Híbridos de dois andares começam a circular no Parque Nacional do Iguaçu
Serão cinco unidades menos poluentes. Três já foram adquiridas
ADAMO BAZANI – CBN
A Volvo entregou três das cinco unidades dos ônibus híbridos de dois andares à empresa Cataratas do Iguaçu S/A, responsável pelo serviço de transporte dentro do Parque Nacional do Iguaçui
Os outros 13 ônibus em operação continuam prestando serviços.
O ônibus é movido por dois motores, um a eletricidade, que opera quando o ônibus está parado, freia e até 20 quilômetros por hora e outro a diesel, a partir desta velocidade. De acordo com a Volvo, o ônibus reduz em 50% a emissão de gases poluentes em relação aos ônibus com tecnologia Euro 5. Em relação aos veículos com tecnologia Euro 3, que circulam no parque atualmente, a redução de emissões é ainda maior, atingindo 90%.
Serão cinco unidades menos poluentes. Três já foram adquiridas
ADAMO BAZANI – CBN
A Volvo entregou três das cinco unidades dos ônibus híbridos de dois andares à empresa Cataratas do Iguaçu S/A, responsável pelo serviço de transporte dentro do Parque Nacional do Iguaçui
Os outros 13 ônibus em operação continuam prestando serviços.
O ônibus é movido por dois motores, um a eletricidade, que opera quando o ônibus está parado, freia e até 20 quilômetros por hora e outro a diesel, a partir desta velocidade. De acordo com a Volvo, o ônibus reduz em 50% a emissão de gases poluentes em relação aos ônibus com tecnologia Euro 5. Em relação aos veículos com tecnologia Euro 3, que circulam no parque atualmente, a redução de emissões é ainda maior, atingindo 90%.
“O nosso híbrido está totalmente alinhado à proposta de preservação do meio ambiente do Parque Nacional do Iguaçu e às atuais demandas por transporte sustentável, tanto do ponto de vista econômico quanto do ambiental”, afirma em nota à imprensa, Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.
Os ônibus têm carroceria especial de dois anadres Marcopolo Viale BRT e vista panorâmica, para que todos os visitantes transportados tenham ampla visibilidade do Parque Nacional do Iguaçu, proporcionando maior contato com a natureza.
Em nota, a empresa também fala sobre as vantagens do veículo.
“A opção pelo transporte híbrido atende uma necessidade do Parque, que é a de permitir a circulação de veículos pelas dependências da unidade de conservação causando o menor impacto”, afirma o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro. O Parque Nacional do Iguaçu abriga o maior remanescente de Mata Atlântica da região sul do Brasil e protege uma riquíssima biodiversidade, constituída por espécies representativas da fauna e flora brasileiras, das quais algumas ameaçadas de extinção.
Os ônibus que circulam na área interna do Parque Nacional do Iguaçu transportam em média, por ano, 1,2 milhão de passageiros, o equivalente a 80% do total de turistas que visitam a unidade. Em média, cada veículo faz entre cinco e 15 viagens, com saídas do Centro de Visitantes e vai até o espaço Porto Canoas que é o ponto final do circuito.
Menos emissões
Os ônibus híbridos da Volvo consomem até 35% menos combustível e, consequentemente, emitem 35% menos gás carbônico. “Em um ano de operação, o veículo deixa de emitir 33 toneladas de CO2 comparado aos veículos à diesel com a mesma capacidade de passageiros”, explica Fábio Lorençon, coordenador da engenharia de vendas da Volvo Bus Latin América.
Além disso, o híbrido emite 50% menos material particulado (fumaça) e NOx (óxidos nocivos à saúde), em relação aos veículos com tecnologia Euro 5. Outra vantagem é que é mais silencioso que os ônibus movidos a diesel e, quando está parado nos pontos de embarque e desembarque de passageiros, não emite ruído.
Modelo de negócio
Com o início da produção de ônibus híbridos em Curitiba, em junho do ano passado, a Volvo criou um novo modelo de negócio. A venda dos híbridos inclui um pacote de soluções que garante a tranquilidade e a segurança dos operadores de transporte. Neste pacote estão incluídos, além do chassi, a manutenção plena do veículo – desde a troca de óleo até reparos -, mecânicos especializados, equipamentos e ferramentas para trabalhar na garagem do cliente.
“Ampliamos a nossa oferta de planos de manutenção plena, disponíveis para os veículos 100% à diesel, para os híbridos, propiciando aos operadores todo suporte e disponibilidade a um custo fixo equivalente por quilômetro rodado”, informa Euclides Castro, gerente de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin América.
Outro diferencial deste modelo de negócio é que a bateria do motor elétrico não é vendida. A empresa assina com o cliente um contrato de prestações mensais que cobre qualquer reparo e trocas da bateria até o final da vida útil do veículo.
“Ao assumir a responsabilidade pela bateria, garantimos aos nossos clientes um custo linear, sem riscos e sem surpresas. Além disso, asseguramos uma destinação final ambientalmente correta quando substituída por uma nova”, reforça Castro.
A bateria desenvolvida pela Volvo para os ônibus híbridos é a mais avançada do mercado. Com apenas 200 quilos, permite que o veículo transporte a mesma quantidade de passageiros que os ônibus equivalentes (até 90 passageiros).
Tecnologia
O ônibus híbrido tem uma tecnologia revolucionária e é a solução híbrida mais avançada já desenvolvida. Chamada de “Híbrida em Paralelo”, foi projetada para um ônibus com dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente. O motor elétrico é utilizado para arrancar o ônibus e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 quilômetros por hora.
O motor diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas. A cada vez que se acionam os freios, a energia de desaceleração é utilizada para carregar as baterias. Quando o veículo está parado, seja no trânsito, em pontos de ônibus ou em semáforos, o motor diesel fica desligado.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Com informações Volvo
Com informações Volvo