Palmas vai testar ônibus elétrico da BYD
População poderá realizar passeios no ônibus movido somente com baterias. Chinesa BYD se interessou pelo projeto de BRT em Palmas
ADAMO BAZANI – CBN
A empresa chinesa BYD vai testar até o dia 25 de fevereiro de 2014, em Palmas, no Tocantins, o ônibus totalmente elétrico somente com baterias, sem necessidade da rede aérea de alimentação como os tradicionais trólebus.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Palmas, a exposição do veículo que não emite nenhum tipo de poluente nas operações começa neste sábado, dia 22 de fevereiro.
O modelo, denominado Eco-Bus K 9, vai fazer o passeio inaugural às 9 horas e levar professores da rede pública municipal da Estação Apinajé (próxima ao Ministério Público Estadual) até a Estação Krahô ( em frente ao Hotel Italian).
O objetivo é mostrar aos profissionais de educação, principais disseminadores de conceitos e conhecimento a crianças e jovens, a necessidade de práticas que preservem o meio ambiente e que a indústria de transportes pode ser uma grande aliada na luta pelo respeito à natureza e à própria vida humana.
Em nota à imprensa, o secretário de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte de Palmas, Cristian Zini, disse que a BYD procurou a prefeitura para exibir o ônibus não poluente e que se interessou pelo projeto de corredores de ônibus exclusivos, do tipo BRT – Bus Rapid Transit, da prefeitura da capital tocantinense.
“A empresa tomou conhecimento do projeto do BRT realizado pela Prefeitura e se colocou à disposição para apresentar o veículo na Capital”. – disse Cristian Zini.
Decreto municipal de Palmas, número 729, garante espaço para empresas fabricantes de veículos não poluentes, sejam elétricos ou movidos por combustíveis de fontes renováveis, como etanol e biodiesel, exporem seus produtos.
“O Município visa a sustentabilidade e tem interesse em implantar veículos elétricos no projeto de mobilidade e por isso vamos abrir espaço para que a empresas apresentem seus produtos e para que a população conheça essas tecnologias”. – complementou o secretário de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte de Palmas, Cristian Zini, na nota disponibilizada pela assessoria de imprensa antes do evento.
Até terça-feira, serão seis passeios com itinerários diferentes.
BYD QUER PRODUZIR ÔNIBUS ELÉTRICOS NO BRASIL:
A fabricante chinesa BYD – Build Your Dreams já declarou planos para o Brasil, um dos maiores mercados de ônibus em todo o mundo.
A empresa, que tem como um dos sócios o bilionário norte-americano, Warren Buffett, já fez testes em Brasília, Salvador e São Paulo. Na Capital Paulista já é a segunda fase de experimentação dos ônibus.
No final do ano passado, ao Blog Ponto de Ônibus e à Rádio CBN, o secretário municipal de transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, disse que técnicos da SPTrans vão à China para que as próximas duas unidades da BYD já sigam os padrões de carrocerias exigidas pela gerenciadora paulistana.
A vice-presidente sênior da BYD, Stella Li, disse em janeiro que a empresa vai investir US$ 100 milhões para a construção de uma fábrica de ônibus elétricos puros (movidos somente com baterias) no estado de São Paulo.
A escolha da cidade ainda depende de negociações, mas a previsão é de que a planta fique num raio de cerca de 150 quilômetros de distância da capital paulista.
Entre 2015 e 2016, a empresa tem o plano de já estar em condições de produzir 4 mil ônibus elétricos por ano para o Brasil e para outros países da América Latina.
Em novembro do ano passado, a BYD deu início à produção de ônibus elétricos em uma fábrica inaugurada em Lancaster, na Califórnia. Os investimentos nessas instalações são de US$ 30 milhões na fase inicial, segundo a empresa.
EMPRESA BRASILEIRA FAZ PARCERIA COM JAPONESA PARA VEÍCULO 100% ELÉTRICO:
População poderá realizar passeios no ônibus movido somente com baterias. Chinesa BYD se interessou pelo projeto de BRT em Palmas
ADAMO BAZANI – CBN
A empresa chinesa BYD vai testar até o dia 25 de fevereiro de 2014, em Palmas, no Tocantins, o ônibus totalmente elétrico somente com baterias, sem necessidade da rede aérea de alimentação como os tradicionais trólebus.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Palmas, a exposição do veículo que não emite nenhum tipo de poluente nas operações começa neste sábado, dia 22 de fevereiro.
O modelo, denominado Eco-Bus K 9, vai fazer o passeio inaugural às 9 horas e levar professores da rede pública municipal da Estação Apinajé (próxima ao Ministério Público Estadual) até a Estação Krahô ( em frente ao Hotel Italian).
