Distrito Federal recebe mais 198 ônibus 0 km e chega a 70% da renovação prometida

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

ônibus
No domingo,mais 198 ônibus zero quilômetro começam circular no Distrito Federal. Renovação da frota está atrasada, mas atinge 70% do prometido pelo governo. Foto: Dênio Simões/Assessoria de Imprensa do GDF
Distrito Federal recebe mais 198 ônibus
Renovação da frota, mesmo atrasada, chega a 70% do anunciado
ADAMO BAZANI – CBN
O sistema de transporte coletivo do Distrito Federal, cuja licitação foi concluída em junho do ano passado, recebeu nesta sexta-feira, dia 07 de fevereiro, mais cento e noventa e oito ônibus zero quilômetro.
Agora são 70% dos 2 mil 580 ônibus que deveriam ser trocados até o dia 05 de dezembro do ano passado.
O Governo do Distrito Federal atribui o atraso às ações na justiça por parte das empresas que perderam a licitação, às dificuldades de transferência de trabalhadores para as novas companhias e às férias coletivas das fabricantes de ônibus.
Os novos veículos apresentados nesta sexta-feira começam a circular no domingo, dia 9 de fevereiro de 2014.
A Urbi, empresa do Consórcio HP-Ita, vai colocar em operação 144 ônibus convencionais na região do Samambaia. Já a Auto Viação Marechal começa a circular com 37 convencionais na região do Guará e a comunidade do Setor O, em Ceilândia, será beneficiada com a entrega de 17 miniônibus da Expresso São José.
ARTICULADO JÁ FAZ TESTE PARA O EXPRESSO DF-SUL
Desde esta quinta-feira, um ônibus articulado circula em testes para o sistema de corredores exclusivos BRT – Expresso DF-Sul.
De acordo com nota do Governo do Distrito Federal, as obras da primeira fase do corredor estão em fase final:
“O corredor ligará Santa Maria e Gama ao Plano Piloto permitirá que os moradores dessas regiões administrativas demorem menos tempo durante os deslocamentos utilizando o transporte público coletivo. Para isso, ônibus articulados e convencionais operarão essas linhas especiais. Como a primeira etapa das obras do “Expresso DF” está em fase final, um ônibus articulado realizou, na tarde de ontem, uma viagem teste para que sejam feitos ajustes que possibilitem a eficiência do sistema quando entrar em operação. Ao todo, serão 100 veículos circulando pelos corredores exclusivos, sendo que 62 são articulados e 38 não-articulados. O Expresso DF começará a operar, experimentalmente, na segunda quinzena de março e, nesse período, os usuários não pagarão passagem.”
A licitação dos serviços do Distrito Federal dividiu o sistema em cinco lotes:
Lote/Bacia 01: Viação Piracicabana.
Lote/Bacia 02: Viação Pioneira.
Lote/Bacia 03: Empresa Urbi, do Consórcio HP-Ita.
Lote/Bacia 04: Auto Viação Marechal.
Lote/Bacia 05: Expresso São José.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes