Especial Marcopolo Viale

ESPECIAL MARCOPOLO VIALE

Hoje apresentamos no Bus Elite a série especial de modelos de ônibus urbanos do Brasil e hoje começamos com um dos sucessos de vendas no mercado nacional: Viale.
O modelo lançado em 1998 estreou em muitos chassis de ônibus como Mercedes Benz OF-1721, OF-1417, Volkswagen 16210 CO e 17210 OD, Scania F94HB, Scania L94, F113, Volvo B10M. Foi o modelo que teve mais fãs no Rio de Janeiro e no Brasil e ganhou a versão BRT.









































Bairro em Campo Grande volta a ter ônibus


Hoje no Bus Elite, apresentamos a novidade do mês foi o bairro Carobinha em campo Grande volta a ter ônibus para o centro de campo Grande depois de 12 anos. A linha que estreia no bairro é a linha experimental LECD 11 Carobinha - Campo Grande (Via Estrada do Lameirão) operada pelas empresas Auto Viação Bangu, Expresso Pégaso, Auto Viação Jabour, Transportes Campo Grande e Viação Andorinha.





Novo Apache Vip será o destaque da Caio na Fetransrio

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

Novo Apache Vip
Novo Caio Apache Vip é aposta e reação da encarroçadora da família Ruas para manter a liderança frente aos lançamentos de novas versões de modelos tradicionais de outras fabricantes, como o novo Torino e o Mega renova da Neobus. Foto: Caio – Matéria: Adamo Bazani
Novo Apache Vip será destaque da Caio na Fetransrio
Evento ocorre em novembro, mas modelo já está sendo entregue. Encarroçadora quer manter liderança no segmento de urbanos para chassi de motores dianteiros
ADAMO BAZANI – CBN
Manter a liderança no mercado de ônibus urbanos para chassi de motor dianteiro. Este é o principal objetivo da Caio com o lançamento do novo Apache Vip.
O ônibus é um dos modelos mais vendidos do Brasil se forem considerados todos os segmentos.
Nesta quarta-feira, dia 17 de setembro, a Caio divulgou mais imagens do veículo.
O trabalho da equipe de vendas a as primeiras informações detalhadas sobre o modelo, o Blog Ponto de Ônibus / Canal do Ônibus e Ônibus Brasil, pela reportagem, já haviam noticiado em 04 de setembro.
Confira no link para mais detalhes sobre o ônibus:
Apache Vip_3 - Farol
Novo Apache Vip
Além de mudanças funcionais, como caixa elétrica maior e materiais que facilitam a manutenção, o principal foco das mudanças está na estética. Novo Apache Vip recebeu conjuntos ópticos dianteiro e traseiro mais modernos e que contam com luzes de Led. Foto: Caio – Matéria: Adamo Bazani.
Em nota, a Caio ressalta que o novo Apache Vip será um dos principais produtos da encarrocaçadora na Fetransrio, evento de transporte público, que ocorre em novembro.
ônibus
Modelo será uma das principais atrações da fabricante na Fetransrio em novembro, mas primeiras unidades já foram entregues a companhias de ônibus. Foto: Caio – Matéria: Adamo Bazani
“A carroceria foi concebida com novos conceitos de design, aliada ao tradicional baixo custo de manutenção. A principal mudança externa é o design, em que os conjuntos óticos têm nova geometria e daylights (luz de posição) em led, evitando a queima constante das lâmpadas; as lanternas traseiras são em bloco de led e intercambiáveis, onde a mesma peça pode ser utilizada no lado direito ou esquerdo, melhorando a reposição e manutenção; nova inclinação da área do itinerário frontal superior, dando uma aparência externa mais aerodinâmica; janela do motorista com novo layout, para facilitar a manutenção e o para-choque dianteiro de três partes, com um novo material que absorve melhor os impactos. A principal mudança interna foi a central elétrica, com mais espaço para acomodar e organizar todos os componentes elétricos, visto que atecnologia embarcada está cada vez mais presente. As garras, sapatas, capas de poltronas e tampas das caixas de porta, da central elétrica e da cúpula interna dianteira ganharam nova cor, facilitando a limpeza. A nova carroceria foi mostrada à equipe de vendas, estará em demonstração em diversos estados e será apresentada em novembro, para todo o país, na Fetransrio, importante evento do segmento.”
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Onze motivos para os ônibus terem cobrador



Ônibus do tipo midi ou “micrão”. Veículo tem quase o mesmo tamanho que os modelos convencionais e leva quase a mesma quantidade de passageiros, mas na maioria das vezes, os condutores destes ônibus também cobram as passagens. Dupla função e permanência dos cobradores nos ônibus é polêmica. Sindicato lançou em portal relação de motivos para que os cobradores não sejam extintos. Foto: Adamo Bazani
A permanência ou não de cobradores nos ônibus gera polêmicas e opiniões divergentes.

