Usar transporte público faz tão bem quanto bicicleta e caminhada

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

bus osaka
Ônibus em Osaka. Estudo revela que transporte público pode trazer tantos benefícios quanto pedalas e caminhadas. Resultados servem para cidades de outros países.
Revelação é de pesquisa realizada no Japão e mostra que risco de hipertensão e diabetes pode diminuir
ADAMO BAZANI
Com Agências Internacionais
Andar a pé por alguns minutos ao dia claro que pode ser muito benéfico à saúde, assim como  aquelas pedaladas para trabalhar.
Mas uma pesquisa realizada no Japão e divulgada em Orlando, nos Estados Unidos, neste final de semana durante a conferência anual da American Heart Association mostra que andar de transporte público diariamente pode trazer benefícios semelhantes ao uso de bicicleta e também da caminhada.
De acordo com o levantamento, que ouviu em 2012, na cidade de Osaka, mais de 5900 pessoas com idades entre 49 anos e 54 anos, o uso diário do transporte público pode reduzir em 27% o risco de hipertensão e em 34% de diabetes.
Ainda de acordo com a pesquisa, a semelhança de benefícios entre andar de bicicleta e fazer caminhada e uso de transporte público se dá pelo tipo de perfil de deslocamentos das pessoas. Normalmente, quem vai trabalhar de bicicleta ou a pé faz trajetos curtos. Já para quem vai trabalhar de transporte público, o tempo de deslocamento andando acaba sendo maior entre ida e volta durante toda todo dia.
As 5.900 pessoas que participaram da pesquisa responderam um questionário sobre atividade física e como elas vão ao trabalho.
A maior parte de quem usa carro é formada por homens enquanto as mulheres escolhem mais o transporte público caminhar ou andar de bicicleta.
O estudo apesar de ser direcionado inicialmente ao grupo de japoneses pode ter seus resultados projetados para outras populações, mas adaptados a cada realidade de grupos de habitantes, levando em consideração fatores como sobrepeso em cada região, poluição em determinadas cidades e até a qualidade do transporte público.
De acordo com os médicos que coordenaram os trabalhos, os resultados pelo uso maior de transporte público podem ser percebidos pela redução de outras doenças cardiovasculares e do sobrepeso .
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes