Scania vende 38 articulados para o BRT MOVE que recebe mais linhas no sábado
Uma das linhas vai servir área hospitalar e outra o BH Shopping. Frota de linhas troncais será ampliada
ADAMO BAZANI – CBN
A partir deste sábado, dia 26 de abril, o BRT MOVE BH vai servir a área hospitalar e a região do BH Shopping pelo Anel Rodoviário.
A linha 85 – Estação São Gabriel/Centro via Floresta – vai passar pelo corredor da Avenida Cristiano Machado e até chegar ao Centro atenderá o bairro Floresta, pela Avenida Francisco Sales e rua Itajubá, e a região hospitalar, pela Alfredo Balena, Bernardo Monteiro, Sergipe.
Esta linha vai contar com seis ônibus tipo Padron com ar-condicionado.
Também entra em operação com veículos convencionais a linha troncal 8151 (Estação São Gabriel/ BH Shopping via Anel Rodoviário).
Nesta terceira fase do BRT MOVE BH também entram em operação cinco linhas alimentadoras que vão fazer o trajeto a partir de bairros do noroeste de Belo Horizonte até a Estação São Gabriel.
Elas vão substituir linhas já existentes que deixarão de passar pela Avenida Cristiano Machado. Com isso, não devem mais trafegar pela Avenida 56 ônibus comuns.
As novas linhas alimentadoras e as que serão substituídas são:
814 (Estação São Gabriel/Jardim Vitória) – 5502A (Jardim Vitória A)
813 (Estação São Gabriel/Paulo VI via Ribeiro de Abreu) – 5506C (Paulo VI via Ribeiro de Abreu).
832 (Estação São Gabriel/Capitão Eduardo) – 5502B (Capitão Eduardo)
837 (Estação São Gabriel/Conjunto Ribeiro de Abreu). – 5506B (Ribeiro de Abreu Via Conjunto)
707 (Estação São Gabriel/Jardim Guanabara) – 5507A (Jardim Guanabara A)
Além disso, três linhas que funcionam somente aos domingos vão operar todos os dias da semana, como novas nomenclaturas:
5502 B passa a ser 832 (Capitão Eduardo / São Gabriel),
5506 B vai ser transformada na linha alimentadora 837 (Ribeiro de Abreu / Via conjunto)
5507 A se torna 707 (Jardim Guanabara / São Gabriel).
MAIOR DEMANDA:
De acordo com estimativas da gerenciadora BHTrans, com as alterações a partir deste sábado, a Estação São Gabriel deve receber 28 mil passageiros a mais por dia. Assim, segundo a BHTrans, vão passar por dia 100 mil pessoas em média na estação.
Por causa disso, as linhas troncais já existentes recebem mais veículos e acréscimo no número de viagens:
A linha 82, que atende a região hospitalar, terá aumento de 51% no número de viagens que passa de 96 para 145. Os intervalos serão de cinco minutos.
A 83 P – paradora – que vai até o centro , terá acréscimo de 20% indo de 94 para 113 viagens. Intervalo será de seis minutos.
A 83 D, que vai para a região central sem paradas vai ter 84% a mais de viagens. Serão 239 viagens ante 130. Os intervalos caem para três minutos.
SCANIA ANUNCIA VENDA DE CHASSIS ARTICULADOS PARA O SISTEMA:
Quando estiver concluído em maio deve contar com 22 linhas e atender a 700 mil passageiros por dia em 42 estações distribuídas ao longo de 23,1 quilômetros de corredores.
Além de melhorar a mobilidade na capital mineira, o BRT MOVE BH tem sido uma oportunidade de negócios para fabricantes de chassis e carrocerias de ônibus.
Nesta quarta-feira, dia 23 de abril de 2014, a Scania anunciou a venda de 38 chassis articulados para o sistema.
Os veículos são do modelo K 310 6×2/2 com capacidade para 127 passageiros cada. Os ônibus devem entrar em operação até a metade do ano pelas empresas Transportes Milênio, Transportes São Dimas, Turilessa e Bettania Ônibus.
Em nota, a Scania, diz que os ônibus são preparados para o modelo de estações do BRT cujo piso é no mesmo nível do assoalho dos ônibus.
“Os 38 articulados Scania K 310 6×2/2 de piso normal são equipados com freios ABS, sistema EBS, controle de tração, sistema de “ajoelhamento”, caixa de câmbio automática ZF Ecolife de 6 marchas e freio auxiliar incorporado. Os ônibus articulados têm quatro portas à esquerda, que coincidem com as portas da plataforma do BRT. Além de três saídas do lado direito, que permitem um embarque e desembarque na altura da calçada. Dentro dos ônibus, por meio de sistemas de som e painéis digitais, os passageiros têm acesso às informações sobre a próxima estação. Os ônibus contam ainda com circuito fechado de TV e GPS com monitoramento por centrais de controle operacional. Os 38 articulados Scania vão atuar em dois dos três corredores do Move: Cristiano Machado e Antônio Carlos” – diz a nota.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Uma das linhas vai servir área hospitalar e outra o BH Shopping. Frota de linhas troncais será ampliada
ADAMO BAZANI – CBN
A partir deste sábado, dia 26 de abril, o BRT MOVE BH vai servir a área hospitalar e a região do BH Shopping pelo Anel Rodoviário.