De um lado, pensando obviamente na redução dos custos, empresários de ônibus defendem que hoje, com os sistemas de bilhetagem eletrônica, os cobradores praticamente não têm mais função dentro dos coletivos.

Na capital paulista, por exemplo, apenas 8% dos passageiros, segundo a SPTrans – São Paulo Transporte, gerenciadora do sistema, pagam em dinheiro.

Os empresários ainda dizem que a redução dos custos com a retirada dos trabalhadores poderia impactar nas tarifas de ônibus para o passageiro evitando futuros aumentos maiores. Também os donos de empresa alegam que esta mão de obra poderia ser aproveitada de outra maneira no próprio sistema de transportes.

Já uma parte dos sindicatos dos rodoviários (alguns se compactuaram com os empresários) diz que o cobrador não pode ser considerado um profissional em extinção e que os sistemas não têm como absorver toda a mão de obra que seria dispensada.

As entidades sindicais alegam que a dupla função, pela qual o motorista dirige e cobra ao mesmo tempo, fere o artigo 28 do CTB – Código de Trânsito Brasileiro que determina que o motorista deve ter total domínio sobre o veículo que conduz, dirigindo com atenção e observando as normas de segurança.

Para especialistas em medicina de tráfego, a não ser em sistemas com corredores onde há o pré-embarque, quando o passageiro paga antes de entrar no ônibus, ou quando não há nenhuma possibilidade de pagamento em dinheiro, dirigir e cobrar tira tanto ou mais a atenção que dirigir e falar ao celular.

E mesmo quando há catraca eletrônica dentro do ônibus, o motorista deve estar atento às liberações de gratuidades, como de idosos, verificar os problemas nos validadores, que não são raros, prestar informações aos passageiros, o que acaba retirando a atenção.

Mas muito mais que evitar a dupla função, o cobrador tem outras “utilidades” dentro dos ônibus.

É o que se propôs a mostrar o Sindicato dos Rodoviários de Mogi das Cruzes e região, na Grande São Paulo, que em seu portal lançou uma relação com onze motivos que considera “óbvios” para que os ônibus continuem com os cobradores:

1 - O cobrador auxilia e opera o elevador do cadeirante, hoje item de acessibilidade no ônibus.
2 - O cobrador fornece informações sobre endereço, localidade, e destino aos passageiros quando perguntado, não tirando assim a atenção do motorista.
3 - O cobrador orienta o usuário a usar o validador e também fornece troco aquele que não tem cartão.
4 - O cobrador auxilia a qualquer usuário que venha a passar mal no interior do veículo.
5 - O cobrador junto com o motorista zela pela manutenção do ônibus, organização, qualquer eventualidade que vir a ocorrer no interior do ônibus.
6 - O cobrador garante saídas mais rápidas de pontos lotados nos horários de pico, pois enquanto o motorista dirige ele cobra evita a fila dentro do ônibus.
7 - Na espera do troco de nota acima do permitido pela empresa o cobrador providencia a tempo antes do passageiro descer. Não precisando assim incomodar o motorista que está dirigindo.
8 - O cobrador auxilia o motorista no trânsito como em manobras, retrovisor e até mesmo no itinerário.
9 - O cobrador é uma testemunha ocular e facilita a relação de possível B.. de fatos inusitados. (assaltos, brigas, discussões etc.)
10 - É garantia de segurança pois com o cobrador, o motorista não será incomodado no seu percurso prestando atenção somente no trânsito.Para que não aconteça o que aconteceu no Rio de Janeiro quando um ônibus caiu do viaduto matando oito. Por ter discutido com o passageiro, não tinha cobrador.
11 - O cobrador auxilia o desembarque com segurança do passageiro com o fluxo invertido das portas (entra pela frente desce por trás), evitando assim desviar a atenção do motorista.
A discussão talvez ainda não tenha quem possui mais ou menos razão. No entanto, quanto mais elementos para o debate, tanto por parte de quem é a favor ou contra a permanência dos cobradores nos ônibus, a possibilidade de gestores públicos, sindicatos e empresas tomarem decisões corretas pode aumentar.

BRT MOVE dobra velocidade do transporte coletivo, diz BHTrans

Fonte: Blog Ponto de Ônibus



Ônibus do sistema MOVE BRT. Com a implantação do corredor, média de velocidade do transporte coletivo dobou em um dos principais eixos da cidade.

