Dez novas linhas alimentadoras do BRT Rio começam a circular

Foto da notícia









Dez novas linhas alimentadoras do BRT Rio começam a circular

Rio de Janeiro, 12 de Dezembro de 2014.
O Consórcio BRT promove, a partir deste sábado, 13/12, mais uma etapa do processo de racionalização das linhas de ônibus convencionais. Serão duas novas linhas alimentadoras do BRT Transcarioca e oito no corredor Transoste. A medida cumpre o planejamento definido pela Secretaria Municipal de Transportes. 

Equipes estarão nas estações de integração e nos principais pontos das linhas divulgando todas as mudanças para a população, com distribuição de folhetos explicativos. As novidades também estão nas redes sociais do BRT Rio, que atingem até 153 mil seguidores. Veja, abaixo, a relação das novas linhas alimentadoras: 

Transcarioca

910A - Bananal x Fundão

Transoeste

857A - Jardim 7 de Abril x Paciencia (via Gouveia)

SR858A - São Fernando x Paciencia 

SV870A - Sepetiba x Santa Cruz (via Croacia)

SR870A - Sepetiba x Santa Cruz (Circular) 

871A - Sepetiba x Cesarão (Circ Via Croacia) 

872A - Sepetiba x Cesarão (Circ via Sepetiba) 

873A - Jardim 7 de Abril x Paciencia 

828SR - São Jorge x Campo Grande (via BRT Campo Grande) 

A criação das linhas alimentadoras dos corredores BRT segue a lógica de racionalização do sistema de ônibus no município. Linhas convencionais são extintas ou passam a ter seus itinerários reduzidos, tornando-se parte do Sistema BRT. Com isso, os passageiros passam menos tempo no trânsito comum e, após a integração com os corredores BRT ganham mais rapidez em seus deslocamentos. Os cortes de linhas convencionais acontecem de forma gradual. 

Portadores dos cartões Riocard, Vale Transporte, Bilhete Único (Estado) e Bilhete Único Carioca (Prefeitura) têm o benefício de fazer até três viagens (que incluam um BRT e uma linha alimentadora) pagando apenas uma passagem desde que as validações sejam feitas dentro de um período de duas horas e meia.