Divulgadas regras para pessoas com deficiência obterem passe livre no transporte interestadual

O Ministério dos Transportes publicou no dia 04/12 as regras que as pessoas com deficiência deverão seguir para obter o passe livre em viagens interestaduais rodoviárias, aquaviárias e ferroviárias. De acordo com a Portaria n° 261, publicada no Diário Oficial da União, os beneficiários deverão apresentar comprovação de que têm renda familiar inferior a um salário mínimo por pessoa. O requerimento da carteira que dá direito ao passe livre deverá ser feito ao Ministério dos Transportes, que disponibilizou um modelo de formulário pela internet, no site www.transportes.gov.br. Os pedidos poderão ser feitos pelo correio, para a Caixa Postal 9.600, CEP 70.040-976, Brasília – Distrito Federal. Também podem se enviadas dúvidas e sugestões para esse endereço.
35114 . OB Os interessados no benefício deverão enviar a comprovação de renda, a cópia do documento de identidade e um atestado original assinado por dois profissionais da área de saúde, sendo ao menos um médico. A documentação incompleta não desclassifica o pedido, mas os requerentes terão prazo de 20 dias para enviar o que ficou faltando. Os beneficiários receberão uma carteira com validade de três anos, que deverá ser renovada com os mesmos documentos ao término do prazo.
As empresas serão obrigadas a reservar dois lugares para pessoas com deficiência e os beneficiários deverão ter preferência na compra até três horas antes do horário da partida. Eles devem se dirigir aos pontos de venda, também com essa antecedência, para obter a Autorização de Viagem de Passe Livre, sem a qual não poderão viajar mesmo com a carteira do benefício. A autorização terá duas vias e será o instrumento usado pelas agências reguladoras para fiscalizar o respeito ao benefício.
Pesquisa: Ônibus Paraibanos / Agência Brasil

Carroçarias de ônibus devem fechar 2012 com alta de 2,5%

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terça-feira, 4 de dezembro de 2012

A indústria fabricante de carrocerias de ônibus (urbanas, rodoviárias, micros, minis e intermunicipais) deve encerrar 2012 com produção de 36.915 unidades, um crescimento de 2,5% sobre o desempenho de 2011, que foi recorde. O resultado ficou acima das expectativas, já que era esperada uma queda de 18% a 20%. No segmento de carroçarias de ônibus, no qual o Brasil é o quarto maior produtor mundial, a indústria deve encerrar o ano com 31,8 mil unidades destinadas ao mercado interno e 5.115 para o externo, o que representa um número praticamente igual ao de 2011 no mercado doméstico e 20% maior nas exportações. Os dados são do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre), que não apresentou perspectivas para o segmento de carroçarias de ônibus em 2013.

Neobus estreia no segmento de ônibus rodoviários com o New Road N10


A Neobus  lançou nesta quinta-feira (dia 29) o seu primeiro ônibus rodoviário, o New Road – N10.  Ele será produzido na unidade industrial de Caxias do Sul (RS), devendo absorver mais 700 empregos diretos, segundo o presidente da empresa, Edson Tomiello.
O New Road N10 se destaca pela faixa lateral que termina na coluna traseira, trazendo dinamismo, modernidade e limpeza. O mesmo conceito se estende à traseira do veículo, cujo volume é marcado por duas linhas vincadas e uma inclinação superior que consolida a grande aerodinâmica do modelo, arrematada por um spoiler discretamente localizado na parte superior.
O desenho foi concebido aerodinamicamente para garantir maior fluidez. Desta maneira chegou-se ao menor Cx do segmento, traduzido em economia de combustível. O teto foi concebido com a função de embutir o ar condicionado e ainda fazer a drenagem de toda água do teto, através de um sistema de calhas duplas que direcionam o líquido para as extremidades do veiculo, evitando que escorra pelas laterais ainda eliminando o acúmulo sobre o teto.
O desenvolvimento deste produto teve como meta elevar o ônibus a um novo patamar tecnológico. Para isso, investiu se em pesquisa e desenvolvimento, parcerias internacionais e muita inovação, que trouxeram ao projeto um nível altamente tecnológico, sempre com foco na facilidade de operação, segurança e robustez dos sistemas. Isto estreitou ainda mais a distância entre um ônibus e um automóvel premium.
O ônibus vem equipado de série com um computador de bordo da carroceria, DVD, rádio, CD, MP3, TV digital, GPS, bluetooth com viva voz, entradas auxiliares para câmeras, e vem preparado com o sistema de gerenciamento de frota totalmente compatível com a carroceria.
O New Road N10 traz iluminação externa desenvolvida com tecnologia Led, seguindo a tendência dos automóveis premiuns, atendendo a todas normas nacionais e internacionais.
(EH)
Foto: Divulgação