Velocidade de ônibus dobra com BRT MOVE BH
Se for considerado o trecho com maior velocidade do sistema, os ônibus em Belo Horizonte estão 126% mais rápidos
ADAMO BAZANI – CBN
Viagens mais rápidas, ônibus maiores e mais confortáveis fazendo uma quantidade superior de partidas em relação ao sistema de transportes antes da implantação do BRT MOVE BH.
Esse é o balanço que a BHTrans, Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte, faz dos corredores de ônibus após seis meses do início de implantação.
De acordo com levantamento divulgado nesta quinta-feira, dia 18 de setembro de 2014, apenas no trecho de pista exclusiva, da Avenida Cristiano Machado, uma das que recebem maior número de passageiros, a velocidade média do transporte coletivo quando os ônibus tinham de disputar espaço com os outros carros era de 16,5 km/h.
Já no corredor, o ônibus chega a 33 km/h.
O trecho analisado tem 7,3 quilômetros de extensão e vai desde o túnel da Lagoinha até o Anel Viário, na região do bairro São Gabriel.
A última pesquisa de mobilidade urbana de Belo Horizonte, realizada em 2008, mostra que a velocidade média do transporte coletivo em toda a cidade era de 19,9km/h. Se este número for comparado ao trecho do BRT MOVE BH onde os ônibus desenvolvem maior velocidade média, o crescimento foi de 126%. Este trecho é correspondente a parte da Avenida Antônio Carlos, onde, de acordo com a BHTrans, os ônibus atingem até 43km/h
NÚMEROS DO BRT MOVE BH com sistema todo implantado:
Extensão: 23,1 quilômetros
Total de Estações: 42 estações, sendo 37 estações de transferência e 05 estações de integrações
Número de Passageiros atendidos: 700 mil passageiros por dia útil
Quantidade de ônibus: 428 ônibus do MRT MOVE BH:
– 136 ônibus servindo a Estação São Gabriel
– 181 ônibus passando pela Estação Pampulha
– 98 ônibus operando pela Estação Venda Nova/Vilarinho.
Assim, 415 ônibus devem passar por estas estações de integração e 13 ônibus são de frota reserva.
RAMAIS: 3 – BRT MOVE BH Avenida Cristiano Machado, BRT MOVE BH Avenida Antônio Carlos, BRT MOVE Hipercentro
– BRT MOVE BH Avenida Cristiano Machado
14,7 quilômetros.
O BRT MOVE Cristiano Machado terá 2 estações de integração (São Gabriel e José Cândido), 9 estações de transferência na Av. Cristiano Machado, além das 6 estações de transferência na Área Central (3 na Av. Paraná e 3 na Av. Santos Dumont).
TEMPOS DE VIAGEM
• Tempo médio atual: 35 minutos
• Tempo médio futuro: 20 minutos
• Redução: 15 minutos (43%)
– BRT MOVE BH Avenida Antônio Carlos:
7,1 quilômetros
O BRT MOVE Antônio Carlos terá 3 estações de integração (Venda Nova, Vilarinho e Pampulha), 4 estações de transferência na Av. Vilarinho, 6 estações de transferência na Av. Pedro I, 14 estações de transferência na Av. Antônio Carlos, 1 estação de transferência no Complexo da Lagoinha, além das 6 estações de transferência na Área Central (três na Av. Paraná e três na Av. Santos Dumont).
TEMPOS DE VIAGEM:
• Tempo médio atual: 75 minutos
• Tempo médio futuro: 40 minutos
• Redução: 35 minutos (47%)
– BRT MOVE HIPERCENTRO:
1,3 quilômetro
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

BHTrans reconhece cobrança indevida em integração no BRT MOVE BH

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

Ônibus alimentador do sistema MOVE BRT BH. Gerenciadora reconhece que cobrança indevida em integração com quatro linhas.

MOVE BRT BH cobra integração de forma indevida
Falha foi reconhecida pela BHTrans após denúncia de passageiros
ADAMO BAZANI – CBN
A BHTrans, gerenciadora de trânsito e transportes de Belo Horizonte, reconheceu nesta terça-feira, dia 16 de setembro, que em quatro linhas do sistema de BRT MOVE BH a integração que deveria ser gratuita estava sendo cobrada de forma indevida.
A gestora só percebeu o problema depois de denúncia de passageiros.
A cobrança irregular ocorria na transferência de quatro linhas alimentadoras 406, 2034, 2035 e 3030 para linhas troncais no corredor.
A transferência deve ser gratuita desde seja feira em até 90 minutos. Passado este prazo, é cobrada do segundo ônibus tarifa completa de R$ 2,85.
Em nota, a BHTrans reconheceu o problema e disse que ele foi solucionado nesta segunda-feira, dia 15.
Ainda de acordo com a autarquia, quem se sentiu prejudicado e pagou a passagem de maneira indevida deve entrar em contato com a BHTrans pelo telefone 156 ou pelo site: http://www.bhtrans.pbh.gov.br.
É necessário informar o número do cartão BHBus, nome e RG.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Especial BRT Transcarioca

Hoje a tarde durante a caminhada por Madureira percorri até o BRT no Terminal de Madureira e de lá fiz os registros dos BRT's da Translitoral, Futuro e Santa Maria. Linhas do BRT Transcarioca: Alvorada - Galeão, Madureira - Alvorada, Avorada - Penha inaugurada hoje.