Licitação separada de chassi e carroceria faz Porto Alegre economizar, diz prefeitura

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

ônibus Mascarello
De acordo com prefeitura de Porto Alegre, licitação separada de chassi e de carroceria significou economia para os cofres públicos. Foto: Hudson Nogueira/Divulgação PMP
Porto Alegre recebe mais 50 ônibus novos
Veículos integram frota da empresa pública Carris. Licitação diferente para chassi e carroceria gerou economia, diz prefeitura
ADAMO BAZANI – CBN
Às vésperas de uma licitação que deve organizar os serviços de transportes, a cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, passou a contar com mais 50 ônibus novos nesta segunda-feira.
Os veículos integram a foto da Carris, empresa pública da cidade, que não vai fazer parte da licitação.
Com a entrega destes ônibus, a frota da Carris sobe de 371 para 383 ônibus. Isso porque, 38 ônibus novos substituem os mais antigos e outros 12 representam acréscimo no total de veículos. A idade-média dos ônibus da Carris, segundo a prefeitura, cai de 6 anos e oito meses para 5 anos e três meses.
Os INVESTIMENTOS foram de R$ 26 milhões para a aquisição destes 50 ônibus, dos quais 35 são do tipo padron e 15 articulados. Todos são de chassi Volvo e Carroceria Mascarello.
Em fevereiro, outros 13 ônibus novos se somaram à frota.
Os veículos novos possuem itens de acessibilidade para pessoas com dificuldades na movimentação e visão, mas não são dotados de ar-condicionado.
Em nota elaborada pelo jornalista João Paulo Magalhães, da Assessoria de imprensa da Prefeitura de Porto Alegre, o poder público explica que a licitação para a COMPRA dos ônibus mudou, separando o chassi da carroceria, o que representou economia de 10,5% em média:
“Se comparada à última compra, os ônibus adquiridos em 2014 e entregues neste ato representaram economia à Carris. A redução do custo foi conquistada pela decisão em alterar o formato da licitação. Anteriormente, o chassi e a carroceria eram negociados juntos. Na nova modalidade, essas partes foram compradas em processos diferentes, o que permitiu maior concorrência e, consequentemente, um preço final mais competitivo. Desta forma, a compra de 35 veículos convencionais registrou economia de 11,96%, enquanto o valor dos 15 ônibus modelo articulado diminuiu 10,86%. A economia nesses dois casos chega a R$ 3.381.500,00.”
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes