Fonte: Revista AutoBus/ Ônibus Paraibanos
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Com a intenção de renovar sua frota e modernizar o sistema de transporte público, a cidade de Teresina, Piauí, apresentou recentemente 44 novos ônibus, todos com chassis Volvo, modelo B270F, de motorização dianteira. De acordo com a prefeitura da capital piauiense, os veículos são identificados por zonas em que irão operar, com faixas de cores. Aqueles que terão uma barra verde circularão na zona Norte da cidade, já os que possuem a barra vermelha operarão na zona Leste. Na zona Sudeste, as faixas serão azuis e a barra amarela identificará os ônibus que irão operar na zona Sul.
A chegada dos novos veículos permitirá que a idade média da frota passe a ser de quatro anos e meio. Atualmente, a capital possui 446 veículos, parte deles com vida útil ultrapassada, e que deixarão de rodar.
É interessante a configuração desses novos veículos, com portas em ambos os lados da carroçaria, o que dá a entender que neste primeiro momento serão utilizados em serviços convencionais e para o futuro, nos corredores, com estações à esquerda das vias. É a criatividade brasileira para se adequar à realidade, onde os custos operacionais muitas vezes não permitem o uso de modelos mais modernos pelas operadoras.
Neste primeiro momento, segundo a prefeitura de Teresina, já foram implantadas algumas faixas exclusivas para os ônibus e dentro de dois anos, os corredores exclusivos serão construídos para a melhoria do transporte público local.