Renovação da frota no Distrito Federal chega a 63% com mais 89 veículos novos nesta segunda-feira

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

ônibus
Distrito Federal recebe nesta segunda-feira, dia 03 de fevereiro, mais 89 ônibus. Renovação do sistema chega a 63%. Mesmo assim, troca de ônibus ainda está atrasada. Foto: Glaucya Braga/GDF
Mais 89 ônibus novos começam a circular no Distrito Federal
Veículos são da Urbi (HP-Ita) e Expresso São José
ADAMO BAZANI – CBN
Mais 89 ônibus zero quilômetro entraram em circulação no sistema de transportes do Distrito Federal nesta segunda-feira, dia 03 de fevereiro de 2014.
Com isso, 1 mil 626 ônibus novos foram colocados em serviço desde o final do processo licitatório em junho de 2012.
O número representa 63% dos 2 mil 580 ônibus que deveriam ser renovados até 04 de dezembro do ano passado. O atraso, segundo o Governo do Distrito Federal, se deu pelo grande número de ações na Justiça pelas empresas que perderam as linhas, aproximadamente 200 ações, dificuldades de negociações trabalhistas e transferência dos empregados para novas empresas, e às férias coletivas nas fabricantes de ônibus. A expectativa é que a meta de substituição de frota seja alcançada até o dia 28 de fevereiro.
Dos 89 novos ônibus, 34 são da operadora Urbi, formada pelo Consórcio HP-Ita, na área 3 do Distrito Federal. Estes veículos prestam serviços na região do Recanto das Emas, onde antes operavam as empresas Riacho Grande e Rota do Sol.
Outros 55 ônibus são para Ceilândia Norte, pertencentes à Expresso São José, do lote 05. São 47 miniônibus e 8 convencionais no lugar dos veículos das empresas Cidade Brasília, Satélite e Planeta.
No próximo final de semana, mais cem ônibus devem ser entregues em Ceilândia e região. O treinamento dos motoristas deve ser a partir do dia 8 de fevereiro.
LICITAÇÃO COMPLICADA:
A licitação do sistema do Distrito Federal foi marcada por diversas contestações judiciais e polêmicas.
O edital foi lançado em 2012. Mas em maio do mesmo ano, a Secretaria de Transportes atendeu determinação do Tribunal de Contas do Distrito Federal e suspendeu a concorrência pública.
Retomado, o processo foi concluído em junho de 2013, mas ainda é marcado por ações que contestam os resultados. São cerca de 200 recursos, apontados pelo Governo do Distrito Federal como as principais causas para o atraso da renovação da frota.
O sistema foi dividido em cinco lotes. Cada empresa ou consórcio só pode deter de 18% a 23% dos serviços.
Os lotes são os seguintes:
Lote/Bacia 01: Viação Piracicabana.
Lote/Bacia 02: Viação Pioneira.
Lote/Bacia 03: Empresa Urbi, do Consórcio HP-Ita.
Lote/Bacia 04: Auto Viação Marechal.
Lote/Bacia 05: Expresso São José.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes