Ônibus histórico vai celebrar memória dos transportes e do crescimento do País
Um modelo Nicola de 1967 vai percorrer locais de grande movimentação de Caxias do Sul e comemorar os 65 anos da encarroçadora Marcopolo. Apresentações teatrais vão contar o desenvolvimento do setor de maneira lúdica e interessante
ADAMO BAZANI – CBN
Antes mesmo de ser uma atividade econômica, transporte, sem nenhum exagero, é vida.
Isso porque é um ramo feito essencialmente por pessoas para o bem estar das pessoas, seja nos segmentos de carga e passageiros.
Assim, relembrar a história dos transportes é prestar um tributo ao crescimento de uma região ou de um país e dar margens para que fatos que marcaram milhões e milhões de histórias pessoais no passado possam vir à tona de uma maneira agradável.
Um ônibus ou um caminhão antigo se tornam assim máquinas do tempo e projetores de emoções.
Sabendo disso , dessa importância na economia, sociedade, na política e na vida pessoal de muita gente, no Brasil e no mundo, a Marcopolo, empresa que começou em 1949 como Irmãos Nicola em alusão aos seus fundadores, fará uma comemoração especial aos seus 65 anos entre os dias 4 e 9 de agosto.
No dia 04 de agosto, às 11h, no CIC de Caxias do Sul, cidade onde a empresa tem sede e foi fundada, será dado início a Exposição Itinerante 65 anos Marcopolo. Devem participar do primeiro evento o presidente emérito da Marcopolo, Paulo Bellini, e o diretor-geral, José Rubens de la Rosa.
Paulo Pedro Bellini é o sócio mais antigo da empresa em exercício. Ele entrou na fabricante de carrocerias de ônibus em 1951, com um capital de 240 mil cruzeiros, na época, algo em torno de R$ 180 mil, que hoje não são suficientes para comprar um micro-ônibus.
Bellini continuou na Nicola mesmo após 1967 a empresa não ter mais nenhum Nicola no quadro societário.
Em 1970, a empresa já se chamava Marcopolo devido ao sucesso de um modelo com o mesmo nome, lançado no Salão do Automóvel, e também pelo fato de não haver mais sentido e até condições legais de a companhia continuar ostentando o nome Nicola.
Ele é considerado um dos grandes entusiastas do transporte da indústria brasileira.
A exposição, no entanto, com os principais fatos relacionados ao desenvolvimento da Marcopolo e das cidades vai ser apresentada até o dia 09 de agosto de uma maneira diferente.
A história literalmente vai viajar a bordo de um modelo Nicola ano 1967.
O ônibus restaurado e que mostra o design já caprichado (para muitos até mais bonito que os desenhos atuais pela atenção aos detalhes) vai circular pelos pontos mais movimento de Caxias do Sul.
É uma forma de aproximar mais as pessoas do passado, inclusive, os mais jovens que não viveram e não têm noção de quantas pessoas se dedicaram, quase diuturnamente, para que, apesar de todos os problemas, hoje houvesse condições melhores de vida e de transportes.
As apresentações históricas serão feitas de maneira lúdica para despertar o interesse de todos.
Na viagem com o Nicola 1967, atores vão contar como foi o desenvolvimento da empresa, do setor de transportes, de Caxias e de todo o país pela mobilidade (termo novo, mas que sempre existiu em sua essência).
Serão feitas apresentações teatrais. Um ator vai representar o navegador Maco Polo, nome que inspirou o modelo do ônibus que depois se tornou a marca da empresa, justamente por ser um viajante. Outros atores vão representar cada década vivida pela empresa e colaboradores e homens e mulheres homenageando diversas profissões. Os visitantes vão contar com o atendimento especial de uma rodomoça, outra atriz que vai deixar os espetáculos ainda mais bonitos e acolhedores.
Os atores vão entregar brindes perto dos totens explicativos, com textos e imagens, e já que as apresentações serão feitas em espaços abertos, e nesta época Caxias está com as temperaturas mais baixas, um cafezinho de cortesia que será servido nas exibições vai cair muito bem.
“Nosso objetivo é dividir com a comunidade caxiense um pouco dos momentos mais marcantes e importantes da empresa e torná-los conhecidos do público mais jovem que não vivenciou a trajetória da empresa. E escolhemos a rua e o ônibus para levar a exposição itinerante da história da Marcopolo por ser o ‘habitat natural’ dos produtos feitos pela empresa”, – destacou em nota à imprensa o gerente de Estratégia e Marketing da Marcopolo, Walter Cruz.
Ainda na nota, a Marcopolo fala sobre a programação dos eventos:
“A abertura da Exposição Itinerante 65 anos Marcopolo acontecerá antes da reunião-almoço da CIC, que será realizada em comemoração ao aniversário da empresa. Depois, ainda no dia 4, seguirá para o aeroporto da cidade. A ação terá prosseguimento ao longo de toda a semana em locais como a Praça Dante Alighieri e a UCS; as fábricas da empresa, em Ana Rech e no bairro Planalto; a Câmara de Vereadores, a Prefeitura e o Campus da FSG; a Rodoviária, e o Parque Getúlio Vargas – Macaquinhos. A exposição terá como mote “Nas idas e vindas da vida, conte sempre com nossa energia – a história da Marcopolo contada para a comunidade no ‘habitat’ dos produtos da empresa, as ruas”. Em todos os lugares serão distribuídos brindes diversos, como um lápis, semente para transmitir a mensagem de que, além de permitir escrever a história, também planta o futuro.”