A linha 85 – Estação São Gabriel/Centro via Floresta – vai passar pelo corredor da Avenida Cristiano Machado e até chegar ao Centro atenderá o bairro Floresta, pela Avenida Francisco Sales e rua Itajubá, e a região hospitalar, pela Alfredo Balena, Bernardo Monteiro, Sergipe.
Esta linha vai contar com seis ônibus tipo Padron com ar-condicionado.
Também entra em operação com veículos convencionais a linha troncal 8151 (Estação São Gabriel/ BH Shopping via Anel Rodoviário).
Nesta terceira fase do BRT MOVE BH também entram em operação cinco linhas alimentadoras que vão fazer o trajeto a partir de bairros do noroeste de Belo Horizonte até a Estação São Gabriel.
Elas vão substituir linhas já existentes que deixarão de passar pela Avenida Cristiano Machado. Com isso, não devem mais trafegar pela Avenida 56 ônibus comuns.
As novas linhas alimentadoras e as que serão substituídas são:
814 (Estação São Gabriel/Jardim Vitória) – 5502A (Jardim Vitória A)
813 (Estação São Gabriel/Paulo VI via Ribeiro de Abreu) – 5506C (Paulo VI via Ribeiro de Abreu).
832 (Estação São Gabriel/Capitão Eduardo) – 5502B (Capitão Eduardo)
837 (Estação São Gabriel/Conjunto Ribeiro de Abreu). – 5506B (Ribeiro de Abreu Via Conjunto)
707 (Estação São Gabriel/Jardim Guanabara) – 5507A (Jardim Guanabara A)
Além disso, três linhas que funcionam somente aos domingos vão operar todos os dias da semana, como novas nomenclaturas:
5502 B passa a ser 832 (Capitão Eduardo / São Gabriel),
5506 B vai ser transformada na linha alimentadora 837 (Ribeiro de Abreu / Via conjunto)
5507 A se torna 707 (Jardim Guanabara / São Gabriel).
MAIOR DEMANDA:
De acordo com estimativas da gerenciadora BHTrans, com as alterações a partir deste sábado, a Estação São Gabriel deve receber 28 mil passageiros a mais por dia. Assim, segundo a BHTrans, vão passar por dia 100 mil pessoas em média na estação.
Por causa disso, as linhas troncais já existentes recebem mais veículos e acréscimo no número de viagens:
A linha 82, que atende a região hospitalar, terá aumento de 51% no número de viagens que passa de 96 para 145. Os intervalos serão de cinco minutos.
A 83 P – paradora – que vai até o centro , terá acréscimo de 20% indo de 94 para 113 viagens. Intervalo será de seis minutos.
A 83 D, que vai para a região central sem paradas vai ter 84% a mais de viagens. Serão 239 viagens ante 130. Os intervalos caem para três minutos.
SCANIA ANUNCIA VENDA DE CHASSIS ARTICULADOS PARA O SISTEMA:
Quando estiver concluído em maio deve contar com 22 linhas e atender a 700 mil passageiros por dia em 42 estações distribuídas ao longo de 23,1 quilômetros de corredores.
Além de melhorar a mobilidade na capital mineira, o BRT MOVE BH tem sido uma oportunidade de negócios para fabricantes de chassis e carrocerias de ônibus.
Nesta quarta-feira, dia 23 de abril de 2014, a Scania anunciou a venda de 38 chassis articulados para o sistema.
Os veículos são do modelo K 310 6×2/2 com capacidade para 127 passageiros cada. Os ônibus devem entrar em operação até a metade do ano pelas empresas Transportes Milênio, Transportes São Dimas, Turilessa e Bettania Ônibus.
Em nota, a Scania, diz que os ônibus são preparados para o modelo de estações do BRT cujo piso é no mesmo nível do assoalho dos ônibus.
“Os 38 articulados Scania K 310 6×2/2 de piso normal são equipados com freios ABS, sistema EBS, controle de tração, sistema de “ajoelhamento”, caixa de câmbio automática ZF Ecolife de 6 marchas e freio auxiliar incorporado. Os ônibus articulados têm quatro portas à esquerda, que coincidem com as portas da plataforma do BRT. Além de três saídas do lado direito, que permitem um embarque e desembarque na altura da calçada. Dentro dos ônibus, por meio de sistemas de som e painéis digitais, os passageiros têm acesso às informações sobre a próxima estação. Os ônibus contam ainda com circuito fechado de TV e GPS com monitoramento por centrais de controle operacional. Os 38 articulados Scania vão atuar em dois dos três corredores do Move: Cristiano Machado e Antônio Carlos” – diz a nota.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes