Volvo faz parceria global para cargas rápidas de bateria

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

híbrido
Ônibus elétrico híbrido da Volvo. Empresa sueca firma parceria mundial com a companhia de engenharia suíça ABB para recargas rápidas de baterias, o que deve dinamizar a operação de elétricos puros e abrir este mercado para a Volvo no Brasil, que hoje só faz híbrido em Curitiba. Foto: Adamo Bazani
Volvo faz parceria para recarga rápida de baterias
Ação pode dinamizar a operação de ônibus elétricos e abrir novo mercado no Brasil
ADAMO BAZANI – CBN
A empresa fabricante de veículos Volvo e grupo suíço de engenharia ABB anunciaram nesta segunda-feira, dia 21 de julho de 2014, uma parceria para o desenvolvimento de soluções para recargas rápidas de baterias.
A parceria é global e os trabalhos devem dinamizar a operação de veículos como os ônibus elétricos.
No Brasil, a Volvo produz elétricos híbridos que não necessitam de recargas externas e dependem de motor diesel também, mas a parceria pode possibilitar a entrada de elétricos puros no mercado brasileiro. Segundo comunicado da ABB para a Agência Internacional de Notícias Reuters, os ônibus devem receber as primeiras ações.
“A urbanização está num recorde histórico e está pressionando a infraestrutura de transporte de cidades ao redor do mundo. Nossa colaboração ajudará a apoiar soluções de transporte sustentáveis e com eficiência de custo para atender à demanda crescente de passageiros”, disse Pekka Tiitinen, chefe da unidade Discrete Automation and Motion da ABB, no comunicado. O primeiro projeto conjunto será a implementação dos ônibus híbridos elétricos da Volvo e dos carregadores automáticos elétricos de ônibus da ABB no sistema de transporte público de Luxemburgo, onde doze ônibus híbridos elétricos da Volvo rodarão por linhas existentes até 2015, disseram as empresas.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN,especializado em transportes