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Um modelo Nicola de 1967 vai percorrer locais de grande movimentação de Caxias do Sul e comemorar os 65 anos da encarroçadora Marcopolo. Apresentações teatrais vão contar o desenvolvimento do setor de maneira lúdica e interessante
ADAMO BAZANI – CBN
Antes mesmo de ser uma atividade econômica, transporte, sem nenhum exagero, é vida.
Isso porque é um ramo feito essencialmente por pessoas para o bem estar das pessoas, seja nos segmentos de carga e passageiros.
Assim, relembrar a história dos transportes é prestar um tributo ao crescimento de uma região ou de um país e dar margens para que fatos que marcaram milhões e milhões de histórias pessoais no passado possam vir à tona de uma maneira agradável.
Um ônibus ou um caminhão antigo se tornam assim máquinas do tempo e projetores de emoções.
Sabendo disso , dessa importância na economia, sociedade, na política e na vida pessoal de muita gente, no Brasil e no mundo, a Marcopolo, empresa que começou em 1949 como Irmãos Nicola em alusão aos seus fundadores, fará uma comemoração especial aos seus 65 anos entre os dias 4 e 9 de agosto.
No dia 04 de agosto, às 11h, no CIC de Caxias do Sul, cidade onde a empresa tem sede e foi fundada, será dado início a Exposição Itinerante 65 anos Marcopolo. Devem participar do primeiro evento o presidente emérito da Marcopolo, Paulo Bellini, e o diretor-geral, José Rubens de la Rosa.
Paulo Pedro Bellini é o sócio mais antigo da empresa em exercício. Ele entrou na fabricante de carrocerias de ônibus em 1951, com um capital de 240 mil cruzeiros, na época, algo em torno de R$ 180 mil, que hoje não são suficientes para comprar um micro-ônibus.
Bellini continuou na Nicola mesmo após 1967 a empresa não ter mais nenhum Nicola no quadro societário.
Em 1970, a empresa já se chamava Marcopolo devido ao sucesso de um modelo com o mesmo nome, lançado no Salão do Automóvel, e também pelo fato de não haver mais sentido e até condições legais de a companhia continuar ostentando o nome Nicola.
Ele é considerado um dos grandes entusiastas do transporte da indústria brasileira.
A exposição, no entanto, com os principais fatos relacionados ao desenvolvimento da Marcopolo e das cidades vai ser apresentada até o dia 09 de agosto de uma maneira diferente.
A história literalmente vai viajar a bordo de um modelo Nicola ano 1967.
O ônibus restaurado e que mostra o design já caprichado (para muitos até mais bonito que os desenhos atuais pela atenção aos detalhes) vai circular pelos pontos mais movimento de Caxias do Sul.
É uma forma de aproximar mais as pessoas do passado, inclusive, os mais jovens que não viveram e não têm noção de quantas pessoas se dedicaram, quase diuturnamente, para que, apesar de todos os problemas, hoje houvesse condições melhores de vida e de transportes.
As apresentações históricas serão feitas de maneira lúdica para despertar o interesse de todos.
Na viagem com o Nicola 1967, atores vão contar como foi o desenvolvimento da empresa, do setor de transportes, de Caxias e de todo o país pela mobilidade (termo novo, mas que sempre existiu em sua essência).
Serão feitas apresentações teatrais. Um ator vai representar o navegador Maco Polo, nome que inspirou o modelo do ônibus que depois se tornou a marca da empresa, justamente por ser um viajante. Outros atores vão representar cada década vivida pela empresa e colaboradores e homens e mulheres homenageando diversas profissões. Os visitantes vão contar com o atendimento especial de uma rodomoça, outra atriz que vai deixar os espetáculos ainda mais bonitos e acolhedores.
Os atores vão entregar brindes perto dos totens explicativos, com textos e imagens, e já que as apresentações serão feitas em espaços abertos, e nesta época Caxias está com as temperaturas mais baixas, um cafezinho de cortesia que será servido nas exibições vai cair muito bem.
“Nosso objetivo é dividir com a comunidade caxiense um pouco dos momentos mais marcantes e importantes da empresa e torná-los conhecidos do público mais jovem que não vivenciou a trajetória da empresa. E escolhemos a rua e o ônibus para levar a exposição itinerante da história da Marcopolo por ser o ‘habitat natural’ dos produtos feitos pela empresa”, – destacou em nota à imprensa o gerente de Estratégia e Marketing da Marcopolo, Walter Cruz.
Ainda na nota, a Marcopolo fala sobre a programação dos eventos:
“A abertura da Exposição Itinerante 65 anos Marcopolo acontecerá antes da reunião-almoço da CIC, que será realizada em comemoração ao aniversário da empresa. Depois, ainda no dia 4, seguirá para o aeroporto da cidade. A ação terá prosseguimento ao longo de toda a semana em locais como a Praça Dante Alighieri e a UCS; as fábricas da empresa, em Ana Rech e no bairro Planalto; a Câmara de Vereadores, a Prefeitura e o Campus da FSG; a Rodoviária, e o Parque Getúlio Vargas – Macaquinhos. A exposição terá como mote “Nas idas e vindas da vida, conte sempre com nossa energia – a história da Marcopolo contada para a comunidade no ‘habitat’ dos produtos da empresa, as ruas”. Em todos os lugares serão distribuídos brindes diversos, como um lápis, semente para transmitir a mensagem de que, além de permitir escrever a história, também planta o futuro.”
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes