Para cumprir meta de 100% dos ônibus refrigerados, empresas teriam que entregar 316 ônibus com ar todo mês até 2016

Usuária do 323, Juliana Suares diz que ar-refrigerado é uma raridade nos veículos desta linha
Usuária do 323, Juliana Suares diz que ar-refrigerado é uma raridade nos veículos desta linha Foto: Guilherme Pinto / Extra
Geraldo Ribeiro
Tamanho do texto A A A
Para garantir a meta da prefeitura de 100% das VIAGENS DE ônibus municipais com ar-condicionado até o fim de 2016, os consórcios vão ter que pisar no acelerador. Ainda faltam 6.316 veículos refrigerados para atingir a totalidade dos 8.266 coletivos equipados com ar. O desafio parece ainda maior quando se observa que, de janeiro para cá, entraram em circulação só 190 novos ônibus com ar-condicionado, o que equivale a 47 por mês. Para atingir a meta, porém, seria preciso entregar, em média, 316 ônibus refrigerados todo mês, até o fim de 2016. Seria como colocar em circulação dez novos veículos por dia, nos próximos 610 dias.
Por decisão da juíza Natascha Maculan Adum Dazzi, da 8ª Vara de Fazenda Pública da Capital, a prefeitura não precisará apresentar cronograma de evolução da frota refrigerada, como pedia o Ministério Público. Porém, a Secretaria municipal de Transportes, garantiu que está mantida a meta de 100% da frota com ar até dezembro de 2016, sendo que até o final deste ano 50% das viagens devem ser em veículos refrigerados.
Para atingir o percentual, mais 2.233 novos veículos com ar vão estar nas ruas até dezembro, elevando a frota refrigerada para 4.183 ônibus, segundo a secretaria. De acordo com o órgão, atualmente são 1.950 os ônibus refrigerados, ou 23,6% da frota, dos quais 319 são os que circulam nos corredores do BRT. Os outros 1.631 são convencionais — os frescões não entraram na conta. Em janeiro, eram 1.760 (21%), os ônibus comuns refrigerados.
Apesar de a prefeitura e os consórcios assegurarem que há mais ônibus com ar circulando, esta não é a sensação percebida por alguns passageiros na Ilha do Governador. Usuária do 323 (Bananal-Castelo), a auxiliar de recursos humanos Juliana Suares, de 29 anos, disse que veículo refrigerado é raridade na linha.
— Nunca viajei num desses— afirmou a passageira.
O Rio Ônibus, sindicato que representa as empresas, informou que os consórcios trabalham para cumprir todas as metas estipuladas. Já o MP informou que o Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente ainda está analisando o processo e tem prazo até 13 de maio para recorrer da decisão da Justiça. A juíza não quis se pronunciar.
Detro quer passageiros como fiscais
A Secretaria estadual de Transportes e o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado (Detro) apresentaram ontem uma ferramenta para monitorar em tempo real as linhas de ônibus intermunicipais. Um aplicativo, que deve entrar em funcionamento em julho, permitirá que passageiros façam denúncias em tempo real de irregularidades como desobediência de parada e excesso de velocidade.
— Vamos convidar os usuários para, através de seus celulares, se tornarem fiscais do Detro — disse o secretário Carlos Roberto Osorio.
O Sistema de Inteligência e Monitoramento (SIM) vai monitorar, por meio de GPS, informações sobre rotas, números de veículos por linha, velocidade e desvios de trajeto. Inicialmente seis linhas participam do monitoramento, num total de 260 coletivos que atendem a Baixada Fluminense, Niterói e Zona Oeste do Rio. Em julho, serão mais 70 linhas, ou 2.300 coletivos, incluídas no sistema, que deve atingir todos os 13 mil ônibus até dezembro.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/para-cumprir-meta-de-100-dos-onibus-refrigerados-empresas-teriam-que-entregar-316-onibus-com-ar-todo-mes-ate-2016-16017949.html#ixzz3YqrvhLWV