BRT do DF deve começar a operar no dia 02 de abril
Início das operações será experimental, sem cobrança de passagem no eixo Sul dos corredores de ônibus projetados para a região
ADAMO BAZANI – CBN
O Governo do Distrito Federal prometeu que no dia 02 de abril de 2014 começa a funcionar o BRT DF- Sul, corredor exclusivo para ônibus de trânsito rápido, que vai ligar Gama, Santa Maria e o Plano Piloto.
Também chamado de Expresso DF Sul, o sistema inicialmente vai operar em fase experimental, com uma quantidade de frota menor que a prevista e sem a cobrança de passagem até o início definitivo dos serviços, o que deve ocorrer ainda no final do mês de abril.
Em nota à imprensa, o governador do DF – Distrito Federal, Agnelo Queiroz, disse que osistema de ônibus é inédito na região e por isso os testes são importantes para a qualificação dos motoristas dos coletivos e para adaptação dos condutores dos demais veículos, dos passageiros e de pedestres.
“É um transporte novo, não tem parada em sinal de trânsito, só na estação. Então, precisa de fase de adaptação até a segurança total do sistema”, disse o governador na nota.
Segundo o GDF – Governo do Distrito Federal, o Expresso DF Sul deve ter, quando finalizado, 35 quilômetros de extensão com 15 estações de integração, 15 passarelas e readequação da infraestutura das áreas por onde o BRT vai passar.
Serão atendidos pelo sistema ao final das obras, 270 mil passageiros por dia, o que segundo o GDF representa 11% da população local.
O investimento inicial da obra é de R$ 553 milhões.
OUTROS BRTS:
O Distrito Federal deve contar mais dois eixos de corredores de ônibus, o BRT Expresso DF Norte e o BRT Expresso DF Sudoeste.
O BRT Expresso DF Norte deve atender diariamente a 400 mil pessoas e terá 60 quilômetros de extensão com aproximadamente 50 estações. O traçado partirá da Rodoviária do Plano Piloto e do futuro terminal da Asa Norte, e seguirá pela Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA) até Sobradinho II e Sobradinho, de onde se direcionará para Planaltina. As obras devem começar no segundo semestre de 2014 com custo estimado de R$ 1 bilhão.
Ainda com projeto em elaboração, o Expresso DF Sudoeste deve atender cidades como o Núcleo Bandeirante, o Riacho Fundo e o Recanto das Emas.
Os eixos Norte e Sudoeste do BRT do Distrito Federal devem contar com parte da verba de R$ 1,59 bilhão do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, da Mobilidade, liberada na semana retrasada pela União. O dinheiro também será usado para melhorias no Metrô, promete o Governo do Distrito Federal.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Início das operações será experimental, sem cobrança de passagem no eixo Sul dos corredores de ônibus projetados para a região
ADAMO BAZANI – CBN
O Governo do Distrito Federal prometeu que no dia 02 de abril de 2014 começa a funcionar o BRT DF- Sul, corredor exclusivo para ônibus de trânsito rápido, que vai ligar Gama, Santa Maria e o Plano Piloto.
Também chamado de Expresso DF Sul, o sistema inicialmente vai operar em fase experimental, com uma quantidade de frota menor que a prevista e sem a cobrança de passagem até o início definitivo dos serviços, o que deve ocorrer ainda no final do mês de abril.
Em nota à imprensa, o governador do DF – Distrito Federal, Agnelo Queiroz, disse que osistema de ônibus é inédito na região e por isso os testes são importantes para a qualificação dos motoristas dos coletivos e para adaptação dos condutores dos demais veículos, dos passageiros e de pedestres.
“É um transporte novo, não tem parada em sinal de trânsito, só na estação. Então, precisa de fase de adaptação até a segurança total do sistema”, disse o governador na nota.
Segundo o GDF – Governo do Distrito Federal, o Expresso DF Sul deve ter, quando finalizado, 35 quilômetros de extensão com 15 estações de integração, 15 passarelas e readequação da infraestutura das áreas por onde o BRT vai passar.
Serão atendidos pelo sistema ao final das obras, 270 mil passageiros por dia, o que segundo o GDF representa 11% da população local.
O investimento inicial da obra é de R$ 553 milhões.
OUTROS BRTS:
O Distrito Federal deve contar mais dois eixos de corredores de ônibus, o BRT Expresso DF Norte e o BRT Expresso DF Sudoeste.
O BRT Expresso DF Norte deve atender diariamente a 400 mil pessoas e terá 60 quilômetros de extensão com aproximadamente 50 estações. O traçado partirá da Rodoviária do Plano Piloto e do futuro terminal da Asa Norte, e seguirá pela Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA) até Sobradinho II e Sobradinho, de onde se direcionará para Planaltina. As obras devem começar no segundo semestre de 2014 com custo estimado de R$ 1 bilhão.
Ainda com projeto em elaboração, o Expresso DF Sudoeste deve atender cidades como o Núcleo Bandeirante, o Riacho Fundo e o Recanto das Emas.
Os eixos Norte e Sudoeste do BRT do Distrito Federal devem contar com parte da verba de R$ 1,59 bilhão do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, da Mobilidade, liberada na semana retrasada pela União. O dinheiro também será usado para melhorias no Metrô, promete o Governo do Distrito Federal.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes