Ônibus de 40 metros de comprimento pode ser alternativa para sistemas de maior capacidade

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

ônibus
Ônibus-gigante ou trem de estrada é visto como alternativa de menor custo para transporte de maior capacidade.
Veículo elétrico híbrido possui velocidade máxima em torno de 50 quilômetros por hora. Testes foram apresentados nas Filipinas
ADAMO BAZANI
Se você acha que os ônibus biarticulados que servem cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, de 28 metros de comprimento são gigantes, então você precisa conhecer o Hybrid Road Train, chamado de trem da estrada e que foi apresentado nas Filipinas.
O veículo tem 40 metros de comprimento e pode transportar em torno de 300 passageiros por vez. São quatro articulações e cinco “carros”.
A velocidade é de 50 quilômetros por hora e o projeto foi desenvolvido pelo  DOST – Departament of Science e Technology’s das Filipinas.
O veículo foi apresentado oficialmente em junho de 2015 e são realizados testes. Na quinta-feira, 14 de janeiro de 2016, houve um princípio de incêndio, que assustou os passageiros no veículo, mas ninguém ficou ferido. O ônibus-trem é apresentado como alternativa aos altos custos da expansão do metrô de Manilla, com eficiência semelhante ao sistema de trilhos.
Os testes devem durar de dois a três anos para comprovação de segurança.
As autoridades estimam que o sistema com o ônibus gigante pode transportar 640 mil pessoas por dia, em corredores especiais.
ônibus
Mega-ônibus faz curva em testes
O veículo é elétrico-híbrido, possuindo um motor combustível que gera energia para o motor elétrico.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes