BMW estuda ceder motor para desenvolvimento de novo ônibus elétrico híbrido brasileiro

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

ônibus BMW
BMW I 3. Motor pode ser adaptado para ser gerador de energia para ônibus elétrico híbrido em Itaipu.
Empresa faz parte agora do Programa VE – Veículo Elétrico de Itaipu e depende do aval da sede na Alemanha para o coletivo
ADAMO BAZANI
A BMW confirmou que pode participar da elaboração de um motor a etanol que vai ser gerador de energia para um ônibus elétrico híbrido que está sendo desenvolvido por pesquisadores de Itaipu.
A empresa alemã passou a integrar o Programa VE – Veículo Elétrico de Itaipu que também conta com outras montadoras, como Iveco, Agrale, Renault e Fiat.
Além de avaliar o desempenho de soluções já desenvolvidas, os técnicos de Itaipu analisam com os parceiros os impactos ao consumo nas redes de energia com o crescimento da frota de veículos elétricos.
A BMW já cedeu para testes duas unidades do carro de passeio i3, elétrico híbrido. O motor combustível do modelo é produzido em Araquari, Santa Catarina.
O objetivo de Itaipu é analisar se o motor da Série 3 da BMW com as devidas adaptações pode ser usado para gerar energia elétrica às baterias de um ônibus sendo abastecido com etanol.
Torque e potência do motor do carro interessaram os técnicos de Itaipu. Mas no caso do ônibus, a tecnologia seria híbrida em série, ou seja, o motor a combustão só seria usado para gerar energia para a bateria que por sua vez alimentaria o motor elétrico. No caso da tecnologia híbrida paralela, o motor a combustão também é usado para movimentar o veículo.
Como exemplos atuais do mercado de ônibus, a Eletra usa a tecnologia de híbrido em série e a Volvo de híbrido paralela.
Em 2010, uma parceria envolvendo a Itaipu e a Eletra já tinha desenvolvido um ônibus elétrico híbrido com o motor a combustão a etanol. O projeto também teve a participação da Mitsubishi Motors do Brasil que orneceu o motor V6 flex fuel; a Magnetti Marelli que realizou os ajustes do sistema de injeção eletrônica do motor; a catarinense WEG que forneceu o gerador e o motor elétrico refrigerado a água com inversor de tração equipado com frenagem regenerativa.
Itaipu Eletra
Em 2010, Itaipu apresentou um modelo elétrico híbrido com motor a combustão movido a etanol. Participaram do projeto a Eletra, WEG, Mitsubishi, Magnetti Marelli e Mascarello.
Atualmente, os ônibus elétricos híbridos com motores a diesel e a eletricidade reduzem em até 50% a emissão de poluentes. Se os motores a combustão fossem a etanol, a poluição pode ser reduzida em até 90%.
Se a BMW participar mesmo do projeto do ônibus, deve ter a cooperação dos técnicos da sede da empresa na Alemanha.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes