Fabricantes de ônibus dão folgas coletivas por causa de mercado desaquecido

Fonte: Blog Ponto de Ônibus


linha de montagem de ônibus
Desaquecimento na produção de caminhões e ônibus faz montadoras darem folgas coletivas.

Fabricantes de ônibus dão folgas coletivas por causa do mercado desaquecido
Mercedes-Benz e Volvo paralisam momentaneamente linha de produção. No segmento de veículos leves, Volks para as atividades por dez dias
ADAMO BAZANI – CBN
O desaquecimento econômico tem interferido nas vendas e produção de veículos que são bens de capital, como ônibus e caminhões. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, no primeiro trimestre deste ano, a produção de caminhões encolheu 49,3% com 21 mil 696 unidades, na comparação com o mesmo período do eleitoral 2014, quando foram fabricados 42 mil 794 caminhões. Já a indústria de ônibus produziu menos 17,7% no acumulado do trimestre frente aos três primeiros meses de 2014. Foram 8 mil 137 veículos de transporte coletivo até o final do mês passado contra 9 mil 881 de janeiro a março de 2014.
Este cenário tem obrigado as montadoras a reduzir a jornada de trabalho dos metalúrgicos.
Em São Bernardo do Campo, a Mercedes-Benz, maior fabricante de ônibus no Brasil e a segunda de caminhões, deu folgas coletivas nesta terça-feira e quarta-feira. São aproximadamente dez mil funcionários em casa. Outros trabalhadores estão com os contratos de trabalho suspensos (lay off) até o final deste mês. O PDV – Programa de Demissão Voluntária, que deveria ser encerrado no início de abril foi prorrogado até o dia 27.
A Volvo, em Curitiba, vai colocar em banco de horas mil e 500 trabalhadores da linha de caminhões entre os dias 20 de abril e 04 de maio. No último dia 06, mil e 700 trabalhadores voltaram de férias coletivas nas linhas de caminhões e ônibus.
No segmento de veículos leves, a unidade da Volkswagen, em São Bernardo do Campo, vai parar todos os setores da fábrica entre os dias 4 e 14 de maio.
Cerca de 13 mil funcionários vão entrar em férias coletivas.
De acordo com a Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, neste ano, as montadoras demitiram 3,6 mil trabalhadores. Nos últimos 12 meses, foram 14 mil 660 demissões. O número não contabiliza o setor de autopeças.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes