Eletra recebe prêmio entre as “Melhores do Setor Automotivo”

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

ônibus
Trólebus com carroceria Caio Millennium e chassi Mercedes-Benz O500UA com sistema produzido pela Eletra. Empresa de São Bernardo do Campo recebe premiação entre as Melhores do Setor Automotivo. Foto: Adamo Bazani
Eletra recebe prêmio entre as “Melhores de Setor Automotivo de 2014”
Empresa de São Bernardo do Campo é especializada na produção de ônibus não poluentes
ADAMO BAZANI – CBN
A empresa fabricante de ônibus elétricos híbrido, elétrico puro e trólebus, Eletra, de São Bernardo do Campo, recebeu o prêmio AutoData como uma das “Melhores do Setor Automotivo de 2014”.
A premiação é na categoria “Veículo Ônibus”.
Nesta primeira etapa, foram eleitas 54 empresas em dezesseis categorias, os concorrentes nas categorias de veículos e a Personalidade do Ano.
Além de desenvolver e testar o E-bus, ônibus elétrico com baterias articulado, em parceria com as empresas japonesas Mitsubishi Heavy Industries e Mitsubishi Corporation, a Eletra possui trólebus e ônibus híbridos (com motor a diesel e elétrico) circulando no Corredor Metropolitano ABD, pela empresa Metra, e entre a zona Leste e a região central da Capital Paulista pela empresa Ambiental Transportes.
Em relação ao E-Bus, a empresa destaca que o veículo é o “primeiro ônibus 100% elétrico dotado apenas de baterias do tipo articulado de 18 metros do mundo”.
São 14 baterias que necessitam de 3 horas para recarga total, garantindo autonomia operacional de 200 km. O veículo conta ainda com um sistema de recarga rápida, que pode ser feito em 5 minutos, oferecendo mais 11 km de autonomia. Desde 21 de fevereiro de 2014, o veículo é testado oficialmente na ligação entre Diadema, na Grande São Paulo, e a região da Estação Berrini, da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, na zona Sul de São Paulo.
Já os trólebus, segundo a empresa, possuem soluções que minimizam problemas antigos como este tipo de veículo, como queda das alavancas da rede aérea e do fornecimento de energia.
As novas unidades são dotadas de baterias que permitem que o trólebus percorra entre quatro quilômetros e sete quilômetros sem estar conectado aos fios. As alavancas são pneumáticas para reduzir impactos decorrentes da condição do pavimento evitando que se soltem da rede aérea.
“Esse é o reconhecimento de muitos anos de trabalho e do esforço da empresa em inovar e buscar novos caminhos no mercado de transporte urbano. O E-Bus chega para reforçar o espírito inovador e a competência da indústria nacional” – disse em nota a gerente comercial da Eletra, Iêda Maria Oliveira.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes