Caxias do Sul quer otimizar o transporte de passageiros por ônibus da cidade

Fonte: Mais Ônibus
VIALE BRT 01
“SIM à mobilidade urbana”. É com esse trocadilho que a cidade gaúcha de Caxias do Sul quer dar prioridade ao seu sistema de transporte coletivo feito pelo ônibus. O SIM é o emblema para Sistema Integrado de Mobilidade, projeto apresentado recentemente pela prefeitura caxiense para otimizar seu modelo de transporte, com ênfase aos pedestres e também às bicicletas, por meio de ciclovias.
 
De acordo com informações, a iniciativa visa a frequência do transporte coletivo de 19 linhas que fazem hoje o percurso de leste a oeste da cidade. Para isso, além do transbordo de passageiros nas duas EPIs (Estações Principais de Integração), serão implantados dois corredores de ônibus da rua Sinimbu, faixa compartilhada de ônibus/automóveis na Pinheiro Machado, pavimentação em concreto rígido dos corredores da Sinimbu e Pinheiro Machado (e outros quatro corredores em 2015), regramento para as conversões da área central, nova sinalização e contratação de mais fiscais de trânsito.
 
A Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Caxias do Sul informou que dois novos conceitos serão implantados no sistema: o serviço expresso e o semi-expresso, triplicando a velocidade comercial (tempo de percurso) dos ônibus que atravessam a cidade de leste a oeste. O expresso parará em algumas paradas centrais e o semi-expresso em outras, aumentando a velocidade de deslocamento de um ponto a outro da cidade. Os investimentos para essa nova realidade do transporte caxiense virão do Governo Federal (R$ 32 milhões) e da prefeitura da cidade, com outros R$ 8 milhões.
 
 
Redação Projeto Mais Ônibus
Texto e informações: Revista Auto Bus
Fotografia: Julio Soares
Projeto Mais Ônibus
Uma parceria de sucesso