O objetivo é mostrar aos profissionais de educação, principais disseminadores de conceitos e conhecimento a crianças e jovens, a necessidade de práticas que preservem o meio ambiente e que a indústria de transportes pode ser uma grande aliada na luta pelo respeito à natureza e à própria vida humana.
Em nota à imprensa, o secretário de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte de Palmas, Cristian Zini, disse que a BYD procurou a prefeitura para exibir o ônibus não poluente e que se interessou pelo projeto de corredores de ônibus exclusivos, do tipo BRT – Bus Rapid Transit, da prefeitura da capital tocantinense.
“A empresa tomou conhecimento do projeto do BRT realizado pela Prefeitura e se colocou à disposição para apresentar o veículo na Capital”. – disse Cristian Zini.
Decreto municipal de Palmas, número 729, garante espaço para empresas fabricantes de veículos não poluentes, sejam elétricos ou movidos por combustíveis de fontes renováveis, como etanol e biodiesel, exporem seus produtos.
“O Município visa a sustentabilidade e tem interesse em implantar veículos elétricos no projeto de mobilidade e por isso vamos abrir espaço para que a empresas apresentem seus produtos e para que a população conheça essas tecnologias”. – complementou o secretário de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte de Palmas, Cristian Zini, na nota disponibilizada pela assessoria de imprensa antes do evento.
Até terça-feira, serão seis passeios com itinerários diferentes.
BYD QUER PRODUZIR ÔNIBUS ELÉTRICOS NO BRASIL:
A fabricante chinesa BYD – Build Your Dreams já declarou planos para o Brasil, um dos maiores mercados de ônibus em todo o mundo.
A empresa, que tem como um dos sócios o bilionário norte-americano, Warren Buffett, já fez testes em Brasília, Salvador e São Paulo. Na Capital Paulista já é a segunda fase de experimentação dos ônibus.
No final do ano passado, ao Blog Ponto de Ônibus e à Rádio CBN, o secretário municipal de transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, disse que técnicos da SPTrans vão à China para que as próximas duas unidades da BYD já sigam os padrões de carrocerias exigidas pela gerenciadora paulistana.
A vice-presidente sênior da BYD, Stella Li, disse em janeiro que a empresa vai investir US$ 100 milhões para a construção de uma fábrica de ônibus elétricos puros (movidos somente com baterias) no estado de São Paulo.
A escolha da cidade ainda depende de negociações, mas a previsão é de que a planta fique num raio de cerca de 150 quilômetros de distância da capital paulista.
Entre 2015 e 2016, a empresa tem o plano de já estar em condições de produzir 4 mil ônibus elétricos por ano para o Brasil e para outros países da América Latina.
Em novembro do ano passado, a BYD deu início à produção de ônibus elétricos em uma fábrica inaugurada em Lancaster, na Califórnia. Os investimentos nessas instalações são de US$ 30 milhões na fase inicial, segundo a empresa.
EMPRESA BRASILEIRA FAZ PARCERIA COM JAPONESA PARA VEÍCULO 100% ELÉTRICO:
Enquanto a BYD avança em outros estados demonstrando o ônibus cujo modelo similar deve ser produzido no Brasil em escala, a empresa brasileira fabricante de ônibus com tecnologia limpa, Eletra, de São Bernardo do Campo, começou nesta quinta-feira a realizar os testes com passageiros do E-Bus,Bus, na extensão Diadema – Brooklin do Corredor ABD, operado pela Metra, do mesmo grupo empresarial da Eletra.
O veículo foi equipado com tecnologias japonesa e brasileira num trabalho em conjunto entre a Eletra, a Mitsubishi Heavy Industries e a Mitsubishi Corportaion.
Foram aproveitados o chassi Mercedes-Benz e a carroceria Caio Millennium II de um trólebus articulado que já circulava pelo Corredor ABD. O modelo tem capacidade para 124 passageiros e 18 metros de comprimento.
No Terminal Metropolitano de Diadema, há uma estação para as baterias serem recarregadas. São planejadas quatro recargas rápidas de quatro minutos em média cada.
Na garagem, o veículo recebe uma recarga lenta de quatro horas.
A autonomia pode ser de 160 quilômetros.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
O veículo foi equipado com tecnologias japonesa e brasileira num trabalho em conjunto entre a Eletra, a Mitsubishi Heavy Industries e a Mitsubishi Corportaion.
Foram aproveitados o chassi Mercedes-Benz e a carroceria Caio Millennium II de um trólebus articulado que já circulava pelo Corredor ABD. O modelo tem capacidade para 124 passageiros e 18 metros de comprimento.
No Terminal Metropolitano de Diadema, há uma estação para as baterias serem recarregadas. São planejadas quatro recargas rápidas de quatro minutos em média cada.
Na garagem, o veículo recebe uma recarga lenta de quatro horas.
A autonomia pode ser de 160 quilômetros.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes