Vereador propõe projeto que cria ônibus nos BRTs só para mulheres, pintado de rosa



Simulação de como ficaria o ônibus destinado só a passageiras - Divulgação
PUBLICIDADE

RIO — Os ônibus que operam as linhas dos BRTs Transcarioca e Transoeste são identificados pela cor azul, mas estão por trás de uma polêmica em tons de rosa. Esta semana, o vereador Átila A. Nunes (PSL) propôs um projeto para criar uma cota de veículos exclusivos para mulheres nos horários de rush. Os coletivos seriam identificados pela cor rosa. Pela proposta, o motorista também teria de ser mulher. Em caso de descumprimento da norma, o Consórcio Operacional BRT receberia uma multa de mil reais. Já os homens que embarcassem nos ônibus exclusivos das 6h às 10h e das 17h às 20h seriam multados em R$ 50.

A cota mínima de coletivos femininos seria de 10% do total de veículos. A proposta ainda não tem data para ser votada, mas já motiva questionamentos. O presidente da Comissão de Transportes da Câmara, Elton Babu (PT), observa que pode haver dificuldades na implantação do serviço, mesmo já existindo experiência nos trens e no metrô.

— Nesses meios de transporte, o passageiro tem a opção de entrar em outros vagões da mesma composição, sem perder tempo. Isso é diferente de haver veículos exclusivos para as mulheres, pois vai interferir no tempo de espera dos coletivos pelos homens. Temos que ver se isso é viável.

O Consórcio BRT e a Secretaria municipal de Transportes informaram que não comentam projetos em tramitação. Já Átila defende a iniciativa:

— Tenho recebido muitas queixas de mulheres vítimas de assédio sexual em coletivos. A proposta é implantar inicialmente o serviço no BRT, por ser um sistema monitorado permanentemente à distância.

A secretária estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Teresa Cosentino, lamenta não ter sido consultada sobre a ideia. Ela se disse preocupada com possíveis conflitos no caso de homens serem barrados nos ônibus:

— Alternativas que atendam todos os passageiros podem ser debatidas, como destinar áreas em cada coletivo só para as mulheres.
http://oglobo.globo.com/rio/vereador-propoe-projeto-que-cria-onibus-nos-brts-so-para-mulheres-pintados-de-rosa-17598926?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_campaign=O%20Globo