Projeto que garante transporte de bicicleta em bagagem de ônibus interestadual pode ser votado


Fonte: Agência Senado
Foto: Thiago Martins de Souza

O projeto que garante o transporte de bicicletas desmontadas como bagagem emônibus interestaduais e internacionais poderá ser votado nesta quarta-feira (28), em reunião da Comissão de Infraestrutura (CI) prevista para ocorrer às 14h30. A intenção da proposta é diminuir os problemas enfrentados pelos ciclistas que precisam se deslocar em ônibus interestaduais e muitas vezes são impedidos de despachar suas bicicletas. No texto, o autor do PLS 113/2011, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), explica que, apesar de já ser permitido pelo decreto regulamentador do transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros o transporte de bicicletas desmontadas como bagagem despachada, na prática, cada empresa decide arbitrariamente se leva as bicicletas dos passageiros, e se elas estão sujeitas a cobrança de tarifas adicionais ou não.

Campo Grande ganha 25 novos ônibus confirma Consórcio Guaicurus


A Capital vai ganhar 25 novos ônibus, sendo que cinco são de modelos articulados com ar-condicionado. A frota será aumentada devido à assinatura da ordem de serviço que autoriza o Consórcio Guaicurus a iniciar a exploração do transporte coletivo na cidade, já dentro da nova formatação estabelecida na licitação concluída em outubro. O documento prevê que a frota seja aumentara de imediato.
A ordem de serviço foi assinada na ultima quarta-feira, 14 de novembro, às 14 horas, no Centro de Educação Ambiental (CEA) Polonês, que fica no Carandá Bosque. O contrato ainda diz que as empresas terão de comprar 60 novos ônibus no término do primeiro ano, além de repor os veículos que atingirem cinco anos de uso. Atualmente, Campo Grande possui 545 ônibus em circulação.
O diretor da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, Rudel Trindade, informou que o modelo de ônibus articulado que será colocado em circulação custa em torno de R$ 1 milhão. O veículo já está adequado para circular nos corredores de transporte coletivo previstos no Projeto de Mobilidade Urbana.
De acordo com a assessoria da prefeitura, o novo modelo de ônibus mede 2,30 metros de altura por 2,60 m de largura e tem a capacidade de transportar 120 passageiros, 92 sentados. Já o atual tem 2,10 m de altura por 2,50 m de largura e transporta até 90 passageiros.
O Consórcio Guaicurus, que vai explorar o serviço de transporte por 20 anos, com possibilidade de prorrogação por mais 10 anos, é composto pela Viação Cidade Morena (empresa líder), Viação São Francisco, Jaguar Transportes Urbanos e Viação Campo Grande. Essas empresas, atualmente, formam a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano, Assetur.
A assessoria ainda informou que o Consórcio vai pagar R$ 20 milhões para explorar o serviço, sendo 30% serão pagos na assinatura do contrato, 20% dentro de 60 dias e os 50% em 50 parcelas mensais.
O consórcio terá de investir R$ 800 milhões no setor, sendo R$ 40 milhões terão que ser injetados imediatamente. Dentre as exigências, estão a implantação do sistema de informações georreferenciadas, a padronização das estações de pré-embarque e a disponibilização de 600 ônibus, todos com acessibilidade e câmeras de monitoramento.
Fonte: Bruno Chaves - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Novos modelos de ônibus já entraram em circulação no município de Niterói


