Fonte: Transporte Mundial
Foto: Diego Félix
Uma novidade promete melhorar a qualidade do ar no Rio. O diesel produzido a partir da cana de açúcar será o combustível usado por parte da frota de ônibus que circulará no BRT Transcarioca. O biodiesel da cana promete reduzir em até 90% a emissão de gases causadores do efeito estufa, e é ainda menos poluente que o produzido a partir da soja, hoje muito utilizado no Brasil.
Inicialmente, seis veículos vão passar por testes em condições reais de operação. Eles rodarão pelo corredor que ligará o Aeroporto Internacional Tom Jobim à Barra da Tijuca.
Além da questão ambiental, o biocombustível da cana permite o abastecimento de veículos que utilizam o diesel convencional, sem necessidade de alteração no motor. O preço é visto como um empecilho, já que o litro não sai por menos de R$ 9,00. O produtor tem prometido que até 2016 o preço estará equiparado ao do diesel comum.
O biocombustível da cana é produzido na Usina Paraíso, no município de Brotas, em São Paulo, pela empresa americana Amyris. O investimento para os seis meses de experiência no Transcarioca é de R$ 2 milhões, resultado de uma parceria entre prefeitura, Fetranspor, Amyris e as distribuidoras Shell e Ipiranga.
A Transcarioca será inaugurada no dia 1 de junho, e contará com a presença da presidente Dilma Rousseff. O BRT começará a funcionar no dia 2 de junho da Barra até o Tanque. A linha expressa do Aeroporto à Barra, começa a operar no dia 4.
Fonte: BiodieselBR