Marcopolo Rio aposenta marca Ciferal

Fonte: Automotive Business
Matéria / Texto: Sueli Reis
Foto: Divulgação



Marcopolo consolida a estratégia de organizar sua estrutura industrial no Brasil concluindo a transição da unidade de negócio Marcopolo Ciferal para Marcopolo Rio, dedicada exclusivamente ao segmento de carrocerias urbanas. A empresa com sede em Caxias do Sul (RS) vai concentrar a produção de modelos urbanos no espaço herdado da Ciferal, encarroçadora com fábrica em Xerém, no município de Duque de Caxias (RJ), que adquiriu em 1999. A unidade gaúcha focará nos rodoviários.

“A marca Ciferal não será extinta, mas ficará adormecida. A nomenclatura Marcopolo Ciferal criava certo ‘ruído’ entre os clientes, principalmente para aqueles dos mercados de exportação. O nome Marcopolo é mais forte, o que nos possibilita trazer mais negócios externos para o segmento de urbanos ”, explica o diretor de operações, Paulo Corso. Ele argumenta que a Ciferal não acompanhou a evolução dos produtos: “Hoje, as inovações chegam muito mais rápido do que no passado e a Ciferal não se adequou, seus produtos não cabiam nas inovações. A marca era capaz de lançar novidades mais econômicas, com produção mais rápida, o que foi um impacto para a indústria nacional de ônibus. Entretanto, hoje, é difícil impactar: não se consegue inovar com custo baixo, tem de ter um modelo muito versátil para produzir com competitividade”.

Para sustentar seu plano focado no atendimento exclusivo para cada segmento, a Marcopolo aplicará R$ 55 milhões entre 2013 e 2015 na linha de montagem do Rio de Janeiro, dos quais R$ 20 milhões foram investidos só neste ano em modernização e adaptação da unidade para produzir toda a linha de carrocerias urbanas da marca. “Futuramente, também migrará para o Rio a linha de produção dos BRTs, que temporariamente continua em Caxias do Sul”, informa o diretor de negócio ônibus, Paulo Andrade.

Com o aporte, a empresa quer aumentar a capacidade produtiva dos atuais 25 ônibus por dia para 35/dia. Andrade explica que a demanda é quem dita o ritmo da produção, que este ano oscilou entre 11 e 28 unidades/dia. Atualmente, a capacidade instalada é de 40 unidades diárias.