks em Resende completa 18 anos prevendo R$ 4 bilhões em investimentos até 2017
Planta produz 106 versões diferentes de ônibus e caminhões para o mercado interno e exportações
ADAMO BAZANI – CBN
A MAN Latin America, proprietária da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus, anunciou que até 2017 os investimentos na planta de Resende, no Rio de Janeiro, devem alcançar um total de R$ 4 bilhões.
Além de modernização nas linhas de produção de ônibus e caminhões, são estudadas atualizações dos modelos já em fabricação e não estão descartados lançamentos.
Neste dia 1º de novembro de 2014, a planta completa na cidade do sul do Estado do Rio de Janeiro, completa 18 anos.
Em 1996, quando foi inaugurada, a unidade da Volkswagen tinha 200 empregados e conseguia produzir apenas um caminhão ou chassi de ônibus por dia. A planta hoje tem cerca de cinco mil funcionários e á alcançou a marca de 680 mil veículos para transporte de cargas ou de passageiros.
A área construída subiu de 90 mil metros quadrados em 1996 para quase 180 mil metros quadrados atualmente, contando a fábrica, o Centro Logístico, o Parque de Fornecedores e o centro de modificações (BMB).
Apenas no ano de 2013, foram construídos 20 mil metros quadrados para a instalação de mais dois fabricantes de peças: Meritor e Suspensys.
Aliás, a aproximação dos fornecedores de peças e equipamentos, com a presença no espaço físico da montadora, chamado de Consórcio Modular, é considerada uma prática do setor automotivo em diversos países que se tornou referência.
Fazem parte do consórcio oito empresas: Maxion (que cuida da montagem do chassi), a Meritor (eixos e suspensão), a Remon (rodas epneus ), a Powertrain (motores), e, no caso específico dos caminhões, a AKC Aethra (armação da cabina), a Carese (pintura) e a Continental (acabamento da cabine). O controle de qualidade do produto é de total responsabilidade da MAN Latin America.
Em nota à imprensa especializada, o presidente da MAN Latin America, Roberto Cortes, diz que a empresa atraiu outras companhias para a cidade de Resende.
“Na esteira de nosso desenvolvimento e consolidação em Resende, servimos de âncora para atrair diversas empresas, como montadoras e fornecedores. Atingimos a considerada maioridade, ao chegarmos aos 18 anos, em plena maturidade de nossa operação com um relacionamento muito próximo e benefício à população de Resende e região” – disse o executivo.
A MAN Latin América responde por 65% da arrecadação tributária de Resende.
PRODUTOS E TECNOLOGIA:
Atualmente, a fábrica de Resende produz 106 variações de veículos entre caminhões e ônibus tanto para o mercado nacional como para a exportação.
A MAN Latin America é líder no mercado de caminhões e vice-líder no setor de ônibus, com produção de micro-ônibus, ônibus-midi, ônibus urbanos com motor dianteiro, ônibus urbano com motor traseiro, ônibus articulado urbano, ônibus rodoviários.
Na nota, a MAN também detalha o que considera avanços tecnológicos para o desenvolvimento de modelos e produção de ônibus e caminhões.
“O sistema de produção da MAN Latin America em Resende também recebeu importantes ferramentas tecnológicas nos últimos anos. Impressões de peças protótipos em 3D, escâneres, máquinas decorte a laser e até um sistema logístico automotivo com tecnologia de separação de peças por comando de voz já são realidade na empresa. Além de Resende, a MAN Latin America mantém uma operação fabril na cidade de Querétaro, no México, onde monta produtos da marca Volkswagen para o mercado local.”
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Planta produz 106 versões diferentes de ônibus e caminhões para o mercado interno e exportações
ADAMO BAZANI – CBN
A MAN Latin America, proprietária da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus, anunciou que até 2017 os investimentos na planta de Resende, no Rio de Janeiro, devem alcançar um total de R$ 4 bilhões.
Além de modernização nas linhas de produção de ônibus e caminhões, são estudadas atualizações dos modelos já em fabricação e não estão descartados lançamentos.
Neste dia 1º de novembro de 2014, a planta completa na cidade do sul do Estado do Rio de Janeiro, completa 18 anos.
Em 1996, quando foi inaugurada, a unidade da Volkswagen tinha 200 empregados e conseguia produzir apenas um caminhão ou chassi de ônibus por dia. A planta hoje tem cerca de cinco mil funcionários e á alcançou a marca de 680 mil veículos para transporte de cargas ou de passageiros.
A área construída subiu de 90 mil metros quadrados em 1996 para quase 180 mil metros quadrados atualmente, contando a fábrica, o Centro Logístico, o Parque de Fornecedores e o centro de modificações (BMB).
Apenas no ano de 2013, foram construídos 20 mil metros quadrados para a instalação de mais dois fabricantes de peças: Meritor e Suspensys.
Aliás, a aproximação dos fornecedores de peças e equipamentos, com a presença no espaço físico da montadora, chamado de Consórcio Modular, é considerada uma prática do setor automotivo em diversos países que se tornou referência.
Fazem parte do consórcio oito empresas: Maxion (que cuida da montagem do chassi), a Meritor (eixos e suspensão), a Remon (rodas e
Em nota à imprensa especializada, o presidente da MAN Latin America, Roberto Cortes, diz que a empresa atraiu outras companhias para a cidade de Resende.
“Na esteira de nosso desenvolvimento e consolidação em Resende, servimos de âncora para atrair diversas empresas, como montadoras e fornecedores. Atingimos a considerada maioridade, ao chegarmos aos 18 anos, em plena maturidade de nossa operação com um relacionamento muito próximo e benefício à população de Resende e região” – disse o executivo.
A MAN Latin América responde por 65% da arrecadação tributária de Resende.
PRODUTOS E TECNOLOGIA:
Atualmente, a fábrica de Resende produz 106 variações de veículos entre caminhões e ônibus tanto para o mercado nacional como para a exportação.
A MAN Latin America é líder no mercado de caminhões e vice-líder no setor de ônibus, com produção de micro-ônibus, ônibus-midi, ônibus urbanos com motor dianteiro, ônibus urbano com motor traseiro, ônibus articulado urbano, ônibus rodoviários.
Na nota, a MAN também detalha o que considera avanços tecnológicos para o desenvolvimento de modelos e produção de ônibus e caminhões.
“O sistema de produção da MAN Latin America em Resende também recebeu importantes ferramentas tecnológicas nos últimos anos. Impressões de peças protótipos em 3D, escâneres, máquinas de
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes