Pesquisadores de Manaus desenvolvem conceito de ônibus biarticiulado ou trem leve que flutua que pode ser alternativa de mobilidade urbana

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

Star D
Star – D “flutua” com gás hélio e é ligado a trilhos. Foto: Márcio Silva
É o Star-D, cujo custo de implantação seria semelhante ao do BRT, segundo responsáveis pelo projeto. Veículo seria capaz de transportar até 400 pessoas
ADAMO BAZANI
Após realizarem uma pesquisa em 2009 sobre economia em transportes de cargas, três engenheiros de Manaus desenvolveram um conceito de veículo que pode ser uma alternativa para mobilidade urbana. Trata-se do Star – D, uma espécie de trem leve ou de ônibus biarticulado, inspirado na tecnologia dos dirigíveis, que “flutua” através de gás hélio estando ligado a trilhos.
A movimentação se dá por turbinas.
O protótipo já foi desenvolvido em dimensões reduzidas e patenteado pelos engenheiros Olavo Tapajós, Antônio Leão e Luiz Cláudio Alencar, está sendo testado neste momento.
Segundo os responsáveis pelo projeto Star D, o custo de implantação seria entorno de US$ 20 a US$ 40 milhões por quilômetro.
O veículo poderia transportar até 400 pessoas. A capacidade do sistema e a velocidade comercial ainda precisam ser definidas. Os pesquisadores, no entanto, disseram ao repórter Oswaldo Neto, de A Crítica, que faltam de incentivos para estudos da nova alternativa.
Segundo eles, o Brasil possui uma fabricante de dirigíveis localizada em São Carlos, no interior de São Paulo, com 40 engenheiros da USP, o que tornaria mais fácil a implantação do Star-D.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes