Funcionários da Volvo entram em greve contra corte de turno

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

greve Volvo

Trabalhadores da Volvo entram em greve contra corte do turno da tarde. Foto: Divulgação SMC.

Funcionários da Volvo entram em greve contra fim do turno da tarde
Corte do expediente vespertino provoca um excedente de 600 trabalhadores
ADAMO BAZANI – CBN
Metalúrgicos da Volvo de Curitiba entraram em greve nesta sexta-feira, dia 08 de maio de 2015, por tempo indeterminado contra a decisão da fabricante de ônibus e caminhões de cortar o turno da tarde.
Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, a medida tomada pela Volvo cria um excedente de 600 trabalhadores.
Na quinta-feira, para evitar demissões até o final do ano, a Volvo ofereceu reajuste sem aumento real, apenas repondo a inflação, e PLR – Participação nos Lucros e Resultados de R$ 15 mil, o que representa queda de 50% em relação ao benefício do ano passado.
Em nota à imprensa, o presidente da entidade sindical, Sérgio Butka, considerou a proposta da Volvo como inaceitável.
“Estamos abertos a negociação, oferecendo para a empresa diversas alternativas que assegurem a manutenção dos empregos dos trabalhadores. Porém, a empresa tenta, de forma oportunista,  atrelar a preservação de emprego a flexibilização de direitos e salários. O que não aceitamos. Garantir emprego com flexibilização é mesmo coisa que obrigar o trabalhador a comprar seu emprego, o que é inaceitável”, disse o sindicalista.
A Volvo justifica as medidas pelo desaquecimento econômico no Brasil que afeta o segmento de bens de capital dentro da indústria automotiva, formado por veículos comerciais como ônibus e caminhões.
Nesta quinta-feira, a Anfavea- Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores divulgou os números da indústria de automóveis. A produção de ônibus caiu 26,6% e a de caminhões registrou baixa de 45,2%. Veja os números em detalhes neste link:https://blogpontodeonibus.wordpress.com/2015/05/08/producao-de-onibus-cai-266-diz-anfavea/
A fábrica da Volvo emprega aproximadamente 3.500 trabalhadores e tem capacidade de produção diária de 80 caminhões pesados, 44 médios e 8 ônibus.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes