Marcopolo vende Viale BRT para Guatemala e as vantagens dos ônibus no espaço urbano

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

ônibus articulado
Marcopolo Viale BRT. Empresa brasileira exporta mais ônibus para o sistema Transmetro, da Guatemala. Foto – Diego Vieira- Marcopolo
Marcopolo vende 10 Viale BRT para Guatemala
Veículos vão operar no Sistema Transmeto, que atende 3 milhões de pessoas por dia
ADAMO BAZANI – CBN
O sistema de corredores de ônibus da Guatemala, Transmetro, que atende diariamente mais de três milhões de pessoas vai contar com mais dez unidades do modelo Marcopolo Viale BRT articulado.
A encarroçadora brasileira já havia exportado outros 28 ônibus para o sistema.
O Viale BRT tem 18,97 metros de comprimento e é encarroçado sobre chassi Scania K310IA 6×2.
Os veículos serão entregues ainda no mês de maio para a Municipalidad da Guatemala, uma das operadoras de transporte local.
Em nota, a Marcopolo destaca as principais características do ônibus:
“Os conjuntos ópticos dianteiro e traseiro em LEDs garantem melhor iluminação e reforçam a identidade da marca, dispositivo de acendimento automático de luz diurna (Daytime Running Light), itinerário eletrônico e monitores internos para publicidade são outros itens das unidades fornecidas. O Viale BRT possui área para cadeirante e inova nos conceitos de ocupação de espaço e de ergonomia. A maior largura interna, associada à configuração das poltronas, facilita a circulação dos passageiros, tornando a viagem mais cômoda e confortável”.
O Transmetro foi a solução de mobilidade escolhida na Guatemala e, segundo autoridades locais e passageiros, tem registrado bons resultados. O sistema foi implantado em 2010. Os corredores de ônibus democratizam o espaço urbano ao dar prioridade aos coletivos que atendem mais pessoas ocupando mesmo áreas nas vias proporcionalmente. Este ônibus articulado de 18,97 metros tem capacidade para transportar 150 pessoas. Levando em consideração que na maioria das cidades do mundo, os carros andam com duas pessoas, seriam necessários 75 carros para transportar a mesma quantidade de passageiros do ônibus. Mas em vez dos 18,97 metros, os carros ocupariam 309 metros – cada carroocupando em média 4,12 metros.
Ocorre que os ganhos com o ônibus ainda são maiores, já que os carros levam os dois passageiros do início ao final da viagem na maior parte das vezes. Já os ônibus ao longo do trajeto realizam embarques e desembarques e, dependendo da linha, um articulado desse porte do ponto inicial ao ponto final pode transportar mais que as 150 pessoas, pela rotatividade de passageiros no percurso.
Várias pessoas, segundo o governo local, optaram por deixar o carro em casa pelos deslocamentos mais rápidos através do transporte público devido à prioridade aos ônibus.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes