Volvo entrega 41 ônibus articulados para o sistema de transporte de Campinas

A Volvo Bus Latin America entregou 41 ônibus articulados para o sistema de transporte de Campinas. Os ônibus foram adquiridos pela empresa VB Transportes e Turismo para renovação de frota e vão beneficiar 1 milhão de usuários por mês.
“A aquisição reforça o compromisso das concessionárias com a qualidade do transporte público da cidade. Com estes novos veículos, a idade média da frota cai para 3,8 anos, e alcançamos 81% de acessibilidade”, afirma Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), à qual a VB é associada.
Os veículos possuem 18 metros e capacidade para 160 passageiros.  Todos são equipados com caixa de câmbio automática, freio a disco e EBS, um sistema de controle eletrônico dos freios que oferece mais eficiência e estabilidade às frenagens. Além disso, possuem controle de aceleração inteligente que garante que somente a potência necessária seja empregada nos arranques e retomadas de velocidade, reduzindo ainda mais o consumo de combustível.
“São características que aumentam a eficiência do sistema de transporte, garantem mais segurança à operação, conforto aos passageiros e ainda reduzem o consumo de combustível e as emissões de poluentes”, argumenta Euclides Castro, gerente de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin America.
Os veículos são equipados com o Gerenciador de Frotas da Volvo, que oferece um raio-x completo da operação dos ônibus.  O sistema oferece dados como média de consumo, tempo de marcha lenta, quantidade e tempo de paradas, e velocidade por veículo e por motorista.  O sistema também possui um código de falhas, composto por um conjunto com mais de 40 sensores que monitoram a saúde do veículo, e emitem sinais de alerta quando há desgaste em alguma peça.
  
Menor custo operacional  
Os ônibus Volvo oferecem qualidade ao transporte urbano, segurança e  menor custo operacional, características que beneficiam tanto os passageiros quanto os operadores de transporte.  O baixo custo operacional dos veículos é garantido pela alta capacidade de transporte, alta disponibilidade e menor consumo de combustível.
FONTE: Volvo