Haddad quer reduzir frota para 11 mil ônibus e colocar mais superarticulados

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

ônibus superarticulado
Ônibus superarticulado, apontado pelo prefeito Fernando Haddad como “solução” para redução de frota sem prejudicar passageiros. Fotos: Adamo Bazani
Haddad quer reduzir frota de ônibus para 11 mil com superarticulados
Além de racionalizar as linhas, veículos de maior porte devem substituir convencionais
ADAMO BAZANI – CBN
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, disse neste domingo que uma das intenções do poder público com a nova licitação dos transportes, que deve ser lançada entre este mês e março, é reduzir a frota de ônibus na cidade.
Hoje São Paulo tem aproximadamente 15 mil veículos de transporte coletivo, entre miniônibus, micro-ônibus, ônibus convencionais de motor dianteiro, ônibus padrons de motor traseiro, ônibus articulados, ônibus superarticulados e ônibus biarticulados.
A redução seria de 27%, o que encolheria a frota para algo em torno de 11 mil veículos.
Haddad garantiu que esta diminuição não vai trazer prejuízos aos passageiros. Para isso, aposta na ampliação do total de faixas e na conclusão dos corredores exclusivos, que permitiram maior velocidade aos ônibus. Sem ficar presos em congestionamentos, menos coletivos conseguiriam fazer mais viagens.
A administração quer racionalizar mais linhas de ônibus, cortando sobreposições e fazendo com que os serviços cheguem até um corredor de ônibus maiores ou estações de trens e metrô.
Outra aposta de Haddad para que a redução da frota não prejudique os passageiros é o ônibus do tipo superarticulado, como declarou à imprensa:
“Temos que acabar com as filas de ônibus nos corredores e faixas exclusivas.. O superarticulado atenderá melhor a demanda, já que suporta um carregamento quase igual ao biarticulado, mas tem uma vantagem de manobra, agilidade e conforto que vale a pena .. que se perde, por um lado, é que valor do veículo (superarticulado) é maior e fica a cargo das empresas. Mas acho que há mais ganho do que perdas”, disse o prefeito.
O ônibus superarticulado é maior que o articulado e menor que o biarticulado. Com 23 metros de comprimento pode transportar aproximadamente 220 pessoas.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes