BYD vai testar ônibus elétrico puro em Palmas a partir deste sábado

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

ônibus elétrico puro
Ônibus elétrico puro da BYD, movido somente com baterias, vai ser testado em Palmas. Empresa chinesa deve ter planta no Brasil com previsão de para poder produzir 4 mil ônibus não poluentes até 2016. Companhia deve testar veículos em mais cidades brasileiras. Divulgação Prefeitura de Palmas.
Palmas vai testar ônibus elétrico da BYD
População poderá realizar passeios no ônibus movido somente com baterias. Chinesa BYD se interessou pelo projeto de BRT em Palmas
ADAMO BAZANI – CBN
A empresa chinesa BYD vai testar até o dia 25 de fevereiro de 2014, em Palmas, no Tocantins, o ônibus totalmente elétrico somente com baterias, sem necessidade da rede aérea de alimentação como os tradicionais trólebus.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Palmas, a exposição do veículo que não emite nenhum tipo de poluente nas operações começa neste sábado, dia 22 de fevereiro.
O modelo, denominado Eco-Bus K 9, vai fazer o passeio inaugural às 9 horas e levar professores da rede pública municipal da Estação Apinajé (próxima ao Ministério Público Estadual) até a Estação Krahô ( em frente ao Hotel Italian).
O objetivo é mostrar aos profissionais de educação, principais disseminadores de conceitos e conhecimento a crianças e jovens, a necessidade de práticas que preservem o meio ambiente e que a indústria de transportes pode ser uma grande aliada na luta pelo respeito à natureza e à própria vida humana.
Em nota à imprensa, o secretário de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte de Palmas, Cristian Zini, disse que a BYD procurou a prefeitura para exibir o ônibus não poluente e que se interessou pelo projeto de corredores de ônibus exclusivos, do tipo BRT – Bus Rapid Transit, da prefeitura da capital tocantinense.
“A empresa tomou conhecimento do projeto do BRT realizado pela Prefeitura e se colocou à disposição para apresentar o veículo na Capital”. – disse Cristian Zini.
Decreto municipal de Palmas, número 729, garante espaço para empresas fabricantes de veículos não poluentes, sejam elétricos ou movidos por combustíveis de fontes renováveis, como etanol e biodiesel, exporem seus produtos.
“O Município visa a sustentabilidade e tem interesse em implantar veículos elétricos no projeto de mobilidade e por isso vamos abrir espaço para que a empresas apresentem seus produtos e para que a população conheça essas tecnologias”. – complementou o secretário de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte de Palmas, Cristian Zini, na nota disponibilizada pela assessoria de imprensa antes do evento.
Até terça-feira, serão seis passeios com itinerários diferentes.
BYD QUER PRODUZIR ÔNIBUS ELÉTRICOS NO BRASIL:
A fabricante chinesa BYD – Build Your Dreams já declarou planos para o Brasil, um dos maiores mercados de ônibus em todo o mundo.
A empresa, que tem como um dos sócios o bilionário norte-americano, Warren Buffett, já fez testes em Brasília, Salvador e São Paulo. Na Capital Paulista já é a segunda fase de experimentação dos ônibus.
No final do ano passado, ao Blog Ponto de Ônibus e à Rádio CBN, o secretário municipal de transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, disse que técnicos da SPTrans vão à China para que as próximas duas unidades da BYD já sigam os padrões de carrocerias exigidas pela gerenciadora paulistana.
A vice-presidente sênior da BYD, Stella Li, disse em janeiro que a empresa vai investir US$ 100 milhões para a construção de uma fábrica de ônibus elétricos puros (movidos somente com baterias) no estado de São Paulo.
A escolha da cidade ainda depende de negociações, mas a previsão é de que a planta fique num raio de cerca de 150 quilômetros de distância da capital paulista.
Entre 2015 e 2016, a empresa tem o plano de já estar em condições de produzir 4 mil ônibus elétricos por ano para o Brasil e para outros países da América Latina.
Em novembro do ano passado, a BYD deu início à produção de ônibus elétricos em uma fábrica inaugurada em Lancaster, na Califórnia. Os investimentos nessas instalações são de US$ 30 milhões na fase inicial, segundo a empresa.
EMPRESA BRASILEIRA FAZ PARCERIA COM JAPONESA PARA VEÍCULO 100% ELÉTRICO:
ônibus
No ABC Paulista, é testado com passageiros ônibus elétrico puro que mescla tecnologias brasileira e chinesa. Trólebus que já operava pelo Corredor ABD recebeu os novos equipamentos e as baterias e agora não depende de rede aérea. Foto: Edson Alvares Júnior
Enquanto a BYD avança em outros estados demonstrando o ônibus cujo modelo similar deve ser produzido no Brasil em escala, a empresa brasileira fabricante de ônibus com tecnologia limpa, Eletra, de São Bernardo do Campo, começou nesta quinta-feira a realizar os testes com passageiros do E-Bus,Bus, na extensão Diadema – Brooklin do Corredor ABD, operado pela Metra, do mesmo grupo empresarial da Eletra.
O veículo foi equipado com tecnologias japonesa e brasileira num trabalho em conjunto entre a Eletra, a Mitsubishi Heavy Industries e a Mitsubishi Corportaion.
Foram aproveitados o chassi Mercedes-Benz e a carroceria Caio Millennium II de um trólebus articulado que já circulava pelo Corredor ABD. O modelo tem capacidade para 124 passageiros e 18 metros de comprimento.
No Terminal Metropolitano de Diadema, há uma estação para as baterias serem recarregadas. São planejadas quatro recargas rápidas de quatro minutos em média cada.
Na garagem, o veículo recebe uma recarga lenta de quatro horas.
A autonomia pode ser de 160 quilômetros.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes