Empresas de ônibus precisam investir mais no conforto de seus clientes

Fonte: Mais Ônibus

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O ônibus com carroceria fabricada pela Caio Induscar, modelo Apache Vip, com aplicações para o transporte escolar e urbano de passageiros, é um grande sucesso de vendas há alguns anos. Encarroçado sobre chassis da Mercedes-Benz, Scania, Volkswagen e Volvo, é um veículo bastante versátil, com boa relação custo/benefício e longa vida útil.
Suas especificações, bastante vastas, são um atestado da excelência do projeto e da longa experiência da Caio na fabricação de carrocerias urbanas de ônibus. O interior do salão de passageiros, com os anteparos das portas e do habitáculo do motorista em tubos de aço encapsulados em PVC são itens bem resolvidos esteticamente.
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Outros detalhes chamam a atenção, como a iluminação em LED, a visibilidade diurna e noturna do itinerário eletrônico, janelas laterais com vidros temperados e incolores, piso em chapa de alumínio lavrado, elevador para pessoas com deficiência, apenas para citar alguns. As cores internas do revestimento dos bancos mesclam perfeitamente com as cores das laterais e do teto do veículo, criando um ambiente agradável e confortável para as viagens urbanas.
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No entanto, para cidades de pequeno e médio porte, vejo um defeito que precisa ser corrigido gradativamente, pois o preço da tarifa praticado permite as melhorias. Trata-se dos acessórios. Neste requisito os ônibus urbanos estão ainda mal equipados.Equipamentos como o ar condicionado são imprescindíveis no verão escaldante de inúmeras cidades. E poucos ônibus têm. Mas muitos poucos mesmo. Creio que deve chegar a 90% as cidades brasileiras cujos ônibus para o transporte coletivo urbano não possuem ar condicionado.
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Outro importante item, desembaçador de para-brisa com ar quente e frio. Poucos carros têm. E é uma questão de segurança a visibilidade do motorista em dias de chuva e neblina. Segurança essa relegada. Como se já não bastasse a dupla função de ser motorista e cobrador ao mesmo tempo. Além de todo o estresse que a atividade exerce no decorrer do turno do trabalho devido a atenção em receber o dinheiro, dar o troco correto e dirigir, cumprir o horário.
A Viação Canarinho, aqui da minha cidade, é um exemplo. Adquiriu do meio do ano passado para cá vários novos ônibus (cerca de 60) com carrocerias Comil e Caio. No entanto, “ônibus pelados” quanto a itens de conveniência que resultem em mais conforto para seus usuários. No inverno rigoroso que tivemos, a calefação do salão de passageiros seria bem vinda. Não tem. No verão escaldante, principalmente nas principais linhas urbanas, o ar condicionado amenizaria o calor excessivo.
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Também não tem um único carro com este equipamento. O sol, muitas vezes com alta emissão de raios ultravioleta, “queimador” mesmo, poderia ser filtrado com películas nas janelas laterais. Também inexiste tal regalia. Que muitas cidades já têm. Resumindo, seria de bom tom que, junto com ônibus de conceito moderno, inovador e confortável como o Caio Apache Vip, que itens que constam na lista de acessórios fossem incorporados cada vez mais aos novos ônibus adquiridos. Ganha o usuário, ganha a empresa, que passa a ter sua imagem institucional melhor avaliada.


Redação Projeto Mais Ônibus
Texto e informações: Carlos Alberto Ribeiro
Fotografia: Rodrigo Miguel / Alexandre Britto
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