O B270F, ônibus de motor dianteiro da Volvo, fechou 2013 no verde: o número de emplacamentos do modelo aumentou 45,9% em relação a 2012, enquanto o mercado registrou uma queda de 10,8% no segmento. Lançado em julho de 2011, o modelo já alcançou 9,4% de participação no mercado de ônibus semipesados no Brasil.
“Lançamos o modelo de motor dianteiro para atender aos pedidos do mercado, e os clientes têm nos respondido de maneira bastante positiva”, declara Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.
No segmento de fretamento, o número de emplacamentos do B270F voltados para o segmento cresceu 164% em 2013 em relação a 2012. “Especialmente no segmento de fretamento, nosso sucesso se deve à potência adequada ao tipo de aplicação, o que proporciona um baixo consumo de combustível e contribui paraaumentar a rentabilidade da operação”, afirma Jefferson Cunha, gerente da linha de ônibus rodoviários da Volvo Bus Latin America.
O motor de 270 cavalos de potência permite manter a velocidade mesmo em marchas mais altas, reduzindo o consumo de combustível. Além disso, o modelo é produzido com um aço especial, o que o torna o mais leve e mais robusto do mercado.
Em 2013, o B270F evoluiu e recebeu suspensão pneumática, item que garante mais conforto e segurança aos passageiros, já que reduz sensivelmente os níveis de vibração e ruído da suspensão.
O B270F foi desenvolvido no Brasil para atender às necessidades de mercado nacional nos segmento de chassis urbanos, rodoviários e de fretamento, e é indicado para operações de curtas e médias distancias (até 200 km). Porém, a grande aceitação do veículo está extrapolando as fronteiras e hoje, já é vendido também no Chile e no Peru. “Outros mercados da América Latina têm necessidades muito parecidas com a brasileira”, explica Cunha.
FONTE: Brasil Caminhoneiro