BRT Transcarioca recebe prêmio mundial de transporte sustentável


Rio Ônibus

O Transcarioca, segundo corredor expresso de BRT em operação no Rio de Janeiro, foi um dos responsáveis pela conquista do Sustainable Transport Award (STA), do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP, da sigla em inglês para Institute for Transportation and Development Policy), que anualmente premia cidades que implementam iniciativas que melhorem a mobilidade de pedestres, ciclistas e usuários do transporte público, assim como reduzir a emissão de gases do efeito estufa durante o ano anterior.
- “É uma prova do quanto o sistema BRT é seguro, é confortável, é cômodo. Ele um corredor que nós esperamos que seja cem por cento seguro para o usuário, já que ele tem uma pista exclusiva para ele, acesso de embarque e desembarque por estações. É evidente que o sistema ainda precisa de ajustes, mas o prêmio mostra que estamos no caminho certo”, afirmou o Secretário Municipal de Transportes, Rafael Picciani.
Com dois corredores de BRT em funcionamento, outros dois em construção e a implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) no centro da cidade, o Rio de Janeiro terá 107 bairros da cidade (do total de 160) atendidos pela rede de transporte até 2016, ou seja, 63% da população atendida por modais de alta capacidade.
Segundo o ITDP, “o Rio de Janeiro tem investido em transporte de alta capacidade e está fazendo progressos permanentes com a implementação do BRT Transcarioca, o segundo de seus corredores rápidos de ônibus”. Em sua décima edição, pela primeira vez o STA premiou três cidades ao mesmo tempo: Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.
Realizada pelo ITDP em parceria com o Comitê Diretor do STA, a premiação das três cidades vencedoras aconteceu na última terça-feira (13/1) em Washington, DC, nos Estados Unidos. Quem representou a Prefeitura do Rio no evento o foi o Coordenador de Relações Internacionais, Laudemar Aguiar.
O Transcarioca liga a Barra da Tijuca à Ilha do Governador (Aeroporto do Galeão) e é o primeiro corredor de alta capacidade no sentido transversal da cidade. Mais de 230 mil pessoas por dia já tiveram o tempo de viagem no trecho reduzido em 60%. São 39 quilômetros de extensão, com 10 viadutos (sendo um estaiado), nove pontes (duas estaiadas), três mergulhões, 47 estações e cinco terminais, passando por 27 bairros como Curicica, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Penha, Olaria e Ramos. O Transoeste, primeiro BRT em funcionamento, vai da Barra da Tijuca à Santa Cruz e Campo Grande transportando cerca de 190 mil passageiros por dia. Os dois corredores em operação na cidade já transportam mais de 440 mil pessoas diariamente e ambos receberam selos do Padrão de Qualidade BRT.