Por: Ciro Cavalcante 
Dez novos modelos contam com piso semi-baixo, ar-condicionado e equipamento de GPS. Cinquenta novos veículos deverão entrar em circulação no município a cada doze meses
Desde que entrou em vigor a nova concessão para operação do sistema de transporte público na cidade, em agosto deste ano, 10 novos veículos já entraram em circulação, conforme informações divulgadas pela Prefeitura de Niterói. O consórcio, que reúne as empresas TransNit e TransOceânico, tem como prazo estabelecido para colocar em circulação pelas ruas do município o quantitativo de 50 novos ônibus a cada doze meses, a partir do contrato firmado. 
Os novos modelos possuem piso semibaixo e ar-condicionado e o mesmo padrão externo de cores. Segundo a resolução, a entrada de passageiros será pela porta dianteira e saída pelas demais. Além disso, haverá mais investimento em segurança com a adoção de equipamentos de GPS, que será monitorado pelo Centro de Controle Operacional (CCO), e de câmeras de vídeo no interior e na parte frontal do veículo.
A partir deste contrato, a atuação dos consórcios será por área de operação e não mais por linhas, e assim as áreas da cidade não atendidas poderão ser beneficiadas com novos itinerários.
Para organizar, o consórcio também estabeleceu critérios para padrões de layout externo dos veículos, que já começaram a circular no município. Os ônibus da antiga frota que serão mantidos em circulação estão sendo repintados gradativamente com as novas cores, vermelho ou verde, conforme as áreas operadas pelos respectivos consórcios.
Área- Os ônibus de cor vermelha, do TransNit, abrangem as áreas da Ilha da Conceição, Barreto, Ponta D’Areia, Engenhoca, Santana, São Lourenço, Tenente Jardim, Fonseca, Fátima, Caramujo, Baldeador, Santa Bárbara e Pé Pequeno.
Já os de cor verde, do Consórcio Transoceânica, são responsáveis pelo transporte em São Francisco, Cachoeira, Viradouro, Ititioca, Largo da Batalha, Sapê, Badu, Matapaca, Maria Paula, Vila Progresso, Cantagalo, Maceió, Muriqui, Cafubá, Charitas, Jurujuba, Jardim Imbuí, Piratininga, Jacaré, Rio do Ouro, Serra Grande, Santo Antônio, Camboinhas, Maravista, Itaipu, Itacoatiara, Engenho do Mato, Várzea das Moças e Viçoso Jardim. Os ônibus terão interligação em Icaraí.
Foto: Júlio Silva

Rio terá a maior rede do sistema de ônibus rápidos do mundo

O Rio de Janeiro se prepara para ter, até os Jogos Olímpicos de 2016, o maior BRT do mundo.
A maior linha do sistema, a Transbrasil, deve transportar até 60 mil pessoas por hora num sentido e 900 mil num dia.
Com essa capacidade, ele perderia para poucas linhas de metrô no mundo. No Rio, o metrô transporta não mais que 30 mil/hora e 650 mil pessoas/dia.
Companhias de ônibus querem reverter crise com via rápida
O plano é que o Transbrasil cruze toda a avenida Brasil, a mais congestionada da cidade, transformando uma faixa exclusiva hoje existente num corredor de duas faixas, tirando uma dos carros.
No total, o plano é construir quatro linhas de BRT, somando 150 quilômetros, entre 2011 e 2016. A primeira, Transoeste, já está parcialmente operando e desperta curiosidade.
Na Etranspor 2012, mil pessoas pediram para conhecer o sistema. Em outras feiras, não eram mais que cem.
O Transoeste fez os passageiros ganharem 70 minutos por viagem -o percurso completo é feito em 50 minutos hoje. Outro destaque são as estações confortáveis e frescas, mesmo no calor carioca.
"Quebramos o paradigma. Agora não é só mais metrô e VLT. Mas não precisamos ficar numa briga de metrozistas e brtistas. O planejamento dirá onde cada um é mais adequado", diz Alexandre Sansão, secretário municipal de transportes do Rio.
O BRT é operacionalmente mais caro que o ônibus. O Transoeste, ainda incompleto, dá prejuízo mensal de R$ 3 milhões, com tarifa de R$ 2,85.
A expectativa de Lelis Teixeira, presidente da Fetranspor, entidade que reúne as empresas de ônibus do Rio, é reverter as perdas com o sistema completo.