Belo Horizonte estreia BRT com 132 ônibus Volvo


Primeiras unidades já rodam nos novos corredores mineiros: são 89 articulados e 43 convencionais.
Já circulam pelos corredores do BRT de Belo Horizonte os primeiros dos 132 ônibus Volvo.
O novo sistema de transporte de passageiros da capital mineira tem 23 quilômetros de vias e 40 estações, com capacidade para 700 mil passageiros/dia. Foi batizado de “Move”, uma palavra derivada do verbo mover, escolhida por referir-se a mobilidade, segundo a prefeitura da cidade.
O Move possui três corredores principais: o corredor Antônio Carlos, com 14,7 km, da Estação Venda Nova ao Centro; o corredor Cristiano Machado, com 7,1 km, da Estação São Gabriel ao Centro, e o Hipercentro (ou Área Central) com 1,3 km, nas avenidas Paraná e Santos Dumont.
Os articulados Volvo podem transportar 15% mais passageiros que os modelos similares em operação em Belo Horizonte. São veículos ideais para atender as características topográficas da cidade, com muitos aclives e declives. Contribuem para isso a posição do motor  e o sistema de articulação simplificado e robusto. “Nossos veículos são reconhecidos pela segurança, alta disponibilidade e eficiência de consumo, características importantes para um transporte público de qualidade”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.

Os ônibus estão equipados com caixa de câmbio automática, freio a disco e EBS, sistema de controle eletrônico dos freios, que oferece mais eficiência e estabilidade às frenagens. Além disso, possuem controle de acele-ração inteligente, exclusivo da Volvo, que permite reduzir ainda mais o consumo de combustível. Sua função é garantir que só a potência necessária seja empregada nos arranques e retomadas de velocidade, de acordo com o peso do veículo.
Os ônibus Volvo convencionais do Move também foram feitos sob medida para Belo Horizonte. “Desenvolvemos a melhor configuração para que o veículo oferecesse conforto e fosse robusto e leve ao mesmo tempo”, explica Idam Stival, engenheiro de vendas da Volvo Bus Latin America. Os chassis são do modelo B270F, com motor dianteiro, suspensão pneumática e retarder (freio auxiliar).  Além disso, têm entre-eixos de 6.300 mm, o que permite veículos com 13,2 metros de comprimento e maior capacidade de passageiros.
Para dar suporte à operação dos ônibus Volvo no BRT Move, a Treviso, concessionária da marca em Minas Gerais, disponibiliza uma estrutura exclusiva de atendimento aos operadores. “Temos uma equipe de profissionais qualificados para garantir total disponibilidade dos ônibus Volvo”, assegura Márcio Pascoalin, diretor executivo do Grupo Treviso. 
FONTE: Volvo Brasil