Como deve ser o ônibus urbano

A maior parte da frota de ônibus urbanos das cidades brasileiras é formada pelo tipo chamado de básico. São modelos mais baratos, feitos sob chassi de caminhão adaptados, com raro conforto para passageiros e condutor. Contraditoriamente a isso, a indústria brasileira de ônibus é uma das mais avançadas do mundo e, cada vez mais, vem agregando novas tecnologias aos seus produto. E quando conseguem vender algumas unidades desses modernos modelos, é até motivo de comemoração. Recentemente, a Viação Campo Belo, de São Paulo (SP), comprou 50 unidades do superarticulado Mercedes-Benz O 500 UDA com carroceria Caio, agregados com quase tudo que era disponível para aumentar conforto e segurança para usuários e motoristas. 
Agora conheça o que deveria ser o ônibus urbano padrão se os administradores das cidades quiserem que as pessoas deixem seus carros na garagem e utilizem mais o transporte público. Quase todas as tecnologias a seguir, ou similares, podem ser aplicadas em qualquer tamanho de ônibus.
Os O 500 UDA estão equipados com suspensão pneumática e piso baixo graças aos inovadores eixos traseiros baixos ANV 132 e direcionais RL 85, ambos fabricados pela ZF.
Essas características aumenta acessibilidade, conforto, segurança e rapidez para o embarque e desembarque de todos os passageiros. Além disso, o último eixo direcional ERA melhora a manobrabilidade do ônibus, o que significa maior facilidade para parar nos pontos. Todas essas características resultam em viagens mais rápidas.
Eles também são equipados com caixas automáticas ZF Ecolife de 6 velocidades, com escalonamento das marchas muito próximos para o motor trabalhar em rotações mais baixas, ajudando na redução de ruído, consumo e emissões de poluentes. Essa caixa conta com o software TopoDyn Life que reconhece a topografia para realizar a escolha da melhor marcha. Para segurança, esses Mercedes são equipados com freio a disco em todas as rodas (item de segurança raro na frota brasileira), freios ABS e ASR (controle de tração). O motor é o Mercedes-Benz OM 457 LA de 354 cv e 163,1 mkgf de torque, com tecnologia SCR Euro 5.    
Ar-condicionado e Wi-Fi  
A tecnologia desses novos ônibus não está só no seu trem de força e chassi. A Caio atendeu as solicitações da Viação Campo Belo equipando a carroceria com ar-condicionado, Wi-Fi, novos validadores que permitem integração com GPS e reconhecimento facial por meio de câmeras fotógraficas. Além disso, possuem também câmeras nas portas do lado direito e esquerdo que auxiliam o embarque e o desembarque, câmera de ré e outras que captam imagens do painel e do motorista.